Uma política pública de recursos humanos que possibilite desenvolvimento, capacitação e valorização dos servidores do Rio Grande do Norte. Esse é o principal objetivo da Rede Estadual de Gestão de Pessoas (Regesp), que se reuniu nesta quarta-feira, 24, para debater projetos e ações na área de Recursos Humanos a serem desenvolvidos ao longo do ano.
Sob coordenação da Secretaria de Estado da Administração (Sead), o encontro realizado de forma virtual contou com a participação de cerca de 70 servidores ligados às unidades de gestão de RH dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do RN.
Para o subsecretário de Recursos Humanos da Sead, Ediran Teixeira, também presente na reunião, o intuito da Rede é somar esforços em prol de uma política pública consistente e alinhada com a valorização do trabalho humano e prestação de serviços públicos cada vez mais efetivos. “Precisamos fazer desse esforço uma política permanente pros recursos humanos do estado. Enquanto servidores públicos, temos que buscar atender de forma solidária e humanizada, com tratamento igualitário e atendimento direto a todos, mas sempre com responsabilidade, a fim de tornar o estado mais eficente”, afirmou.
À frente da reunião, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Sead apresentou uma série de atividades que estão em desenvolvimento pelo setor. Algumas dessas ações são: realização de um censo para os servidores, cujo intuito é traçar o perfil do funcionalismo com dados mais atualizados; trabalho em parceria com a Escola de Governo, no planejamento e oferta de uma nova turma de Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas para os servidores, além de outros cursos de capacitação; execução do Programa Desconto Potiguar, que visa conceder desconto na aquisição de bens e serviços aos servidores por meio de parcerias com empresas; elaboração de uma cartilha de boas-vindas àqueles recém-contratados pelo Executivo; produção de pesquisas e planejamento pelo Observatório de RH; proposição de um portal voltado para o servidor, entre outras atividades.
De acordo com Ilana von Sohsten, coordenadora da Cogep, o trabalho em equipe é fundamental para o êxito de todos esses projetos. “Nosso trabalho é colocar todo esse planejamento em prática. Para isso, temos que cooperar uns com os outros, trabalhar em parceria. Ninguém faz nada só e eu acredito que a contribuição da Regesp vai ser fundamental para a implantação dessa política estadual de recursos humanos”, considerou.
O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) também foi outra pauta abordada na reunião. Trata-se de uma plataforma que oportuniza uma melhor gestão dos dados de pessoal, com controle da vida funcional e de qualificação dos servidores, controle de sua frequência e emissão de declarações de forma mais automatizada, minimizando a quantidade de erros e dando maior celeridade ao atendimento de necessidade dos servidores.
Os gestores adiantaram que a plataforma, já em prática na Sead, está sendo implantada de forma gradual nos demais órgãos e entidades do Governo e a expectativa é que todos passem a usufruir de todas as suas ferramentas. “O sistema é muito fácil de utilizar e traz uma grande eficiência pra área de RH, uma vez que propõe melhoria no fluxo de processos, mantém o estado mais coeso e beneficia a administração de pessoal. É intenção do Governo do Estado alinhar todos, através do Suap, na política de recursos humanos que está sendo contruída”, afirmou Ediran Teixeira.
As explanações apresentadas foram consideradas bastante positivas pelos servidores que participaram do encontro. “Agradeço a oportunidade de participar desse momento, onde foram apresentados os tópicos relevantes para uma construção de políticas públicas dentro do segmento de RH. Percebo que cada servidor um tem uma particularidade e realidade em sua instituição, mas se declinarmos um pouco de nossa experiência, com certeza faremos a diferença”, pontuou a subgerente de Pessoas da AGN, Suzana Sousa.
Sobre a Regesp
O Governo do RN criou a Rede Estadual de Gestão de Pessoas por meio do decreto nº 29.590/2020. O objetivo principal da iniciativa é integrar as unidades de gestão de recursos humanos dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do RN para a elaboração e implementação da política estadual de gestão de pessoas.
A Redesp é composta por um representante titular, sendo este o servidor responsável pelo setor de RH, e também um suplente de cada órgão e entidade do Executivo Estadual. As atividades exercidas pelos integrantes no âmbito da Rede não serão remuneradas, todavia consideradas como relevante prestação de serviço público.
Além de contribuir para a execução da política de gestão de pessoas do Governo do RN, outras competências da Regesp são: auxiliar a construção dos planos, programas e projetos de desenvolvimento de pessoal do Poder Executivo Estadual; promover capacitação de servidores lotados nos RHs; apoiar o desenvolvimento tecnológico visando aperfeiçoar a gestão de pessoas e também a realização do censo dos servidores públicos estaduais; e realizar a atualização cadastral periódica da situação funcional dos servidores públicos do Rio Grande do Norte.