Setembro Verde terá eventos virtuais para conscientizar sobre a doação de órgãos

A pandemia da Covid-19 despertou em muitos o sentimento de solidariedade e amor ao próximo. E esses sentimentos têm tudo a ver com o Setembro Verde, mês de conscientização da importância da doação de órgãos.

“Essa mobilização em torno da doação de órgãos é fundamental, tendo em vista que em nossa legislação a doação de órgãos para transplante só pode acontecer através da autorização familiar. É importante ressaltar que sem a plena participação da sociedade não existe transplante”, explica Rogéria Medeiros, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do RN. No Rio Grande do Norte 338 pessoas esperam por um transplante de córneas e 199 por um transplante renal.

Ela alerta para a queda registrada no número de doações de órgãos em 2020. “O Estado registrou no primeiro semestre deste ano, uma queda significativa no número de doadores efetivos por milhão de população (PMP), com 4,0 doadores pmp, muito abaixo da média nacional que está em 15,8 doadores pmp, deixando o RN em décimo oitavo lugar no Brasil, em doação de órgãos. Esse fato se deve principalmente ao aumento considerável da taxa de recusa familiar que era de 48% em 2019 e subiu para 74%”.

Diferente de anos anteriores, quando o tema foi discutido em palestras presenciais e lembrado em uma grande Caminhada pela Vida, desta vez a programação foi reformulada e, além de atrativa, será mais acessível, pois as palestras acontecerão de forma virtual, através das redes sociais. Assim vai ficar bem mais fácil entrar nesse debate tão importante.

Para a abertura e encerramento da Campanha, a Central Estadual de Transplantes do RN vai promover duas Lives no formato palestra, pelo YouTube, com o publicitário Alexandre Barroso, autor do livro “A Última Vez que Morri”, no qual conta sua história de luta pela vida, depois de três procedimentos de transplante.

No dia 1º de setembro, às 19 horas, em seu canal do Youtube, ele falará especialmente aos profissionais de saúde sobre o tema: Sua vida vale ouro. A palestra será de livre acesso e basta acessar o link https://forms.gle/Gic1Yi9BzCX4ztGb8 e preencher o formulário de inscrição.

E no dia 29 de setembro, na mesma plataforma, às 19 horas, todos estão convidados a participar da palestra “Um olhar cuidador: a humanização e a doação”. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição através do link https://forms.gle/WJL3ofuBDeULZrj98 e acessar o canal de Alexandre Barroso no Youtube.

Setembro Verde

A campanha nacional desenvolvida pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) recebe este nome por que no dia 27 de setembro se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, e o verde faz alusão à cor escolhida nacionalmente para representar a doação de órgãos. O setembro verde é uma campanha abrangente que objetiva chamar a atenção da sociedade para o tema doação de órgãos, sensibilizar e levar esclarecimento a respeito deste tema que envolve tantas dúvidas e tabus.