Jogador Edson Fernando cita ‘decepção enorme’ por não ter autorização para entrar na Polônia na madrugada deste domingo (27). ”Quase quatro dias sem sequer tirar o tênis do pé, sem tomar banho’.

Jogador de futebol Edson Fernando ainda não conseguiu deixar a Ucrânia — Foto: Reprodução
O jogador de futebol Edson Fernando, de 23 anos, ainda não conseguiu autorização para entrar na Polônia. O sábado (26) foi mais um dia de tentativas de sair da Ucrânia por causa da guerra, mas no fim houve uma “decepção enorme”, conforme relatou o atleta potiguar em uma rede social.
Edson deixou a cidade de Lviv, no Oeste da Ucrânia, ao lado do companheiro de equipe, Talles Brener, e Jéssika Ariani, namorada de Talles. Os três buscam juntos uma solução para chegar à Polônia e retornar ao Brasil o quanto antes.
“Só nós sabemos o que estamos passando esses dias aqui, cada humilhação, desaforo, nãos que a gente vem tomando uma hora vamos ser honrados. Tô com muito orgulho da nossa força e coragem pra enfrentar isso tudo”, publicou Edson em foto com os amigos, às 5h20 deste domingo (27) – horário da Ucrânia.
“A cada oportunidade que temos de sair vibramos iguais crianças, mesmo sabendo que não temos certezas. Tenho fé que nossa hora vai chegar e vamos estar sorrindo com nossos familiares e amigos”, completou.
O jogador do Rukh Lviv afirmou ainda que o grupo está há quatro dias “sem sequer tirar o tênis do pé”. “Dá pra imaginar isso? Sim, quase quatro dias sem tomar banho, sem dormir em uma cama, apenas cochilos em alguma cadeira”.
A alimentação também não tem sido fácil.
“Somente hoje (sábado) comemos algo mais constante que foi um peito de frango, outros dias era só chips de batata e biscoito recheado. A ignorância aqui na fronteira é muito grande, vocês não têm noção, tudo é motivo pra gritar com estrangeiros”.
No desabafo, Edson fez questão de agradecer o “apoio de familiares, todos amigos, aos consulados de outros países que estão nos procurando pra ajudar e a todas as pessoas do mundo que está tentando ajudar a gente”.

Em rede social, Edson Fernando fez novo desabafo sobre situação na fronteira com a Polônia — Foto: Reprodução
Por volta de 9h30 (horário de Brasília), em contato com amigos no Brasil, Edson disse que seguia na fronteira com a Polônia, sem previsão para sair da Ucrânia.

Brasileiro que tenta sair da Ucrânia relata dificuldade para entrar na Polônia
Drama
Edson Fernando deixou a cidade de Lviv com um grupo de colegas atletas em busca de refúgio na Polônia. Eles fizeram parte do percurso a pé, mas quando chegaram na fronteira da Polônia não conseguiram entrar.
“Falaram que só iam entrar crianças e mulheres; ai começou um tumulto. Tivemos que sair da fila, não tínhamos o que fazer”, disse.