Governo continua testagem sorológica para Covid-19 em servidores públicos do RN

Robson Araújo

O Governo do Rio Grande do Norte continua realizando gratuitamente a testagem sorológica nos servidores públicos estaduais até o dia 09 de novembro. A ação, conduzida pelas Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead), foi iniciada no mês de setembro, com expectativa de testar cerca de 16 mil funcionários. Em Natal, os servidores estão sendo testados na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, no horário entre 7h e 13h. No interior, os hospitais regionais são as unidades de coletas de referência.

Os exames sorológicos mostram se o paciente já teve contato com o coronavírus. A sorologia detecta anticorpos IgM e IGg ou IgA e IGg, produzidos na reação imunológica do organismo à infecção. A amostra é realizada pela coleta de sangue do paciente. É um teste realizado através de imunoensaio automatizado em metodologia de quimioluminescência.

Para ter acesso ao exame, o servidor estadual deverá estar assintomático há pelo menos 14 dias, além de não ter sido diagnosticado pela doença anteriormente em testes laboratoriais como o RT-PCR (swab nasal), testes rápidos ou a própria sorologia. Ou seja, poderão ter acesso ao teste quem já testou negativo para a doença antes, além de não manifestar sintomas no período da coleta. Além disso, é preciso ser servidor público estadual com matrícula ativa e fornecer número de CPF e cartão SUS.

O servidor ou a servidora que desejar fazer o exame deverá preencher o formulário disponível no seguinte link: http://abre.ai/testagemdeservidores. Neste formulário, terá que fornecer informações pessoais, que serão analisadas por especialistas médicos da Sesap, responsáveis por fornecer a solicitação médica com indicação da sorologia. Os servidores que serão testados no interior receberão por e-mail a solicitação médica com a marcação do agendamento do exame.

Àqueles que residem na Grande Natal, entretanto, caso prefiram, podem se dirigir diretamente até a Escola de Governo, entre 7h e 13h, para ser testado. Lá, pode chegar já com o formulário preenchido, para fins de celeridade no procedimento, como também preenchê-lo durante a triagem da testagem, com ajuda da equipe do posto de coleta.

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que trabalham nas unidades de saúde pertencentes à Sesap na região da Grande Natal devem procurar as suas unidades para fazer o teste.

Após realizar o exame sorológico, os servidores receberão por e-mail o resultado em até 20 dias úteis.

O Governo do Estado reforça a importância de todos os trabalhadores seguirem as recomendações das autoridades sanitárias e que estão preconizadas no Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho Presencial, como maneiras mais eficazes para se evitar a contaminação pelo novo coronavírus. As principais são fazer o uso adequado de máscaras, higienizar regularmente as mãos e manter o distanciamento social.

Acesse:

Formulário para testagem sorológica de servidores públicos do RN