“Exposição Negra” destaca ancestralidade e representatividade na FIART 2026

Quando respeitamos a ancestralidade, damos ao futuro a solidez da memória. Com esse olhar, a Exposição Negra se destaca como um dos espaços simbólico e cultural da 31ª Feira Internacional de Artesanato – FIART, no Centro de Convenções de Natal, até o dia 1º de fevereiro. A iniciativa integra o conjunto de novidades do evento e reafirma o compromisso da feira com a diversidade, a inclusão e a valorização da cultura afro-brasileira.

A presença da Exposição Negra na FIART representa um passo importante na construção de um ambiente cultural e econômico justo e democrático. O espaço reúne artistas plásticos reconhecidos por trabalhos que retratam personagens, personalidades e narrativas negras, com destaque para a força estética, a sensibilidade e a memória presentes em cada obra. Entre os participantes está Tico Garrincha, artista plástico de São Miguel, do Alto Oeste, com mais de dez anos de trajetória. Ex-pedreiro, Tico já expôs em diversas cidades do Rio Grande do Norte, em edições anteriores da FIART e também em estados vizinhos, encantando o público com telas delicadas e cheias de significado.

Outro nome presente é Júlio Ferreira, também de São Miguel, que participa da FIART pela segunda vez e, neste ano, integra o grupo de artistas convidados da Exposição Negra. “Só tenho a agradecer pelo reconhecimento e por poder fazer parte deste espaço de forma tão representativa”, destaca o artista.

A exposição conta ainda com a participação da artista Dora, veterana da FIART e referência quando o tema é a representação da mulher negra em sua obra. Bastante conhecida na capital potiguar, Dora celebra o convite para integrar o espaço. “Com meu trabalho foi a forma que encontrei de mostrar a riqueza, a profundidade e a delicadeza da mulher negra. Sou grata pelo convite. Amo fazer a feira e estar neste espaço, como convidada, é uma grande honra e um reconhecimento ao meu trabalho”, afirma.

Exposição Negra integra o conjunto de novidades da FIART 2026, ao lado da Loja Conceito FIART, Projeto Feito Potiguar, Salão Arte e Moda, Salão da Sustentabilidade e Memória em Miniatura, ampliando a experiência do público e reforçando o evento como um verdadeiro mosaico de tradição, inovação e diversidade cultural.

Realizada no Centro de Convenções de Natal, a 31ª FIART ocupa uma área de 7.500 m², reúne mais de 1.300 artesãos em 280 estandes e espera receber mais de 50 mil visitantes até o encerramento. A programação contempla artesanato, música, dança, poesia e diversas manifestações da cultura popular, consolidando-se como um dos maiores encontros de arte, criatividade e cultura do Nordeste.

Organizada pela Espacial Eventos e realizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da SETHAS, a FIART conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Luck Receptivo, Sebrae, Banco do Nordeste, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal, além do apoio da Inter TV.

Serviço – 31ª Feira Internacional de Artesanato – FIART
Local: Centro de Convenções de Natal – Via Costeira
Data: Até 1º de fevereiro de 2026
Horário: Das 16h às 22h
Entrada: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia)

Instagram: @feirafiart

Rolar para cima