Russos fazem motim e se negam a atacar cidade da Ucrânia, dizem ex-diplomata ucraniano e deputado de Moscou

Russos fazem motim e se negam a atacar cidade da Ucrânia, dizem ex-diplomata ucraniano e deputado de Moscou

img

Navio russo na guerra contra a Ucrânia Foto: Reprodução

-A A A+Fuzileiros navais russos “se amotinaram” e se recusaram a atacar uma cidade ucraniana, dando meia volta e se dirigindo à Rússia.

Uma frota de navios de guerra estava prestes a desembarcar na cidade portuária ucraniana de Odessa e começar a bombardear quando pára-quedistas russos freneticamente comunicaram por rádio seus inimigos ucranianos, pedindo permissão para sair depois de ignorar as ordens dos seus superiores.

“Na noite passada (28/2), um grande grupo de navios de guerra russos estava prestes a desembarcar nas praias de Odessa. Eles se aproximaram da costa. A Rússia estava prestes a bombardear a praia. A Ucrânia estava prestes a atirar de volta quando eles de repente se retiraram. Relatos de que fuzileiros navais da Crimeia se recusaram a atacar Odessa”, escreveu no Twitter o diplomata ucraniano aposentado Olexander Scherba.

As tropas russas amotinadas eram fuzileiros navais da 810ª Brigada, de acordo com o político de oposição russo Ilya Ponomarev, o único membro da Duma (Câmara Baixa do Parlamento) da Rússia a votar contra a anexação da Crimeia em 2014 pelas forças russas.

“A Força Aérea ucraniana e outros defensores de Odessa estavam se preparando para uma luta decisiva contra o oponente, mas no último momento os russos entraram em contato e pediram para lhes dar a oportunidade de deixar o golfo. De acordo com nossos dados, houve uma verdadeira rebelião em navios russo. Homens russos se recusaram a seguir a ordem e invadir a costa da cidade eslava de língua russa”, escreveu Ponomarev no Facebook.

Falando diretamente às forças armadas de seu país, ele acrescentou:

“Soldados russos, sigam o exemplo de seus camaradas!”

Fonte: Globo

Rolar para cima