Ônibus ou avião? Faça a melhor opção para você

 

O transporte terrestre dominou a preferência na hora de viajar durante décadas, mesmo depois do surgimento dos aviões, já que quando as passagens aéreas começaram a ser comercializadas o preço era acessível para a parcela mais privilegiada da população. “Os custos das viagens aéreas eram muito altos no início. Com o aumento de renda e a popularização do transporte aéreo ficou muito mais fácil se locomover no céu”, afirma Aldo Siviero, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV-RJ).

Cada meio de transporte possui sua peculiaridade e as vantagens ou desvantagens dependem muito do turista. O avião ganha em velocidade, conforto e segurança, enquanto o ônibus ainda é o meio mais barato. “Para curtas distâncias o ônibus é uma boa opção. Mas para viagens longas o ideal é viajar de avião, já que a comodidade é muito maior e as viagens aéreas podem ser 10 vezes mais rápidas do que os mesmos trechos percorridos de maneira terrestre”, aponta Siviero, que também é diretor do portal iTrip.

Para os atrasadinhos que não conseguem chegar com antecedência nos locais um alerta – nos aeroportos é obrigatório chegar pelo menos uma hora antes do horário do voo para viagens nacionais e duas horas antes para viagens internacionais, caso contrário não será permitida a entrada na aeronave. “Neste quesito os ônibus são mais flexíveis. O embarque é feito com meia-hora de antecedência e se o passageiro chegar em cima do laço ainda há a possibilidade de embarcar”, acrescenta.

Nas viagens aéreas são cobradas taxas muito mais caras em relação aos ônibus além do valor da passagem. Sem contar que qualquer peso extra na bagagem que vai no avião custa bem mais caro do que nos ônibus. “A escolha do meio de transporte deve levar em consideração o custo benefício. Às vezes a passagem aérea pode ser um pouco mais cara, mas chega muito mais rápido ao destino e o excedente monetário acaba compensando”, ressalta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.