Parque das Dunas completa 43 anos com programação cultural no domingo (22)

Assecon

No próximo dia 22 de novembro, o nosso Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” completará 43 anos de existência. Para celebrar, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – Idema preparou uma programação para comemorar o aniversário da primeira Unidade de Conservação criada no Rio Grande do Norte, em 1977.

Uma programação cultural no domingo (22) fará parte da agenda do Parque. O retorno dos projetos Bosque Encena, Som da Mata e uma nova fase do jogo Jornada no Bosque marcarão as celebrações, levando alegria, música, teatro, diversão e cores para o Bosque dos Namorados. Para um retorno das atividades culturais com segurança, serão tomadas medidas preventivas baseadas no protocolo de biossegurança, a exemplo do distanciamento social, uso obrigatório de máscara, utilização de álcool 70% e aferição de temperatura corporal.

Em razão da pandemia, o anfiteatro, que normalmente comporta 300 pessoas sentadas, será adaptado para receber um número de 154 visitantes no local. O espaço foi demarcado para orientar o distanciamento entre as pessoas, e os ingressos para os shows serão emitidos pela plataforma de eventos Sympla, através dos links https://is.gd/ZHYYSB e https://is.gd/rauHhi .

No próximo dia 22 de novembro, às 10h, o projeto Bosque Encena volta para alegrar as manhãs no Parque das Dunas. A atração será o espetáculo Estação dos Contos, do grupo potiguar Estação de Teatro, que apresentará um espetáculo de contação de histórias intercaladas com músicas e brincadeiras populares, contadas e cantadas pelas atrizes Ananda Krishna, Nara Kelly e Manu Azevedo.

A narrativa é construída através da mistura das histórias de tradição popular como “Brinquinho de Ouro”, “O Céu e as Estrelas” e “O Caso do Bolinho”, e canções originais, especialmente compostas para a montagem. Melodias do cancioneiro infantil também fazem parte do show, entre elas “Encontrei Nossa Senhora” e “Senhora D. Cândida”.

No período da tarde, depois de oito meses de recesso, o Som da Mata retorna nos finais de tarde de domingo, às 16h30, apresentando o grupo Fuxico de Feira que parte do forró tradicional, passeia pelo Frevo, Ciranda e Coco, e traz elementos de outras regiões como o Carimbó, a Lambada e o Choro, numa viagem que proporcionará muita animação ao público do Parque das Dunas. O grupo é formado por Fernandinho Régis na viola, violão e bandolim, Felipe Erick na flauta e sanfona, Abner Moabe na percussão, e Valério Felipe na percussão.

Simultaneamente à programação de teatro e música, o Game Jornada no Bosque passará a ter novas funcionalidades. Desenvolvido com o objetivo maior de mediar o encontro das pessoas com as outras espécies da natureza, o Jornada no Bosque aproxima o enredo ficcional criado para o mundo virtual, com as realidades do ambiente natural do Parque das Dunas. Nele, o espaço do próprio Parque é o cenário onde o jogo ocorre. Seus desafios colocam os usuários em movimento impulsionando que caminhem pelo Parque, e que ampliem a sua interatividade com a biodiversidade do local.

De acordo com a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, celebrar o aniversário do Parque com uma programação que valoriza a cultura e a biodiversidade potiguar, faz todo sentido no trabalho de conservação da natureza.

“No próximo domingo o parque completa 43 anos e apesar da situação de pandemia, é um momento que gostaríamos de celebrar, de festejar e mostrar o quanto o parque é importante para todos nós. Estamos em período de ajustes e de experimentar as várias opções de lazer e entretenimento que o parque oferece em situações normais. Apesar de o anfiteatro ser um espaço aberto, adotaremos os critérios de distanciamento, com as devidas marcações nos bancos, e esperamos efetivamente contar com a colaboração das pessoas no uso de máscaras para que todos possam aproveitar de maneira segura e responsável”, disse a gestora.

Mary Sorage acrescentou, ainda, que essa programação será um teste para a administração do Parque/Idema analisar a continuidade das apresentações nos demais fins de semana, uma vez que o Parque das Dunas segue com o controle do número de pessoas que circulam na área.

Os projetos Bosque Encena, Som da Mata e Jornada no Bosque acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão com o apoio de diversas instituições. Aproveite o domingo conosco e celebre o aniversário de 43 anos de existência do nosso querido Parque das Dunas!
 
Serviço:
Serviço: Parque das Dunas completa 43 anos com programação cultural
Local: Parque das Dunas (Av. Alexandrino de Alencar, s/nº – Tirol)
Dia: 22 de novembro (domingo)
Acesso ao Parque: R$ 1,00 (um real) – Os eventos são gratuitos
Produção Bosque Encena e Som da Mata: SADEPAULA Produções Criativas
Idealização e coordenação do Jornada no Bosque: Maurício Panella
 
– Link de inscrição para o Bosque Encena:
https://is.gd/ZHYYSB
– Link de inscrição para o Som da Mata:
https://is.gd/rauHhi