Plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online mostra mudança no hábito de leitura dos brasileiros
São Paulo, abril de 2024 – Nesta terça-feira, 23, é comemorado o Dia Mundial do Livro. A data, de origem espanhola, faz alusão ao falecimento do escritor castelhano Miguel de Cervantes, em 1930. Quase um século após sua instituição, o panorama literário passou por transformações significativas, refletindo-se principalmente na maneira e na frequência com que as pessoas se dedicam à leitura. Segundo uma pesquisa produzida pela Nielsen BookData, apenas 16% dos brasileiros maiores de 18 anos compraram um livro em 2023. Para entender mais sobre o cenário em 2024, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, produziu um estudo sobre as buscas feitas na internet em âmbito nacional.
De acordo com o levantamento, o termo “livros” contou com 368 mil pesquisas em março de 2024, uma queda de 18,22% em comparação ao mesmo mês de 2023, enquanto “ebook” teve 49.5 mil buscas, diminuindo 18,18% no período. No entanto, a busca por “livros grátis pdf” teve um crescimento de 22,22%, saltando de 49.5 mil para 60.5 mil.
Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, o declínio nas buscas pela compra de livros (físicos ou digitais) e o aumento na procura por obras gratuitas online refletem não apenas uma mudança nos hábitos de consumo, mas também uma crescente conscientização sobre a acessibilidade ao conhecimento, além de representar um desafio significativo para os autores, pois impacta diretamente sua remuneração e reconhecimento pelo trabalho criativo: “À medida que mais leitores optam por conteúdo gratuito, os escritores enfrentam dificuldades em sustentar suas carreiras e dedicar-se integralmente à produção literária. É fundamental encontrar um equilíbrio entre o acesso democrático à informação e a valorização do esforço intelectual dos autores, a fim de garantir a continuidade da produção literária de qualidade”.
Entre os gêneros que mais se destacaram no estudo, o termo “romance” contou com 90.5 mil pesquisas em março de 2024 (+22,30%), “infantil” totalizou 74 mil (+22,31%). Outro termo que cresceu foi “livraria cristã” teve 40.5 mil buscas no período (+49,45%).
“Essas informações ilustram não apenas a diversidade de interesses dos leitores contemporâneos, mas também a importância de se adaptar às demandas do mercado editorial. Essa tendência evidencia a necessidade dos escritores e editores explorarem novas oportunidades de engajamento com seu público-alvo, ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios associados à disseminação de conteúdo gratuito na internet”, explica Casagrande.
Sobre a Semrush
A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com cerca de 108.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.