Shopping da Zona Sul oferece acolhimento para pessoas neuroatípicas com Sala de Regulação Sensorial

 

Pensando em garantir mais acessibilidade e acolhimento aos clientes, o Shopping Cidade Verde inaugurou uma Sala de Regulação Sensorial. O espaço é destinado exclusivamente para pessoas neuroatípicas que estejam precisando de estabilização sensorial em fase pré ou durante uma crise.

No local, além de um ambiente seguro e tranquilo, também é possível contar com o auxílio de profissionais preparados. A iniciativa faz parte da proposta do Shopping Cidade Verde de garantir inclusão, acessibilidade e conforto a todos os clientes e de promover a cultura da empatia em todos os seus espaços.

“Já promovemos eventos totalmente inclusivos para pessoas neuroatípicas, em espaços abertos e, iluminação e instrumentos que não afetem a sensibilidade, e treinamentos para os lojistas e colaboradores sobre o tema. Queremos garantir uma experiência positiva a todos que visitem o nosso shopping”, explica Keila Araújo, gerente de marketing do mall.

Aliado às iniciativas próprias para inclusão, o shopping também conta com uma unidade da Clínica Vivianny Lopes, especializada em reabilitação neurofuncional. De acordo com a terapeuta ocupacional na clínica, Larociere Furtado, os shoppings, no geral, são ambientes altamente estimulantes, com iluminação forte, sons altos e multidões, o que pode causar uma sobrecarga sensorial para quem possui condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Ela explica que a preparação dos estabelecimentos com uma estrutura para regulação sensoria é crucial para o acolhimento de pessoas neuroatípicas. “Essas salas oferecem um ambiente seguro e controlado que ajuda a reduzir a sobrecarga sensorial, permitindo que essas pessoas possam se acalmar e se autorregular e, com isso, voltem a viver e experienciar novamente o seu passeio pelo shopping, de uma forma que esses estímulos serão melhores recebidos e processados pelo cérebro”, afirma.