Estudantes do Neves representam Rio Grande do Norte na etapa nacional da 35ª Jornada de Foguetes

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, eles agora concorrem com 197 competidores pelo título nacional em Barra do Piraí/RJ

 

Os competidores Cauã Rodrigues Florentin (16), Marco Antônio Leal Oliveira de Paiva (15) e Pedro de Carvalho Terra (16) foram os estudantes do Ensino Médio com melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022 do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, ficando com ouro, prata e bronze, respectivamente, e representarão a escola e o Rio Grande do Norte em uma das etapas nacionais da Jornada de Foguetes.

 

A preparação tem sido intensa e começou em maio deste ano, a partir da iniciativa dos próprios estudantes. Em agosto, foi iniciada a orientação do professor Antenor Araújo, responsável por acompanhá-los na competição. “No começo foi um desafio porque tínhamos que nos organizar com os horários da escola, trazer materiais, estudar por conta própria e elaborar da melhor forma o foguete. Então estudamos o regulamento e fizemos nosso melhor”, explica Pedro.

 

O professor orientador explica que agora o momento é de aprofundar os conteúdos sobre Física. “Para os alunos, é uma forma de visualizar como funcionam conceitos que são utilizados até mesmo pela Nasa. Toda essa experiência eles podem aplicar em seus currículos, abrindo muitas portas”, pontua Antenor Araújo

 

A Jornada faz parte da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que acontece durante o ano nas escolas, e é pré-requisito para a participação na competição no Rio de Janeiro. Em 2022, o evento reúne as equipes do Ensino Médio que lançaram o mais distante possível seus foguetes em suas respectivas escolas.

 

“O que me motiva é testar meu conhecimento, já que é uma forma de estudar antes e também ter acesso às universidades, e claro, melhorar meu currículo. Sempre fui interessado pelas áreas de Astronomia e de Ciência no geral, então acompanhava documentários, lia sobre, mas essa foi a primeira vez que me empolguei em participar para valer”, conta Cauã, ouro na OBA 2022.

 

Para a escolha da equipe, foi necessário o envio de um vídeo que constasse o lançamento dos foguetes no tempo certo e dentro das especificações da comissão nacional, a qual validou os resultados e fez o convite à equipe.

 

Nesta fase, participarão 200 competidores que mostrarão os resultados dos estudos sobre aerodinâmica e produção dos protótipos dos foguetes de garrafa PET, que funcionem com combustível líquido à base de vinagre e bicarbonato de sódio, além de tentarem o maior alcance nos lançamentos dos foguetes para garantir o troféu.

 

A competição está prevista para acontecer entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Barra do Piraí/RJ, e os garotos estão ansiosos para mostrar todo o esforço e preparação para a Jornada. “Estou bem animado porque nunca tive a oportunidade de fazer algo fora do Estado, e essa é uma chance de conhecer novas pessoas, aprender com elas e voltar com uma bagagem de conhecimento que ultrapassa o que a gente aprende na escola”, conclui Marco Antônio.