A primeira etapa do curso Formação Continuada em Educação Ambiental, no âmbito do Programa Escolas Sustentáveis e seu Entorno foi finalizada nesta terça-feira (29), de forma virtual no canal do YouTube Idema Socioambiental, com a participação de 3.103 pessoas, entre professores, gestores escolares, representantes de Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, de 76 municípios potiguares. A formação foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA).
O curso teve como objetivo geral fomentar uma visão crítica de forma a estimular discussões e atividades que promovam a reflexão sobre os princípios e fundamentos da prática em Educação Ambiental, na construção de municípios e escolas sustentáveis no Estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com a professora e pesquisadora-bolsista da SPEA, Laudecy Ferreira, com essa ação o Idema está contribuindo para o cumprimento das diretrizes previstas nas Políticas Públicas de Meio Ambiente e de Educação, referentes aos processos formativos e informativos continuados, com foco na participação e engajamento civil na promoção da sustentabilidade socioambiental, econômica e cultural. “Reunimos gestores dos polos educacionais, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em rodas de conversas para apresentar ações, projetos e atividades que podem ser adotadas nas comunidades escolares e seu enterno”, afirmou.
O encerramento teve a participação das professoras Simone Portugal (Mestra em Educação pela Universidade de Brasília), Vívian Battaini (da Universidade do Estado do Amazonas (UEA. Doutora e Mestra em Ciências. Graduada em Ciências Biológicas – (Unesp – Rio Claro) e Amanda Silva (Graduanda em Biologia do Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA).
Também participaram como convidados os professores Reginaldo Nunes Dias (ambientalista e Relator do Comitê Municipal de Educação Ambiental do município de Canguaretama), Fabrícia Negreiros Marinho (Biomédica, Poetisa e ativista ambiental do município de Rodolfo Fernandes) e o José Anacleto da Silva (Professor, ambientalista e Poeta do município de Serrinha dos Pintos).
Segundo a subcoordenadora da SPEA, Iracy Wanderley, os municípios potiguares receberão ciclos de formação em Educação Ambiental, com conteúdos que visam apoiar a implantação de projetos de intervenção em escolas da educação básica. “Nossa intenção é a criação de espaços educadores sustentáveis, junto ao público prioritário: professores, alunos, gestores, funcionários e representantes da comunidade do entorno”, destacou a representante do Idema.
Programa Escolas Sustentáveis
As ações de Escolas Sustentáveis são atividades que já existem em várias escolas e universidades do Brasil, a exemplo de escolas estaduais do Paraná (2013), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019) e Escolas Sustentáveis de Mato Grosso (2019), dentre outras e fazem parte da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). De acordo com os estudiosos do campo da Educação Ambiental, a Escola sustentável é aquela que mantêm relação equilibrada com o meio ambiente, em uma transição para a sustentabilidade na perspectiva do tripé de dimensões inter-relacionadas: Espaço físico, gestão e currículo, de modo a minimizar as ações de impactos ambientais, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações