Em comemoração aos 45 anos de carreira, Zizi Possi sobe aos palcos em um emocionante concerto intitulado “De Volta ao Começo”, que traz a cantora apresentando-se no formato que mais gosta e que lhe proporciona maior liberdade artística: piano e voz.
Acompanhada pelo pianista e maestro Jether Garotti Jr., Zizi conduzirá o público por um repertório impecável, que conta com canções de Gonzaguinha, Edú Lobo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Nando Reis e Herbet Vianna, entre outros.
Esse show passeia pelo tempo, pelas várias fases de sua carreira e da MPB em geral.
“O formato voz e piano é completamente desnudo de qualquer efeito “espetacular”, o que me proporciona maior proximidade com o público. Sinto-me realizada por poder atingir o coração dos ouvintes de maneira tão pura. Quando voltei para São Paulo, em 1990, iniciei um trabalho só com instrumentos acústicos – piano, percussão e violoncelo. E, trazendo ainda mais para perto, a formatação voz e piano além de ser mais livre em forma é também em conteúdo, pois temos a liberdade de variar o repertório imensas vezes”, disse Zizi Possi.
O show “De Volta ao Começo” promete ser uma grande experiência, unindo a maestria de Zizi Possi ao talento de Jether Garotti Jr.
Duração: 90 minutos. Classificação: 14 anos. Acesso de menores somente acompanhados dos pais ou maior responsável.
SMS engaja no Projeto Participa Natal nos Bairros – Setembro 2023
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) engaja no Projeto Participa Natal nos Bairros, mês de setembro, que acontece neste sábado (23), das 8h às 12h30, na Escola Municipal Henrique Castriciano, que fica na Rua Décio Fonseca, 663, Rocas. O Participa Natal, evento da Prefeitura de Natal que envolve as Secretarias do Município, como também parcerias de empresas privadas e organizações não governamentais. Nessa ação a SMS irá disponibilizar diversos serviços de prevenção às doenças e promoção à saúde, destacou o secretário municipal de saúde, George Antunes.
O Departamento de Atenção Básica (DAB)/SMS irá desenvolver ações como, atendimento médico em Clínica Geral, e cardiologia; Atendimento em odontologia; Vacinação de adultos e crianças; Testes de glicemia; Verificação de pressão arterial; Práticas Integrativa e complementares de auriculoterapia e massagem; Vacinação de cães e gatos e teste para Leishmaniose pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ); Exames de mamografia, entre outras.
Já a Coordenação Municipal de Saúde Mental irá realizar ações focadas no Setembro Amarelo que é uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o intuito de mitigar o tabu sobre a questão do sofrimento psíquico que leva à ideação suicida, consequentemente aumento de casos de suicídio no país. De acordo com o coordenador de Saúde Mental /SMS, Luis Pires, a Campanha tem esse ano o lema: Se precisar peça ajuda! Mas é importante que a sociedade civil e entidades públicas estejam preparadas para identificar sinais, que por vezes são sutis e silenciosos em pessoas que estão sofrendo de forma aguda, com possibilidade de desistir de viver.
A Coordenação de Saúde Mental estará com um stand na edição do Participa Natal realizando ação de escuta psicológica e direcionamento do cuidado psicossocial. A Coordenação de Saúde Mental tem uma agenda contínua e robusta de capacitações sobre a temática com segmentos das Secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Segurança Pública da capital. Uma verdadeira força tarefa para minimizarmos esses índices na cidade”, afirmou Luis Fernando.
Um fenômeno astronômico raro e um dos mais aguardados do ano está prestes a acontecer, no próximo dia 14 de outubro, o Eclipse Solar Anelar. Com uma duração total de 1h44min, em Natal, ele vai poder ser observado do Parque da Cidade, em evento organizado pelo Planetário Barca dos Céus, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Parque da Cidade, gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Natal junto com João Pessoa (PB), serão as duas únicas capitais do país que terão a sorte de observar o “anel de fogo”, uma borda fina da estrela, ao redor da silhueta lunar. Será possível ver o exato momento em que a Lua ficará inteira em frente ao Sol, cobrindo-o quase em sua totalidade. O Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor do lado sombreado da Lua.
