Os grupos teatrais Clowns de Shakespeare e Asavessa voltaram a unir forças em mais uma ação de sucesso com o espetáculo inédito “De Pernas pro Ar”, voltado ao público pré-adolescente. A peça, uma criação original pensada para jovens de 10 a 14 anos, propõe uma experiência cênica lúdica, vibrante e provocadora, e já vem conquistando plateias por onde passa.
Após uma temporada de estreia em Natal, que contou com dez apresentações gratuitas voltadas exclusivamente para alunos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino, o espetáculo seguiu para Ceará-Mirim, onde se apresentou no último domingo, no Céu das Artes. A sessão, realizada na tarde do dia 6, foi marcada por momentos de encantamento e entusiasmo do público, confirmando o potencial do teatro como ferramenta de diálogo com os jovens.
Como parte das ações do projeto, os grupos realizaram também uma atividade formativa e ambiental: a oficina “RePaginar: oficina de papel reciclado”, conduzida pelo artista visual Pedro Cavalcanti. A atividade aconteceu na sexta-feira (04), na Casa D’A Gente, localizada no bairro de Felipe Camarão (zona oeste de Natal), e reuniu pré-adolescentes de 11 a 13 anos do projeto Obompó-Ropongá, do Coletivo A Gente.
Durante duas horas, os participantes aprenderam, de forma prática e sensível, a transformar papel reciclado em memória, criatividade e consciência ecológica. Cada etapa do processo — da produção da polpa ao acabamento personalizado — foi vivenciada como forma de estimular a sustentabilidade por meio da arte.
O projeto “De Pernas pro Ar” conta com o patrocínio do Colégio CEI, via Programa Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal; da Marquise Ambiental, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura; e da Potigás, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, do Governo do Rio Grande do Norte.