26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Natal,

26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Natal, ocorrerá no próximo 15 de dezembro na Praia dos Artistas, o tema deste “Melhor idade LGBTQIAPN+: respeitem nossas histórias”, O objetivo da parada foi conscientizar sobre as demandas dessa parcela da comunidade.

O tema deste ano, “Melhor idade LGBTQIAPN+: respeitem nossas histórias”, foi escolhido para destacar as demandas da população mais idosa da comunidade. Ressaltamos que os direitos conquistados pelas novas gerações da comunidade LGBT+ são fruto das lutas dos mais velhos, que hoje enfrentam o envelhecimento muitas vezes sem o suporte necessário.
“O LGBTQIAPN 50 + convive com dupla invisibilidade: ser idoso e pertencer ao grupo LGBTQIAPN+”, esse estigma pode ser ainda mais amplo se somado à raça, escolaridade, renda entre outros fatores. O preconceito, a solidão, a violência e a falta de redes de apoio que o acolha, provocam um estresse físico e emocional, gerando sérias doenças como depressão, ansiedade, distúrbio do sono, hipertensão, diabetes etc. Há ainda, além disso, os que apresentam Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como o HIV, tuberculose, hepatites virais entre outras, nas pessoas trans, a dor é tão profunda que muitas vezes as levam ao suicídio.