Preparando as pessoas para este momento, o projeto de extensão Barca dos Céus programa um evento para a observação coletiva do eclipse em tempo real. “O objetivo principal do evento é popularizar o conhecimento astronômico, fazendo com que as pessoas cada vez mais olhem para o céu e se conectem aos seus mais variados significados, integrando-os na compreensão do nosso entorno e da dinâmica de nosso planeta”, explica a Professora do Departamento de Física da UFRN e coordenadora do Planetário Barca dos Céus, Auta Stella.
“Prepare-se para presenciar o evento astronômico em Natal e desfrutar das atividades educacionais e culturais emocionantes no Parque da Cidade. Esta é uma oportunidade única”, acrescenta o chefe do Setor de Educação Ambiental da Semurb, Otávio Escossia.
Programação
A programação de observação do eclipse anelar começa às 14h e vai até as 18h30, abrangendo diversos momentos-chave do eclipse. Inclui atividades pedagógicas explicando aspectos da dinâmica do sistema Sol-Terra-Lua e do que será observado no eclipse, bem como atividades culturais, como danças circulares dos povos, roda de capoeira, e apresentação musical. E acontece na praça de eventos do Parque, em frente ao prédio da administração.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas vale ressaltar que um eclipse solar só pode ser observado com filtro especializado ou olhando para projeções de imagens do Sol sobre materiais opacos de cor clara. Recomenda-se levar água, usar protetor solar e, para a observação, vidro de soldador 14, encontrado em lojas de materiais de construção e de ferramentas.
“É importante adquirir ou encomendar com antecedência pois as lojas (de ferramentas e materiais de construção) costumam dispor de numeração menor, que não oferece proteção suficiente. Formas adequadas de manusear o vidro estão sendo orientadas nas redes sociais do projeto do Planetário Barca dos Céus”, explica a professora.
A realização das atividades programadas está inserida na celebração dos 50 anos do Centro de Ciências Exatas e da Terra da UFRN, sendo também colaboradores essenciais, na mesma, o projeto Capoeira Brasil (UFRN), a facilitadora de Danças Circulares Soraya Delúzia, o Trio Terra, Sol e Lua com Marília Vale, Cadu Araújo e Heather Dea Jennings, o projeto Astronomia no Zênite, a Associação Norte-Riograndense de Astronomia, e o Departamento de Física da UFRN.
O Eclipse Solar Anelar
Na capital potiguar, alguns horários relevantes incluem o início da parcialidade às 15h29, o início do anel (anularidade) às 16h43, a anularidade máxima às 16h45 e o fim da anularidade às 16h47.
O fenômeno passará então pela sua última fase, de nova parcialidade, com a Lua agora saindo da frente do disco solar. Esse último momento poderá ser acompanhado somente até o pôr do sol às 17h13, marcando o fim da visibilidade do eclipse.
“Durante o período de anularidade, os espectadores terão a oportunidade de ver o característico “anel de fogo”, quando a Lua estará inteira à frente do Sol, deixando apenas uma borda brilhante deste, visível para nós. Esse momento único e tão esperado durará 3 minutos e 37 segundos e será o grande destaque do fenômeno que iremos acompanhar”, enfatiza a professora Auta Stella.
Diferentemente do eclipse solar total, onde a Lua, ao se alinhar com o Sol, cobre completamente o disco solar, no eclipse anular, ela deixa apenas uma borda brilhante visível de nossa estrela, propiciando a visão do “anel de fogo” em torno dela.
“A possibilidade de termos um eclipse solar do tipo total ou anelar quando ocorre um perfeito alinhamento entre Sol e Lua da perspectiva da Terra, ocorre pela órbita elíptica da Lua, que a coloca a uma distância variável da Terra. Quando a Lua está mais distante da Terra em sua órbita, ela não consegue cobrir completamente o Sol, resultando no eclipse anular. Tal como ocorre para o eclipse solar total, é uma visão rara de se repetir para um mesmo local do planeta e de tirar o fôlego, cativando astrônomos amadores e entusiastas do céu em todo o mundo”, finaliza ela.
O Planetário
O Planetário Barca dos Céus, que existe no atual formato desde 2013, é um projeto do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Astronomia (GPEFA) do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da UFRN. Seu nome é uma homenagem à constelação da Barca, que historicamente foi usada como indicativo de chuva e meio de orientação por conhecedores tradicionais do estado – pescadores artesanais e agricultores – e que guarda semelhança com constelações de povos africanos e indígenas.
O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, inaugurou na manhã desta terça-feira (19), a nova unidade da Sala do Empreendedor, um equipamento voltado ao fomento dos empreendedores locais, que vai funcionar na sede do Centro Municipal de Trabalho e Emprego, no bairro do Alecrim, em uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social(Semtas) e o Sebrae/RN. A proposta da sala do empreendedor é apoiar e orientar pequenos e médios empreendedores.
A espaço conta com atendimento e orientação empresarial, formalização, emissão de boletos, parcelamento de dívida, baixa, alteração e emissão de notas fiscais eletrônicas, além de parceria com todos os serviços financeiros para o Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).
A Sala do Empreendedor será um ambiente multifuncional projetado para atender tanto aqueles que vão iniciar seu próprio negócio quanto aqueles que já possuem empreendimentos estabelecidos. O local oferecerá uma ampla gama de serviços e recursos para auxiliar os empreendedores em todas as etapas de suas jornadas empresariais, além disso, a sala contará com o conselho regional de contabilidade uma vez na semana, para tirar dúvidas.
Álvaro Dias afirmou que estimular e apoiar os pequenos e micro empreendedores é um dos principais objetivos da gestão. “É fundamental apoiar a geração de emprego e renda. Hoje é um dia muito feliz para a população e os empreendedores da nossa capital. E
stamos entregando mais uma opção para o natalense se qualificar e trazer bons frutos do seu próprio negócio”, disse Álvaro Dias.
De acordo com a titular da Semtas, Ana Valda Galvão, o novo equipamento irá trazer novas oportunidades de simplificar e desburocratizar os serviços. “É com muita alegria que entregamos a Sala do Empreendedor, um equipamento que vai proporcionar novas oportunidades para a geração de emprego e renda”, afirmou.
Para o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, a Sala do Empreendedor vai proporcionar mais agilidade para quem deseja empreender na cidade: “Gostaria de dizer, que avançou-se muito a questão de geração de emprego na capital. Esse projeto, existe em diversos municípios do Rio Grande do Norte. Condições de agilizar o funcionamento e suporte para as pessoas proporcionar a criação de empresas e empreendimentos na capital”, destacou.
O deputado estadual e ex-secretário da Semtas, Adjuto Dias, também prestigiou o evento e destacou a importância que a Sala do Empreendedor terá, para a geração de emprego e renda.
“Essa parceria com o Sebrae, nasceu quando iniciamos com a criação no Natal Partage Shopping, da Sala do Empreendedor Zona Norte. É uma oportunidade de buscar empreender com o suporte necessário e todo apoio. Lembrando que aqui terá toda uma assistência na abertura e acompanhamento de negócios, o que é uma oportunidade de ampliar a oferta de pequenas e médias empresas em Natal”.
RECONHECIMENTO
As ações implementadas em Natal pela administração do prefeito Álvaro Dias no campo da desburocratização e no incentivo ao empreendedorismo tiveram o reconhecimento importante de instituições locais e regionais com a conquista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Governador Cortez Pereira 2022.
Realizado pelo Sebrae-RN em parceria da Assembleia Legislativa do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), o Prêmio destaca gestores administradores que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.
LOJA DO EMPREENDEDOR ZONA NORTE
Inaugurada em novembro de 2021, a Sala do Empreendor instalada no Partage Norte Shopping, que em pouco tempo se transformou numa referência para quem quer iniciar ou ampliar seu negócio, já conta com quase 6 mil atendimentos, na Zona Norte da cidade, que tem o maior número de Micros e Pequenas Empresas, em torno de 22 mil em atividade.
A A loja oferta diversos serviços para os micros e pequenos empresários, através dos serviços ofertados pela Semurb, Vigilância Sanitária e o próprio Sebrae, sob a supervisão da Sempla, objetivando dar suporte técnico a essa modalidade empresarial.
A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) está disponibilizando três seleções públicas voltadas para diversos segmentos da cadeia produtiva da Economia Criativa. O edital Aldo Parisot, destinado ao incentivo à Música de Câmara, está com inscrições abertas até dia 24 de setembro e vai selecionar trinta projetos de Recital ou Concerto a serem executados na Galeria Newton Navarro, sede da Funcarte. Cada atração selecionada irá receber R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Serão contempladas as modalidades Individual, Duo, Trio e Quarteto com repertórios estimados entre 40 e 60 minutos e por instrumentos de Sopro, Cordas e Piano.
FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA
A Seleção Pública nº 020/2023 (Fundo de Incentivo à Cultura) é voltada para a Preservação, Apoio e Fomento à Cultura e tem por finalidade selecionar projetos de natureza artística e cultural para apoio financeiro a todas as linguagens artísticas que contribuam com a política de democratização cultural do município. Seja através do incentivo à criação, memória, produção, fomento, formação e capacitação. “Preferencialmente, através de projetos culturais de pequeno e médio porte, voltados para as comunidades e demais territórios e que contemplem, no mínimo, uma das quatros Regiões Administrativas do Município”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
“A Seleção Pública visa estimular o acesso às artes e a valorização das manifestações culturais através de concessão de incentivo financeiro promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.A Seleção Pública atende também a Aquisição de Materiais (Artefatos) e ou Serviços para Manutenção, Criação de Trabalhos Artísticos de Incentivo às artes em quaisquer de suas linguagens. Também serão atendidas ações, apoio a acervos, requalificação de peças e estruturas de utilidade artística por entidades, grupos e coletivos.
Em outra categoria serão contemplados a Conservação e Promoção do Patrimônio Material Edificado e ainda ações de caráter artístico e cultural de impacto Social, além de políticas afirmativas e ou ambiental.
A seleção pública atende também a Pesquisa, Documentação e o Mapeamento para disponibilidade pública de informações, dados e indicadores culturais (Incentivo às ações inclusivas e/ou empreendedoras que promovam a percepção proativa da população em situação de vulnerabilidade social, étnica, de gênero e a proteção aos territórios impactados por intervenções no meio ambiente). O valor total dos recursos destinados para esta Seleção Pública é de R$ 386.000,00 (trezentos e oitenta e seis mil reais).
CULTURAS POPULARES, MESTRES E MESTRAS
O Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) também vai selecionar e apoiar financeiramente o reconhecimento a Mestres e Mestras detentores dos conhecimentos e expressões das Culturas Populares tradicionais. “Em respeito às suas práticas, trajetórias culturais, vivências, saberes e fazeres que compõem a diversidade das tradições expressas nas manifestações artísticas e culturais das populações das comunidades e de grupos de tradição”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
A iniciativa traduz o respeito aos grupos étnicos, a manutenção das práticas e à preservação da memória que fortalecem o sentimento de identidade e pertencimento local, através de concessão de incentivo financeiro promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura.Os editais podem ser encontrados em www.natal.rn.gov.br/dom e também www.blogdafuncarte.com.br