Chegada de shoppings pode aumentar arrecadação do IPTU em até 82%; Entenda

De acordo com a última pesquisa da Abrasce, esses centros comerciais podem resultar em um aumento superior a 80% na arrecadação do IPTU e uma valorização imobiliária que ultrapassa 45%. Em Santa Catarina, região com índices elevados de valorização, a expansão de shoppings tem intensificado ainda mais esse crescimento, além de estimular a economia local e gerar novas oportunidades de emprego.

——–
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1-XdnABUswQoDgsbUENSCPVLkrRmp_Hr9?usp=sharing
——–

Janeiro, 2026. A construção de shoppings e centros comerciais em diversas regiões do Brasil tem demonstrado um impacto significativo na arrecadação municipal. Segundo a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), a chegada de novos shoppings pode gerar um aumento de até 82% na arrecadação do IPTU, além de impactar na valorização dos imóveis vizinhos em até 46% e atrair novos investimentos para a região.

O Boulevard Marina Itajaí, o maior shopping náutico do Brasil, que será entregue no verão de 2026/2027, fruto de um investimento de R$ 100 milhões da construtora ABecker, vai contribuir com a atração 78 lojas comerciais e 15 operações gastronômicas e, mesmo em fase de construção, já movimenta a cidade que mantém a sua posição de liderança no metro quadrado brasileiro (FipeZap). A região registrou aumento de 71% no valor do metro quadrado em cinco anos. O empreendimento promete ser um marco no setor de turismo e negócios, com operações integradas ao ambiente náutico da marina, além de espaços para eventos, coworking e uma vinoteca. Além disso, o Boulevard Marina Itajaí gerará cerca de 3.500 empregos diretos e indiretos. O projeto ainda prevê, para a segunda fase, um hotel 5 estrelas inspirado em velas náuticas. 

“Itajaí tem se consolidado, nos últimos anos, como uma das cidades mais estratégicas e promissoras para investimentos de grande porte, graças à sua localização privilegiada, infraestrutura em constante evolução e a crescente demanda por novos empreendimentos. O Boulevard Marina Itajaí marca um ponto de virada no desenvolvimento da cidade. Com um projeto inovador que combina turismo, negócios e lazer, a chegada do shopping poderá projetar Itajaí para posições ainda mais altas no ranking nacional de valorização, atualmente ocupa a quarta posição”, destaca Anderson Becker, CEO da ABecker, empresa responsável pela execução do projeto. 

Outro caso é na cidade de Araquari, no norte de Santa Catarina. Com uma base industrial robusta e sede de grandes empresas como a BMW, o município recebeu seu primeiro shopping: o Multi Space Araquari, também da ABecker, inaugurado em dezembro de 2025. Com mais de 100 operações confirmadas e a previsão de gerar aproximadamente 600 empregos diretos, com 14 mil m² de área bruta locável, incluindo um mix diversificado de lojas, um espaço gourmet e 800 vagas de estacionamento.

“O bairro Itinga, até então marcado por um perfil mais residencial, passa a contar com uma infraestrutura moderna e integrada, capaz de atender com qualidade as necessidades do dia a dia da população. Araquari já se consolidou como um importante polo industrial, mas ainda carecia de uma estrutura comercial à altura desse crescimento. Empreendimentos como este equilibram o desenvolvimento urbano, aproximam serviços da população e fortalecem a economia local, com uma visão de longo prazo”, afirma Becker.

Sobre ABecker 

Com mais de 60 mil lotes em seu portfólio, sendo mais de 19 mil já entregues, a ABecker se consolida como uma das maiores urbanizadoras do país. Sob a liderança do CEO Anderson Becker, a empresa tem impulsionado o desenvolvimento urbano em Santa Catarina e outras regiões do Brasil, aliando expansão com entregas consistentes. É responsável por projetos ousados como os shoppings com a marca Multi Space e o maior shopping náutico do país, o Boulevard Marina Itajaí e, entre os loteamentos, por um bairro planejado em Barra Velha que deve abrigar mais de 13 mil pessoas em 4.216 lotes, e deve gerar cerca de 600 empregos diretos. ABecker foi reconhecida internacionalmente com o prêmio Winner Awards 2022, em Paris, e recebeu o título de Líder do Brasil em 2023, reforçando sua relevância no empreendedorismo nacional.        

Rolar para cima