Fecomércio: Sistema Comércio leva capacitação e conhecimento para o maior evento digital de Turismo do País

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) esta participando do Abav Collab, uma versão digital de um dos maiores eventos do turismo brasileiro, que teve início no dia 27 de setembro e acontece até 2 de outubro, com ações presenciais e uma feira completamente virtual – que iniciou hoje, 30 de setembro. Realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), com patrocínio da CNC, o Abav Collab vai trazer para o ambiente digital a maior feira de turismo da América Latina, a tradicional Abav Expo, que chegaria a sua 48ª edição em 2020, mas, por conta da pandemia, foi adiada para o ano que vem.

Sistema Comércio no Abav Collab

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca a relação de longa data da Confederação com o evento. “O Abav Collab representa um marco no processo de retomada das atividades do turismo brasileiro. O evento reune os destinos e os diversos segmentos da cadeia produtiva e vai balizar a comercialização nesse período de recuperação do setor. A CNC reafirma a parceria histórica com a Abav, que já conta com o apoio da Confederação, nesta importante iniciativa, por dez anos consecutivos”, afirmou Tadros.

A CNC participar da feira virtual, juntamente com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), com o Sesc e com o Senac. “Nos juntamos às demais entidades do trade turístico com a mesma expectativa, de que já estamos próximos da recuperação. Parabéns à ABAV pela proposta criativa que congrega inteligência, qualidade e integração”, ressaltou Alexandre Sampaio, diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação e, também, presidente da FBHA.

Capacitação, cases e conhecimento no estande CNC–FBHA–Sesc–Senac

O estande CNC–FBHA–Sesc–Senac, localizado no Pavilhão Principal da Abav Collab, contará com workshops de capacitação do Senac; passeio pelos meios de hospedagem do Sesc; tour virtual nos hotéis-escola do Senac e vídeos das lives e podcasts da série Turismo em Movimento, do Cetur/CNC.

Tanto o Senac, quanto a CNC, desenvolveram vídeos para auxiliar as empresas na implementação dos protocolos da Covid-19. A série do Senac foca em Hotéis e Pousadas, com detalhamentos da sanitização de ambientes, dos quartos e o monitoramento das demais atividades. Já os vídeos da CNC trazem informações do protocolo geral e padrão para o turismo, que engloba agências, e segmentos como bares e restaurantes, meios de hospedagem e eventos e entretenimento.

O visitante poderá comprar publicações da Editora Senac, com 50% de desconto, além de baixar dezenas de publicações produzidas pelas entidades com foco no turismo, gastronomia, produtos e destinos turísticos. E técnicos do Sistema Comércio estarão disponíveis no Chat do Estande CNC–FBHA–Sesc–Senac para dúvidas e atendimentos.
Além do estande, o Sistema Comércio participará de palestras nos principais auditórios do evento (Abav e Collab), entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. Confira abaixo a programação do estande e das palestras nos auditórios Abav e Collab.

As inscrições para o Abav Collab são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.abavcollab.com.br, e para participar das atividades no estande CNC-FBHA-Sesc-Senac, basta entrar no Lobby do Abav Collab e clicar na logo da CNC.

PROGRAMAÇÃO ESTANDE CNC-FBHA-SESC-SENAC

Passeio pelos meios de hospedagem Sesc – O visitante será conduzido por um passeio que vai mostrar atrações entre os 39 meios de hospedagem do Sesc, presentes em 19 estados brasileiros e criados para ampliar o direito ao lazer e ao turismo entre os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e a população em geral. O Sesc Jornada mostrará a atuação do Sesc, com atividades em todo o Brasil, por meio de um vídeo inspirador.

Palestras no estande: (oferecimento da FBHA em parceria com a CNC)

• Museu do Amanhã – Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã.

• Marketing turístico durante a retomada – Ideias e sugestões para meios de hospedagem, com Cristiano Nogueira, diretor de Marketing da TurisRio/Setur-RJ.

• Startup Trustech/Menu for Tourist – Aplicações de tecnologias e startups no setor, com Melina Guelman, CEO do Menu for Tourist.

• Museu do Flamengo – Um novo equipamento para o Rio de Janeiro, com Lucio Macedo, professor de Gestão do Turismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Marcelo Lemos Fernandes, CEO do Museu do Flamengo.

• AquaRio – Equipamento focado no tripé Educação, Pesquisa e Conservação, com Marcelo Szpilman, diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio (AquaRio).

Workshops de capacitação Senac:

• 30/09 – 15h às 16h: Recomendações de segurança Covid-19 para guias de turismo – principais pontos de atenção na condução de grupos (100 vagas).

• 30/09 – 16h30 às 18h: (Re)descobrindo novos segmentos turísticos – identificar possibilidades de novos segmentos de atuação, utilizando ferramentas de planejamento (30 vagas).

• 1º/10 – 15h às 16h30: Design de Experiências Turísticas – exercício de criatividade no desenho de experiência turística diferenciada. Descubra como se reinventar, ser criativo e inovar no desenvolvimento de uma experiência turística (30 vagas).

• 02/10 – 15h às 16h30: Laboratório de Turismo e Hospitalidade (Labtur) – modelagem de ideias para produtos e serviços turísticos inovadores e que atendam às novas necessidades do setor (30 vagas).

PROGRAMAÇÃO CNC-FBHA-SESC-SENAC NOS AUDITÓRIOS ABAV E COLLAB

No Auditório Abav – Será exibido o vídeo da campanha A Favor do Brasil, coordenada pela CNC, mostrando as ações das entidades do Sistema Comércio em prol da população e do empresariado para ajudar na retomada da economia.

Dia 30/09, às 15h, no Auditório Abav – Live de lançamento do livro Roteiros Inovadores: programação de roteiros de Turismo Social, com Sérgio Rodriguez Abitia, presidente do Conselho para as Américas da Organização Internacional de Turismo Social (Isto). A publicação foi concebida pelo Sesc, em parceria com a Isto. O livro estará disponível para download no estande CNC-FBHA-Sesc-Senac.

Dia 1º/10, às 13h20, no Auditório Collab – A CNC e a FBHA promovem a palestra “Pós-Covid: Mudanças que vieram para ficar”, que vai falar da cultura e da gestão de atendimento e inovação, com Edmour Saiani, especialista em Gestão e Cultura de Atendimento e CEO do Ponto de Referência.

Dia 02/10, no Auditório Collab:

• 13h – Cadeia Produtiva do Turismo discute a importância dos profissionais para o desenvolvimento do setor, com Lenora Horn Schneider, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR).

• 13h30 – Turismo Doméstico trará a presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio SP, Mariana Aldrigui, debatendo tendências e impactos da pandemia da Covid-19 no turismo doméstico.

• 18h30 – Senac promove o Tutorial Gastronômico “Bomba de Cisne Branco” uma verdadeira explosão de sabores!, com José Paulo Da Rosa, diretor regional do Sesc/Senac Rio Grande do Sul.