TAM recebe Filarmônica da UFRN em homenagem aos 50 anos de diplomacia entre Brasil e China

A Filarmônica da UFRN preparou um concerto especialmente em homenagem aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. A ação, com entrada gratuita, foi promovida pelo Consulado-Geral da República Chinesa, localizado em Recife, e teve o apoio do Governo do RN através da cessão do espaço do TAM para a apresentação, que ocorreu nesta segunda-feira (03). A convite da cônsul Lan Heping, o evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e representantes do Estado.

O concerto, sob a direção do maestro André Muniz, teve participação do tenor Kaio Morais, e apresentou obras chinesas e nordestinas, simbolizando a troca cultural entre as duas nações. O Coral Infantil da UFRN também entrou na programação do evento. Foram interpretadas músicas como Eu Te Amo, China; Boas Novas de Pequim; Dança do Povo Yao; Gonzaguiana; Suíte Nordestina; entre outras.

Além de prestigiar as trocas culturais entre os dois países, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da retomada das relações diplomáticas no Brasil, sendo a China um dos principais parceiros comerciais do país, e, em especial, do Rio Grande do Norte, com a presença dos investimentos chineses no estado.

“Quero reforçar a importância dos laços entre o Brasil e China, considerando o desfio global e contemporâneo da transição energética. Faz 10 anos que o RN lidera a produção de energia eólica no Brasil, com a presença muito importante das empresas chinesas e das parcerias que desenvolvemos com relação às compensações ambientais e sociais”, enfatiza Fátima Bezerra.

A governadora relembra que em 2023 o embaixador da China no Brasil esteve no estado “para uma entrega importante na Comunidade do Amarelão, em João Câmara, que foi o projeto de abastecimento de água potável para aquela comunidade”, diz. “Sabemos o quanto a China pode contribuir. Nada melhor do que esse conserto para celebrar a amizade entre essas duas grandes nações”, finaliza.

“Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1974, o Brasil e a China vêm atravessando a distância geográfica, persistindo no respeito mútuo é importante cooperação”, afirma a cônsul da China, Lan Heping. “Não é apenas uma comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas, é uma grande oportunidade de comemorar também os momentos futuros”, fala a representante diplomática chinesa.

Lan Heping enfatiza que no Rio Grande do Norte, além da presença das empresas eólicas chinesas e do projeto de dessalinização que levou água potável para a Comunidade do Amarelão em João Câmara, também houve a entrega das primeiras máquinas agrícolas chinesas adaptadas para a agricultura familiar em Apodi, promovendo seu desenvolvimento, e menciona os melões que são exportados de Mossoró para a China como exemplos da parceria entre o estado do Rio Grande do Norte e o país.

Acompanharam a governadora a secretaria extraordinária da Cultura, Mari Land Brito; o diretor-geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias; o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e o adjunto, Sílvio Torquato e Hugo Fonseca; o secretário estadual da Infraestrutura, Gustavo Coelho; e o secretário adjunto da do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), Cícero Araújo.

 

Natal (RN), 03 de junho de 2024.

 

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM