RN recebe capacitação nacional de polícia judiciária

Robson Araújo

O vice-governador Antenor Roberto participou da abertura da 8ª edição do Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias (PAPJ) na manhã desta segunda-feira (09), na Escola de Governo, no Centro Administrativo. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa do Ministério da Justiça, sediado pelo Governo do RN, por meio da Polícia Civil do RN, até a próxima sexta-feira (13).

Abordando o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a capacitação será destinada para 50 policiais civis do Rio Grande do Norte. Durante a semana serão mostrados estudos de casos e diferentes técnicas operacionais com palestras ministradas por delegados federais. A capacitação é nacional e tem como objetivo aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública.

Entre os assuntos discutidos estão a atuação integrada, enfrentamento ao crime institucionalizado, combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro. A abertura da etapa potiguar do evento contou com a presença do diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública do Ministério da Justiça, Marcos de Araújo.

Na abertura, Antenor Roberto enfatizou o empenho do Governo do Estado na área da Segurança Pública: “Escolhemos uma equipe qualificada e construímos a Política e do Plano Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte com consulta pública. Investimos na valorização das instituições e dos agentes de segurança pública com capacitações, equipamentos e novos concursos”.

A delegada-geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva, destacou que o curso foi uma de suas primeiras solicitações à Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Temos aqui vários delegados participando do evento que serão multiplicadores, o que fortalecerá nossa Polícia. Os conhecimentos aqui adquiridos serão bem utilizados no nosso Departamento de Combate à Corrupção com investigações mais qualificadas e eficientes”.

Também estiveram presentes o diretor do Itep-RN, Marcos Brandão,  os comandantes Cel. Alarico Azevedo (Polícia Militar), Cel. Luiz Monteiro Junior (Corpo de Bombeiros) e o diretor da Academia da Polícia Militar, Adson Kepler.