Projeto incentiva o empreendedorismo e promove senso de comunidade entre os participantes por meio de oficinas em Natal
A oportunidade de ter uma profissão é uma realidade para os participantes do projeto de extensão ‘Doce Renda’, do curso de Gastronomia da Universidade Potiguar (UnP), em Natal. Por meio de oficinas de panificação, confeitaria e palestras sobre empreendedorismo, as pessoas são capacitadas e adquirem mais autonomia no próprio sustento.
Coordenado pela professora Luciana Câmara, a iniciativa desempenha um papel vital no empoderamento dos participantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades práticas e aprendam sobre gestão de negócios de forma acessível, sem custos.
“Ao criar um ambiente de aprendizado colaborativo, o projeto não apenas ensina técnicas culinárias, como promove um senso de comunidade e apoio mútuo entre os participantes e os alunos que auxiliam nas oficinas”, detalha a docente.
Há dois semestres, o ‘Doce Renda’ promove cursos de confeitaria e panificação para os moradores da Comunidade do Japão, para os membros do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento (Toca de Assis Natal), do Centro Espírita Irmãos do Caminho, entre outros.
Com esse público, composto por quem não tem emprego ou renda, já foram realizadas oficinas de biscoitos decorados e pães comerciais, com foco em oportunizar e incentivar o empreendedorismo, impactando até o momento mais de 120 homens e mulheres.
Protagonismo
A iniciativa também chegou até às mães dos alunos da Escola Casa do Caminho, uma instituição 100% filantrópica que atende famílias em situação de vulnerabilidade social, oriundas da Vila de Ponta Negra, zona Sul da capital.
“A custo zero, quando fomos atendidas, as oficinas ministradas sempre traziam receitas fáceis, práticas e vendáveis, buscando repassar o que mais está sendo procurado no mercado da gastronomia. Hoje, muitas de nossas mães já reproduzem as receitas realizadas e conseguem complementar a renda”, conta uma das dirigentes da Escola Casa do Caminho, Jeane Fonseca.
O projeto também realiza ações sociais com instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, e também atende convites de pessoas e organizações que queiram solicitar as oficinas de formação profissional. Mais informações podem ser obtidas diretamente nos canais oficiais da Universidade Potiguar.
“Nossos alunos entendem a função social da profissão que exercerão de forma profissional após formados e as pessoas atendidas ganham dignidade para viver. No coração de nossa missão está o reconhecimento de que todas as ações têm um propósito e uma importância única. O nosso pensamento é impactar vidas e valorizar o desenvolvimento da gastronomia”, destaca Luciana Câmara.