G1: Espetáculo “Meu Seridó” inicia apresentações na internet nesta sexta-feira (16)

Peça foi gravada em estúdio e vai ser exibida no YouTube. Apresentações contam com anfitriões de seis cidades contempladas por projeto.

Espetáculo
Brunno Martins

O espetáculo “Meu Seridó”, em circulação desde o final de 2017, volta aos palcos, dessa vez em ambiente digital. As apresentações no YouTube têm início nesta sexta-feira (16) e seguem até o dia 25, sempre às 20h. A peça que narra a história do Seridó de forma poética e bem-humorada, valorizando os costumes e tradições típicos daquela região, foi pré-gravada em estúdio e contou com utilização de quatro câmeras.

“As quatro câmeras resultaram em mais de 12 horas de filmagens em inúmeros takes, até todo esse processo captado de forma fragmentada se unir e fluir numa coisa só, paradoxalmente preservando a condução natural de quando a peça é apresentada presencialmente, preservando a endorfina artística”, contou Carito Cavalcanti, que dirigiu a gravação do espetáculo.

César Ferrario, diretor do “Meu Seridó”, destaca que a transposição de um espetáculo teatral do palco para as plataformas virtuais oferece riscos, desafios, porém, novas possibilidades.

“A grande questão é manter as características da criação primeira que foi feita para o tablado, para a relação presencial, mantendo ao máximo possível essas características na captura da obra pelo audiovisual”, comentou.

“Entendendo que de alguma forma haverá uma depreciação, enquanto seu propósito original. Porém, entendendo que essa não é uma opção, mas uma circunstância colocada, o que nos cabe agora é aproveitar ao máximo possível os ganhos que essa nova situação pode oferecer. Pensar, por outro lado agora, o Meu Seridó poderá chegar em qualquer parte do mundo e que as pessoas poderão aproveitar a obra no aconchego das suas casas”, completou.

As apresentações em ambiente virtual acontecem como culminância do projeto “Sementes do Meu Seridó”, que desde setembro realiza uma série de atividades formativas e bate-papos com personalidades seridoenses através das redes sociais da Casa de Zoé.

Antes da cada apresentação haverá um bate-papo entre membros da Casa de Zoé e anfitriões das seis cidades contempladas: Acari (dia 16), Florânia (17), Parelhas (18), Umarizal (23), Currais Novos (24) e Carnaúba dos Dantas (25).

Programação

  • Acari – 16/10
  • Florânia – 17/10
  • Parelhas – 18/10
  • Umarizal – 23/10
  • Currais Novos – 24/10
  • Carnaúba dos Dantas – 25/10