Pavilhão do Empreleite está aberto a visitações na Festa do Boi

Pequenos e médios produtores expõem as inovações que estão colocando em prática com o Núcleo de Produtores de Leite – Empreleite

Foi aberto nesse domingo (09) o Pavilhão do Empreleite na 60ª Festa do Boi, onde 10 produtores de leite expõem seus animais e o trabalho que desenvolvem como integrantes do Núcleo de Produtores de Leite – Empreleite. A iniciativa faz parte do Programa Empreender, desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), executado pela Associação Comercial do RN com o apoio do Sebrae.

Esta é a primeira vez que os produtores, que vêm se reunindo há cinco meses, têm a oportunidade de expor seu trabalho como Núcleo Setorial do Programa Empreender. E a estreia acontece justamente na Festa do Boi, onde além de apresentar os diferenciais do Empreleite, ainda podem fazer contatos com outros produtores.

Jairo Rodrigues de Oliveira, 43, é produtor de Taipu e integrante do Núcleo. Criador desde 2017, se inspirou no pai. Ele conta que as três cabeças de gado do pai serviam para alimentar a família com o leite que produziam. Hoje, com 69 cabeças, Jairo trabalha com melhoramento genético do rebanho e vê no Empreleite a possibilidade de incremento dos negócios.

“Essa é uma experiência nova, temos aprendido a cada dia: saímos com ideias melhores, com a mente mais ampla, a gente sai rico com esse projeto. E a ideia é essa: unir – quatro letras que significam muito. Nossa intenção é, através do beneficiamento do leite, incrementar a produção com coalhada, queijo, doce etc. Produzir leite, beneficiar e comercializar pra gente mesmo”, planeja Jairo.

Presente do evento de abertura do pavilhão do Empreleite, o presidente da Associação Comercial do RN, Schiavo Álvares, destacou o ineditismo do Núcleo. “O programa Empreender é destinado a micro e pequenas empresas de comércio e serviço, e o Empreleite é o primeiro que entra como sendo do agro. Então, é muito importante ajudar a desenvolver um segmento que a gente sabe que no Estado não tem uma abrangência muito grande, e cabe a gente contribuir com o conhecimento e capacidade técnica para que possam se desenvolver.

Itamar Manso Maciel Jr., presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e precursor do Programa Empreender no RN, reforça a importância de pequenos produtores se unirem. “O grande não precisa de um suporte como esse, porque já tem envergadura. Então o lema “Unir para crescer” faz com que empodere os pequenos, buscando o mesmo foco, que é incrementar a produção. Sozinho, o produtor não tem condições de capacitar gestão, muito menos os colaboradores, e o programa tem esse objetivo: estimular para que analisem os problemas que têm em comum e encontrem as soluções”, pondera.

Dos 10 integrantes do núcleo, quatro vão participar da exposição na Festa do Boi, que são as fazendas Caju, Melodia, Jacobina e Sertão Cabugi. “Os resultados do Núcleo do Empreleite já são bastante robustos, tendo em vista a união, o comprometimento e o desejo de inovação de cada produtor. A expectativa é que após a Festa do Boi possamos ter mais produtores participando do projeto e fazendo a diferença no agronoegócio”, aponta Rivânia Oliveira, coordenadora do Programa Empreender no RN.

Pavilhão Empreleite

No pavilhão do Empreleite os visitantes podem acessar o QR Code de cada animal exposto e conferir seu histórico, sua árvore genealógica e como é a vida dele por meio de vídeos gravados  na fazenda de onde vem. Estudantes de veterinária da Uninassau acompanharam de perto todas as atividades que envolvem os animais, com a demonstração ao vivo do manejo, da mesma forma como acontece nas fazendas.

Além disso, os presentes podem ainda conferir em um telão vídeos de cada fazenda integrante do núcleo, enquanto degustam iguarias produzidas por elas, como queijos, doces e pratos preparados pelos alunos de gastronomia da Uninassau, com os itens beneficiados pelos fazendeiros.

Estudantes de turismo da Uern também estarão presentes no pavilhão do Empreleite para fazer um levantamento do potencial turístico das fazendas expositoras, visando o incremento dos negócios para além da pecuária.

Sobre o Programa Empreender

O Empreender é um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) que, com apoio do Sebrae, visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo segmento de diversos municípios nos chamados núcleos setoriais. Neles, os participantes discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial – Associação Comercial do RN (ACRN).

O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 100 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

Rolar para cima