Governo entrega Laboratório de Anatomia Patológica

Divulgação

A governadora Fátima Bezerra entregou nesta terça-feira, 06, a obra finalizada do Laboratório de Anatomia Patológica, localizada no bairro do Bom Pastor, em Natal. A unidade de saúde agilizará exames de diagnóstico para tratamento oncológico, com destaque para o câncer de colo de útero e de mama, ainda muito frequentes no Estado.

Os recursos do serviço, que havia sido entregue incompleto pela gestão anterior, foram viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, a partir do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão. O investimento total foi de R$ 5,6 milhões.

“É prioridade do nosso Governo melhorar cada vez mais a assistência à saúde da população. Agora vamos colocar essa unidade em funcionamento o quanto antes”, declarou a governadora na ocasião. Parte dos aparelhos do laboratório já foi adquirido e o restante aguarda processo de licitação.

A unidade de saúde foi projetada para ser um laboratório de controle de qualidade na área de anatomohistocitopatologia, ou seja, todos os procedimentos de leituras de lâminas realizados para o diagnóstico do câncer cérvico-uterino (incluindo o popular “Papanicolau”) ou de biópsias de colo, secreções e nódulos mamários, exigem este controle de qualidade para que se possa verificar periodicamente, por amostragem, se esses diagnósticos estão corretos e adequados.

“É um equipamento amplo, com capacidade e estrutura excelentes como nenhum outro no Nordeste. Vai contribuir no diagnóstico do câncer de forma que a doença seja diagnosticada no tempo certo para o início do tratamento”, comentou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia.

“Essa instalação foi inaugurada pela gestão anterior mas estava inacabada. Precisou de um esforço demandado pela SESAP e pelo Governo do Estado, através do Governo Cidadão, para ter essa obra física concluída e entregue à população”, afirmou Fernando Mineiro, secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do programa Governo Cidadão.

Foram instalados o piso epóxi hospitalar, louças e bancadas, e as instalações elétricas e hidrossanitárias foram finalizadas e testadas. “No mês que se combate o câncer de mama, a notícia de que a obra dessa unidade de saúde está finalizada é muito relevante, pois vai fortalecer a estrutura laboratorial do sus no Estado numa área crítica que é a da saúde da mulher e que precisa de uma atenção cada vez mais qualificada”, finaliza o secretário de saúde.

Participaram do evento os secretários estaduais Cipriano Maia (Sesap) e Fernando Mineiro (Gestão de Projetos, Metas e Articulação Institucional), além de Maura Vanessa Silva Sobreira, secretária adjunta da SESAP.