Idema participa do Workshop de Programas Socioambientais, da Engie Brasil

O evento acontece durante toda a quarta-feira (20), no Imirá Plaza Hotel & Convention, na Via Costeira.

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema participam, nesta quarta-feira (20), do Workshop de Programas Socioambientais do Conjunto Eólico Santo Agostinho, da empresa Engie Brasil. O evento acontece durante todo o dia, no Imirá Plaza Hotel & Convention, na Via Costeira. A Engie atua na geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas.

O Conjunto Eólico Santo Agostinho fica localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, a 120 km de Natal. A nova unidade amplia o portfólio da Companhia em energias renováveis e aumenta a oferta no Mercado Livre de Energia. O Conjunto Eólico Santo Agostinho tem investimento da ordem de R$ 2,2 bilhões e deve gerar cerca de mil empregos na região, com a entrada em operação comercial prevista para ocorrer até março de 2023.

O foco do evento, que acontece durante todo o dia, é apresentar uma série de iniciativas desenvolvidas pela empresa com foco na conservação dos recursos naturais, comunicação, programas de recuperação de áreas, benefício das comunidades no entorno dos empreendimentos e serviços e na minimização de impactos negativos sobre o meio ambiente.

A abertura aconteceu às 9h, com falas dos representantes da Engie, Giuliano Pasquali, João Wendel e Thiago Gonçalves, e, também, do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, que ressaltou a importância de iniciativas de educação ambiental junto ao desenvolvimento econômico e sustentável dos empreendimentos. Após esse momento, iniciaram as apresentações sobre o Programa de Gestão Ambiental e de Monitoramento dos Riscos Ambientais; Programa de Resgate, Manejo e Monitoramento de Fauna; Programa de Resgate de Flora, Programa de Educação Ambiental, Programa de Monitoramento de Ruídos, Programa de Monitoramento dos Sistemas de Drenagem e Recursos Hídricos, entre outros.

No período da tarde, acontecerão apresentações sobre o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas; Programa de Controle de Processos Erosivos, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos; Programa de Comunicação Social; Plano de Ocupação e Projetos Sociais, e, por fim, o encerramento do evento com a palavra de autoridades locais e nacionais sobre a temática energética.

“É um compromisso essencial das empresas atenderem à legislação ambiental, para que os empreendimentos, desde antes da fase de implantação até a operação sejam submetidos a análises bastante criteriosas e responsáveis, quanto aos impactos causados sobre o meio ambiente e às pessoas. Esse é um momento importante para estimular o debate, o conhecimento às novas possibilidades e o compartilhamento das temáticas socioambientais”, disse o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

O Idema é representado no evento pelos membros das equipes de Educação Ambiental, Núcleo de Energias, os setores de Fauna e Flora, Cadastro Ambiental Rural, Secretaria Executiva, Gabinete e Assessoria Técnica.