Fecomércio RN lidera debates sobre medidas de enfrentamento à Covid que impactam classe produtiva
A semana foi marcada pelos debates sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19. Na segunda-feira, dia 24, os presidentes da Fecomércio RN e da CDL Natal, Marcelo Queiroz e José Lucena, se reuniram com representantes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e das Associações de Lojistas do Natal Shopping, Midway Mall e Partage Norte Shopping Natal. Na pauta, os impactos negativos da cobrança do “Passaporte de Vacinação” para os shoppings centers, publicado em decreto estadual na semana anterior.
O tema foi levado para uma reunião, no mesmo dia, com o secretário Chefe do Gabinete Civil do Governo do RN, Raimundo Alves. O Governo se comprometeu a, dentro de duas semanas, analisar o cenário e verificar a possibilidade de alteração nas medidas já publicadas. Caso não seja possível a extinção da exigência do Passaporte, sua cobrança restrita às Praças de Alimentação foi uma possibilidade apresentada pela classe produtiva.
Já na terça, dia 25, a Fecomércio RN recebeu na sede da Federação empresários do setor de turismo, eventos, bares e restaurantes para debater sobre um novo decreto municipal que que suspendia eventos de massa. Após deliberações, os presentes se dirigiram à Prefeitura do Natal para reunião com o prefeito Álvaro Dias.
A Federação e os empresários pleitearam ajustes no Decreto e a Prefeitura firmou compromisso com a categoria. No dia seguinte, publicou novo decreto liberando os eventos privados e revendo os protocolos. Quinta-feira, dia 27, novas decisões judiciais reforçaram a necessidade de apresentação e comprovação do esquema vacinal (decretada pelo Governo do Estado).