Palco Giratório apresenta o espetáculo “Criaturas de Papel”

 

06-Daniel-Sorrentino_Bricoleiros_Criaturas-de-Papel-1024x683
Criaturas de Papel é construído a partir de duas técnicas principais: a bricolagem e o teatro negro (Foto: Divulgação)

 

A apresentação será realizada em Caicó, no dia 16 de maio, e em Mossoró, no dia 18 de maio. Projeto também promoverá oficinas teatrais gratuitas. Para assistir, basta doar 2 kg de alimentos.

A 18ª edição do Palco Giratório traz ao Rio Grande do Norte o espetáculo “Criaturas de Papel”, da Cia Bricoleiros (CE). Este é o segundo espetáculo apresentado neste ano, dentro do projeto do Sesc, que considerado o maior do país em termos de difusão das artes cênicas.

A peça será apresentada em Caicó no dia 16/05, às 19h30, no Centro Cultural Adjuto Dias, e em Mossoró no dia 18/05, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado. Para assistir, basta doar 2 kg de alimentos.

Ainda dentro da programação do Palco Giratório, a companhia cearense Bricoleiros, que encena a peça, também ministrará oficinas gratuitas de manipulação de marionetes bricoladas.

As inscrições podem ser feitas até um dia antes da realização das oficinas. Em Caicó, até dia 14/05, e em Mossoró até dia 16/05. É preciso acessar o site www.sescrn.com.br, preencher a ficha de inscrição e enviá-la para os emails indicados.

De abril a outubro, o projeto realiza 11 apresentações gratuitas de seis grupos teatrais em Natal, Caicó, Mossoró, São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Assu e Currais Novos. Os alimentos arrecadados na entrada são destinados ao programa Mesa Brasil Sesc, que combate a fome e o desperdício de alimentos em várias cidades potiguares.

Além disso, fazem parte do circuito 2015 mais três espetáculos de grupos teatrais locais. Também serão realizadas 62 horas de oficinas, três intercâmbios – troca de experiências entre um grupo visitante e um local, um pensamento giratório – bate-papo entre grupo visitante e plateia, intermediada por um profissional da área, bem como conversas entre público e artistas ao final das apresentações.

Sobre o espetáculo – Com classificação indicativa livre, “Criaturas de Papel” é construído a partir de duas técnicas principais: a bricolagem e o teatro negro. Estudadas e experimentadas, essas técnicas resultaram em um estilo de marionetes bricoladas.

No espetáculo, o branco contrasta com fundo negro, evidenciando o material usado, no caso, o papel. A ação cênica se dá a partir de um refinado processo de animação das marionetes, inspirado no trabalho do grupo japonês kawasemiza, em que dois ou três marionetistas animam o mesmo boneco. Esse formato enriquece os movimentos, ampliando a margem de expressividade e atuação das marionetes.

Fonte: Gazeta do Oeste

Rolar para cima