Boletim

Uern registra mais de 36 mil inscrições no SiSU 2026 – https://abrir.link/aWpdc

O resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2026), divulgado hoje, 29, pelo Ministério da Educação, constata um aumento de 44% nas inscrições para os cursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Ao todo, a Uern teve 36.662 inscrições, 11 mil a mais em comparação ao ano de 2025.

Neste ano, a Uern ofertou 2.549 vagas distribuídas em 67 opções de cursos nos Campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. O curso mais concorrido foi Medicina (Campus Mossoró), com 4.675 inscrições; em segundo lugar, aparece Direito (noturno, Campus Natal) com 3.262 inscrições; em terceiro lugar, Direito (matutino, Campus Natal), com 2.031 inscrições.

CONTINUE A LEITURA…

Uern convoca aprovados do SiSU 2026 para realização do Cadastro Institucional – https://abrir.link/kFEPA

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), convoca os candidatos(as) aprovados(as) na Chamada Regular do SiSU 2026 para a realização do Cadastro Institucional.

O processo inicia nesta sexta-feira, 30 de janeiro, e vai até o dia 08 de fevereiro, de forma exclusivamente virtual pelo endereço eletrônico https://documentacao.sisu.uern.br/. O ajuste da documentação pode ser feito no dia 09 de fevereiro.

O Cadastro Institucional é o ato pelo qual o(a) candidato(a) se vincula provisoriamente à Uern, constituindo-se, dessa forma, mera expectativa de direito à vaga.

Nele, o(a) candidato(a) deverá enviar todos os documentos exigidos pela categoria ou subcategoria para a qual foi convocado(a).

CONTINUE A LEITURA…

Primeiro lugar geral no SiSU/Uern teve opção de ser jogador, mas escolheu fazer Medicina – https://abrir.link/TbvGi

Pelo bom desempenho e habilidades no futebol, João Gabriel Caldas Davi teve que tomar uma decisão quando ainda era criança. Teve o talento reconhecido por olheiros e foi convidado a participar de testes em clubes do eixo Rio-São Paulo, mas ele decidiu perseguir outro sonho: ser médico.

Hoje, aos 20 anos, o primeiro passo foi dado com o resultado da aprovação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a chance de ingressar no curso de Medicina na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a qual ele tem um forte vínculo.

Com a nota 817,64, João Gabriel não só alcançou a primeira posição (em 26 vagas da ampla concorrência) no curso escolhido, como também foi a maior nota entre todos os(as) concorrentes às 2.549 vagas da Uern divididas em 67 opções de cursos de graduação nos campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros.

A história do aprovado com a Uern vem de berço. Ele é filho de Paulo Caetano Davi, professor há 46 anos da Faculdade de Letras e Artes (Fala), Campus Mossoró.

CONTINUE A LEITURA…

Egressos de Medicina da Uern se destacam em aprovações em residências médicas pelo Brasil – https://abrir.link/uGnqr

Depois do expressivo resultado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) obtendo o conceito 4 (em uma escala de 1 a 5), a Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se destaca novamente com aprovações de vários(as) egressos(as) em diversas residências médicas pelo Brasil afora.

A Uern foi para Marcelo Castro, graduado em 2024, “o grande centro formador da minha trajetória, em que foi responsável pela base do conhecimento, mas, principalmente, me ensinando a olhar o paciente de forma humana, ética e responsável”.

Foi na graduação que despertou nele o interesse em Clínica Médica, “principalmente com o apoio e ensinamentos de todos os professores que são extremamente capacitados”.

Os conhecimentos adquiridos e as experiências vividas farão parte de uma nova etapa na residência em Hematologia no Hospital Israelita Albert Einsteine, São Paulo, que ele vai começar. Marcelo foi aprovado em primeiro lugar na seleção.

“Começo esse novo desafio com muita gratidão, orgulho da minha formação e motivação para continuar crescendo, sempre carregando os valores, a ética e o aprendizado que a Uern me proporcionou”, completou.

CONTINUE A LEITURA…

Ambulatório de Feridas ultrapassa 600 atendimentos e abre vagas para avaliações em 2026 – https://abrir.link/Ofywp

O Ambulatório de Feridas da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern) alcançou a marca de mais de 600 atendimentos em apenas seis meses de funcionamento no ano de 2025. A unidade consolida-se como um importante serviço de atenção especializada, ensino e cuidado em saúde no município de Mossoró.

A iniciativa, que une ensino, pesquisa e extensão, oferece atendimento gratuito à população, reforçando o compromisso social da Universidade e fortalecendo a formação prática de estudantes e residentes. O Ambulatório é resultado da atuação integrada de estudantes da graduação, residentes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, docentes e técnicos da Faen.

Para 2026, o serviço já está com vagas abertas para avaliação, ampliando o acesso da população ao cuidado qualificado, organizado a partir de critérios técnicos e protocolo de triagem pactuado.

CONTINUE A LEITURA…

Uern reforça consulta pública sobre sustentabilidade – https://abrir.link/owcBr

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reforça, neste mês de janeiro, o convite à comunidade acadêmica para participação na consulta pública Uern +Sustentável, voltada à construção coletiva de ações, diretrizes e políticas institucionais de sustentabilidade no período pós-COP30.

A iniciativa é resultado da participação da Universidade na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA), e integra o movimento institucional de fortalecimento do compromisso com a Agenda 2030, a justiça climática e o desenvolvimento sustentável.

Aberta desde o início do ano, a consulta pública entra agora em uma fase estratégica de consolidação das contribuições, que irão subsidiar a elaboração do Plano de Ação Pós-COP30, além de orientar políticas internas, projetos e ações de curto, médio e longo prazo a partir de 2026.

CONTINUE A LEITURA…

Rolar para cima