Sead elabora cartilha com orientações de prevenção da Covid-19 para servidores

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), elaborou uma cartilha com uma série de orientações voltadas para reforçar a prevenção da Covid-19 durante as atividades presenciais nos órgãos da administração direta e indireta. O material, que detalha os cuidados necessários que devem ser tomados durante a jornada de trabalho presencial, será compartilhado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com todas as secretarias e órgãos estaduais.

“Essa cartilha tem como propósito auxiliar na orientação aos nossos servidores de como devem se comportar nos ambientes de trabalho a partir de agora. É importante que todos compreendam as medidas que temos que tomar, a fim de garantir a preservação da saúde e a segurança, tanto de si quanto dos colegas”, afirma a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.

De acordo com a terceira etapa do Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho Presencial do Poder Executivo Estadual, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 08 de agosto, a partir desta segunda-feira (17) voltam às repartições para o trabalho presencial os servidores com até 50 anos que estavam realizando suas funções em sistema de teletrabalho. O grupo de servidores na faixa etária entre 51 e 59 anos devem retornar aos seus postos de trabalho no dia 31 de agosto. Por outro lado, servidores com mais de 60 anos, que compõem o grupo de risco da Covid-19, além daqueles que possuem comorbidades, não devem retornar, permanecendo em teletrabalho.

Ainda segundo o Plano, os órgãos devem instalar cartazes informativos visíveis nos ambientes internos, com mensagens orientando o uso obrigatório e correto de máscaras, orientações de higienização das mãos, orientações de higienização de superfícies com álcool 70% (gel e líquido), descarte correto de resíduos, não compartilhamento de materiais de expediente e distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas.