Vacinas em uso contra covid são de aplicação intramuscular
Uma das principais queixas de quem toma as vacinas contra a covid-19 tem sido a dor no local da injeção. Este tipo de reação é, de fato, o que mais aparece nos estudos clínicos de todos os imunizantes — e a boa notícia é que não representam risco à saúde.
O clínico geral Érico de Oliveira, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, explica que injeções intramusculares, como as usadas para as vacinas disponíveis hoje, podem causar a dor local tanto pela agulha como pela substância.
A agulha usada, afirma o médico, precisa atingir o músculo, o que requer que tenha um calibre um pouco mais grosso.
Os componentes de algumas vacinas podem estar associados também à inflamação, segundo o clínico geral.
“E tem a ver certamente com a substância que foi injetada lá também, que gera uma resposta de inflamação depois. […] Algumas vacinas dão mais reação do que outras — e tudo bem.”
- Por que podem acontecer reações adversas após a vacinação? Segundo o infectologista Munir Ayub, as vacinas são produzidas para estimular a produção de anticorpos imunizantes. Esse processo pode resultar em reações, dependendo de cada organismo. “As vacinas são produzidas para estimular a resposta imunológica com a produção de anticorpos imunizantes. Quando a vacina entra em contato com um agente etiológico, ou seja, vírus ou bactéria causadora da doença, a pessoa estará protegida. Essa produção é responsável pelas variáveis entre as pessoas. Existem indivíduos que são mais reatogênicos, ou seja, têm mais possibilidade de ter reações’, afirmações
Fonte : R7