Câmara de Natal conclui apreciação das emendas da LOA 2021

Elpidio Júnior

Na tarde desta quinta-feira (23), os vereadores do Legislativo Municipal de Natal concluíram a apreciação das emendas do orçamento para o ano de 2021. No total, foram aprovadas 499 emendas entre consensuais e não consensuais, 23 rejeitadas e 09 retiradas de votação. O orçamento estimado para o município de Natal em 2021 é de R$ 3.158.585.600. A votação em segunda discussão acontecerá na sessão de amanhã, quinta-feira (24).

Entre as emendas aprovadas estão duas na área da saúde, que contemplam a construção e conclusão de obras importantes na cidade. Do vereador Preto Aquino (PSD) foi aprovada a que reserva recursos para construção do hospital municipal de Natal. Já do vereador Fernando Lucena (PT), a emenda que remaneja recursos na ordem de R$ 100 mil para a conclusão da Maternidade de Felipe Camarão, teve a origem dos recursos modificada e foi aprovada. 

De autoria do vereador Raniere Barbosa (Avante), foi aprovada a emenda que remaneja recursos da Secretaria de Cultura para outros segmentos, como o programa da Sopa Solidária e o fortalecimento do artesanato no município; o vereador César de Adão Eridan (PDT) teve aprovada a emenda que reserva orçamento para a cobertura da quadra de esportes da Redinha; já a vereadora Eleika Bezerra (PSL), garantiu a aprovação da emenda para a educação que garante investimentos para implementar a rede de leitores por meio de ambientação de espaços no município. 

“Foi uma Sessão muito tranquila. Sabíamos que tínhamos que analisar essas emendas. Havia algumas que restavam ser consensualizada e hoje foram. As mais de 20 emendas que foram rejeitadas, nós fizemos um acordo pra que as discussões fossem em tempo mais reduzido, para que pudesse haver condições de deliberarmos ainda hoje. Concluímos a votação felizes e com 531 emendas aprovadas, são proposições a favor de Natal, vários bairros irão receber pavimentação, praças, academias da terceira idade, servidores terão justas posições, enfim, saímos com a certeza de que cumprimos o papel do vereador”, concluiu a vice-presidente da Câmara, que presidiu a votação da LOA, vereadora Nina Souza (PDT).


O líder do Executivo na Casa, vereador Kleber Fernandes (PDT), ressaltou  importância do diálogo que favoreceu a consensualização do maior número de emendas possível. “Mesmo em virtude do grande número de emendas aprovadas pelos vereadores, foram mais de 500 proposições, nós conseguimos consensualizar uma grande maioria dessas emendas, o que representa um avanço considerável até porque essas emendas representam anseios, expectativas e proposições que os vereadores identificam através do dialogo com a comunidade, os bairros e a população natalense que apresenta suas reivindicações”, disse Kleber. 

Para a secretária adjunta de Orçamento e Finanças, Damares Bezerra, a votação ocorreu de forma democrática. “O executivo trabalhou de forma parceira, consensualizada com a Câmara, para o bem melhor da cidade de Natal. Foi uma votação democrática e que trará ótimos frutos para o nosso município”, ressaltou a secretária.