Fonte: Cyntia Gomes Calhado, crítica e professora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM
O filme “O Agente Secreto” acaba de ser anunciado como o indicado brasileiro para concorrer ao Oscar 2026. A escolha foi divulgada pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda, 15. Para Cyntia Gomes Calhado, crítica e professora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, o filme anunciado para representar o país tem grandes chances na maior premiação audiovisual. “Se considerarmos os prêmios do Festival de Cannes como um termômetro para o Oscar, “O Agente Secreto” tem mais chances na edição de 2026 do que “Ainda Estou Aqui” teve em 2025”, diz.
O longa recebeu quatro prêmios no Festival de Cannes, sendo “Melhor Direção” para Kleber Mendonça Filho e “Melhor Ator” para Wagner Moura. A professora destaca que essas premiações colocam o filme em vantagem na disputa por indicações ao Oscar 2026. “Vale lembrar que “Ainda Estou Aqui” levou um prêmio de roteiro no Festival de Veneza antes de sua campanha para o Oscar.” Para “O Agente Secreto”, Cyntia relembra que a revista americana Variety, especializada em cinema, apontou a produção como uma forte candidata ao Oscar. “Não apenas na categoria Melhor Filme Internacional, a Variety também colocou nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original”, pontua.
A professora reforça que o filme vem ganhando força no cenário internacional. O longa será exibido no Museu da Academia na abertura do Bravo Film Festival, em 19 de outubro, com uma sessão apresentada por Walter Salles e um debate com o diretor Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclow.
A especialista está à disposição para comentar o assunto.
Sobre a ESPM
A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação – tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.