RN alcança 3ª posição nacional em ranking de transparência para Covid-19

Divulgação

Após seguidos aumentos de pontuação na avaliação de transparência de informações relacionadas à Covid-19 divulgada pela ONG Open Knowledge Brasil, o Rio Grande do Norte assumiu a terceira colocação no ranking, entre todos os Estados da Federação. No Nordeste, ficou em 2º lugar e 6 pontos acima do Governo Federal, que se posiciona como a 8ª maior nota de transparência Covid quando classificado junto aos Estados e ao Distrito Federal.

O trabalho de transparência do Governo é coordenado pela Controladoria Geral do Estado (Control-RN) com informações da Secretaria de Saúde e outros órgãos do Governo.
 
O mais recente boletim foi divulgado nesta sexta-feira (23) e mostrou a linha crescente do Estado potiguar com mais 11 pontos, agora com 96 dos 100 possíveis. O Rio Grande do Norte foi o terceiro estado que mais cresceu desde a última avaliação e, assim como nos últimos boletins divulgados, mantém o nível ALTO de transparência de informações.
 
“Na verdade este foi o segundo boletim divulgado este mês. No primeiro, no último dia 8, percebemos nossa nota e posição no ranking inalterados mesmo tendo atendido o critério de publicação da metodologia dos dados. Solicitamos a revisão da análise, a falha foi reconhecida e tivemos esse boletim atualizado com o excelente posicionamento do nosso Estado no ranking”, comemorou a gestora da Lei de Acesso à Informação da Control, Lenira Fonseca.
 
“A divulgação clara, completa e transparente das informações também colaboram para o combate à pandemia. São dados científicos que ajudam a tomarmos diretrizes e subsidiar a população dos cuidados a serem tomados”, destacou o controlador geral do Estado, Pedro Lopes.