Festas de Sant’Ana movimentam R$ 193,7 milhões no Seridó e reforçam papel do comércio local 

Levantamentos do Instituto Fecomércio RN mostram aumento do fluxo econômico e percepção majoritariamente positiva entre empresários.
 As festas de Sant’Ana realizadas este ano na região Seridó geraram, em conjunto, uma movimentação econômica estimada em R$ 193,7 milhões — resultado da soma de R$ 145,6 milhões em Caicó e R$ 48,1 milhões em Currais Novos — conforme pesquisas do Instituto Fecomércio (IFC). Os dados foram apresentados, nesta terça-feira (16), a representantes do poder público e do setor produtivo dos dois municípios. Os números refletem não só o poder de atração turística das festas como também o impacto direto no faturamento e no nível de contratação temporária do comércio local.
“As festas de Sant’Ana em Caicó e Currais Novos mostram, mais uma vez, a força do comércio e dos serviços como pilares do desenvolvimento regional. Os números apresentados pelo nosso Instituto Fecomércio comprovam que cultura, fé e turismo caminham juntos, gerando oportunidades, emprego e renda para milhares de pessoas no Seridó. Esse impacto positivo reforça o papel das tradições como motores de crescimento econômico sustentável”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Em Caicó, segundo estimativa da Prefeitura, os festejos reuniram cerca de 345 mil pessoas em 2025 e, de acordo o IFC, a avaliação média do evento foi muito positiva (nota média 9,52). Além disso, o levantamento apontou crescimento contínuo da movimentação: os R$ 145,6 milhões representam avanço superior a 34% frente a anos anteriores. O gasto médio diário por visitante chegou a aproximadamente R$ 479,94. Já os empresários apontaram a ampliação dos estoques como o principal investimento neste ano sendo citada por 66,2% deles. Mais de 80% deles avaliaram a festa de forma positiva para os negócios.
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, Íldica Vale, comentou: “Os números confirmam que a Festa de Sant’Ana é um motor econômico para Caicó — não apenas em volume de vendas, mas na geração de oportunidades. É fundamental que, diante desse crescimento, avancemos em soluções práticas para mobilidade e estacionamento, que foram apontadas repetidamente pelos empresários.”
O prefeito de Caicó, Judas Tadeu, afirmou que a primeira pesquisa realizada pela gestão em parceria com o IFC orientou ações, demonstrando o impacto econômico dos eventos: primeiramente, circularam na cidade em torno de R$ 73 milhões; já neste ano, foram quase R$ 150 milhões. “É um valor que supera metade da receita corrente líquida do município que, em um ano atinge algo em torno de R$ 240 milhões. Além disso, para a Festa de Sant’Ana, a Prefeitura investiu cerca de R$ 2 milhões, o que significa que, para cada real, 70 vezes foi retornado para o município em circulação de renda.”
Em Currais Novos, quase 97% dos participantes pretendem voltar
Já em Currais Novos, a Prefeitura estimou 120 mil participantes o que, segundo o Instituto Fecomércio, resultou em uma movimentação total de R$ 48,1 milhões — com gasto médio diário de R$ 430,08 entre visitantes. Os participantes também avaliaram o evento de forma positiva com nota 9,4, com 96,8% destes entrevistados afirmando que pretendem retornar no ano que vem. A percepção dos empresários sobre os efeitos da festa foi majoritariamente positiva (86%). Entre as estratégias para incrementar as vendas, a maior parte dos empreendedores trabalharam a divulgação em geral (78,7%) além do atendimento personalizado (32%).
“Em Currais Novos vemos um evento que atrai visitantes e amplia o potencial turístico da cidade. A expectativa de retorno e o otimismo dos comerciantes mostram espaço para investimentos, especialmente em divulgação e infraestrutura, para que o impacto econômico seja ainda maior e mais sustentável”, destacou o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, Helder Araújo.
O prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, comemorou a avaliação positiva do evento. “Em 2025, tivemos uma das maiores feirinhas e festejos de Sant’Ana da história na cidade, mostrando que este é um evento realizado sempre com muitas pessoas de mãos dadas. A cada ano, vemos um aumento nota de avaliação da festa em nossa cidade, uma resposta para que a gestão trabalhe, a cada ano, para ampliar esse retorno econômico.”
Metodologia
As pesquisas do IFC combinaram entrevistas com empresários e com participantes dos eventos (amostras representativas, índice de confiança 95% e margem de erro de 3 pontos para os levantamentos de perfil). Os relatórios contêm detalhamento por segmento, porte das empresas, tipos de investimento, média de dias de participação, gasto médio por público e sugestões de melhoria levantadas junto a empresários e frequentadores.
Os dados consolidados estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico: fecomercio.com.br/pesquisas.
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