Agricultura familiar marca presença em evento de turismo no Centro de Convenções de Natal

8ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN – ocorre nesta sexta-feira e sábado (22 e 23), com entrada e estacionamento gratuitos

Mel, castanha, queijos, doces, geleias, molhos de pimenta, cachaça e café – e outros produtos oriundos da agricultura familiar – serão comercializados na 8ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira e sábado (22 e 23), no Centro de Convenções de Natal (RN), na Via Costeira. O evento ocorre após a realização da 13º edição do Fórum de Turismo do RN, que mobilizou o trade turístico nesta quinta-feira (21) em torno de palestras e debates sobre a indústria do turismo no estado. Com a presença confirmada de aproximadamente 50 municípios, a feira abre ao público às 14h e tem entrada e estacionamento gratuitos.

A FEMPTUR conta com apoio do Governo do Estado e expõe o que há de melhor em termos de belezas naturais, passeios, viagens, artesanato, cultura, fotografia, gastronomia, agricultura familiar e negócios,  reunindo e evidenciando cada segmento em um espaço amplo, representados em exposições e comercialização. O estande da agricultura familiar, mobilizado via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), está sob a coordenação da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), e funcionará como um recorte do Mercado da Agricultura Familiar, situado no bairro de Lagoa Nova, em Natal, no prédio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES).

O secretário Alexandre Lima destaca a importância da presença do segmento, responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos saudáveis que chegam à mesa da população brasileira, nesta feira voltada ao desenvolvimento do turismo potiguar. “Através das políticas públicas implementadas para fortalecer a agricultura familiar, o Governo do Estado tem contribuído consideravelmente para ampliar a oferta de alimentos saudáveis no Rio Grande do Norte, com base na agroecologia. Considero que participar de um evento deste porte é uma forma de estreitar cada vez mais o elo entre a vida no campo e a cidade”, declarou.

Representante da UNICAFES, Ruberlânio Franco afirma que esta é uma excelente oportunidade de mostrar o valor da agricultura familiar ao setor turístico (hotéis, agências, guias turísticos, bares e restaurantes), além dos turistas e os visitantes em geral. “Devido ao formato do evento, estamos participando com produtos beneficiados, que mostram a nossa riqueza e a diversidade da produção potiguar”, disse. Participam agricultores e agricultoras familiares representados (as) por cooperativas de Apodi, Umarizal, Angicos e Ceará- mirim.

Compõe a Feira um pavilhão com exposição e venda do mais genuíno artesanato potiguar, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS). E ainda um estande específico do artesanato de Timbaúba dos Batistas, com bordadeiras e riscadeiras produzindo peças em vários estilos de bordados. A Feira dos Municípios conta com financiamento do Governo do RN por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria Estadual do Turismo (Setur). O investimento de R$ 68 mil serviu à montagem de estandes da Secretaria, em estilo lounge; da agricultura familiar; e do artesanato potiguar.

Gastronomia e Cultura – O público terá ao seu dispor uma grande área para degustação da gastronomia potiguar, além de palco para apresentações culturais. Os municípios de Goianinha, Senador Avelino, Lajes, Touros, Sítio Novo, Ceará-Mirim, Pedro Velho, Carnaúba dos Dantas, Serra Caiada e Timbaúba dos Batistas, estarão com seus grupos folclóricos; e mais duas orquestras de amplo reconhecimento no cenário musical: Orquestra Sanfônica de São Miguel do Gostoso e a Filarmônica de Macau se apresentarão no evento.

A 8ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN e o 13º Fórum de Turismo do RN, realizados pela Argus Eventos, dos sócios Antônio Roberto e Gustavo Porpino, têm apoio da Emprotur, Prefeitura de Natal, Sebrae, Sistema Fecomércio-RN, Banco do Nordeste, Serhs Natal Grand Hotel e ABIH-RN.

SERVIÇO:

8ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN

Data: 23 e 23 de julho de 2022 (sexta-feira e sábado)

Hora: 14h às 22h

Local: Centro de Convenções de Natal (CCN)– Via Costeira. Natal (RN).

Entrada e estacionamento: gratuitos