Dia Mundial do Livro: Cresce a procura por obras gratuitas na internet, aponta estudo da Semrush

Semrush

 

Plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online mostra mudança no hábito de leitura dos brasileiros

São Paulo, abril de 2024 – Nesta terça-feira, 23, é comemorado o Dia Mundial do Livro. A data, de origem espanhola, faz alusão ao falecimento do escritor castelhano Miguel de Cervantes, em 1930. Quase um século após sua instituição, o panorama literário passou por transformações significativas, refletindo-se principalmente na maneira e na frequência com que as pessoas se dedicam à leitura. Segundo uma pesquisa produzida pela Nielsen BookData, apenas 16% dos brasileiros maiores de 18 anos compraram um livro em 2023. Para entender mais sobre o cenário em 2024, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, produziu um estudo sobre as buscas feitas na internet em âmbito nacional.

De acordo com o levantamento, o termo “livros” contou com 368 mil pesquisas em março de 2024, uma queda de 18,22% em comparação ao mesmo mês de 2023, enquanto “ebook” teve 49.5 mil buscas, diminuindo 18,18% no período. No entanto, a busca por “livros grátis pdf” teve um crescimento de 22,22%, saltando de 49.5 mil para 60.5 mil.

Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, o declínio nas buscas pela compra de livros (físicos ou digitais) e o aumento na procura por obras gratuitas online refletem não apenas uma mudança nos hábitos de consumo, mas também uma crescente conscientização sobre a acessibilidade ao conhecimento, além de representar um desafio significativo para os autores, pois impacta diretamente sua remuneração e reconhecimento pelo trabalho criativo: “À medida que mais leitores optam por conteúdo gratuito, os escritores enfrentam dificuldades em sustentar suas carreiras e dedicar-se integralmente à produção literária. É fundamental encontrar um equilíbrio entre o acesso democrático à informação e a valorização do esforço intelectual dos autores, a fim de garantir a continuidade da produção literária de qualidade”.

Entre os gêneros que mais se destacaram no estudo, o termo “romance” contou com 90.5 mil pesquisas em março de 2024 (+22,30%), “infantil” totalizou 74 mil (+22,31%). Outro termo que cresceu foi “livraria cristã” teve 40.5 mil buscas no período (+49,45%).

“Essas informações ilustram não apenas a diversidade de interesses dos leitores contemporâneos, mas também a importância de se adaptar às demandas do mercado editorial. Essa tendência evidencia a necessidade dos escritores e editores explorarem novas oportunidades de engajamento com seu público-alvo, ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios associados à disseminação de conteúdo gratuito na internet”, explica Casagrande.

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com cerca de 108.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

Rolar para cima