Publicação de José Ernesto Bologna será lançada dia 28 de setembro em São Paulo
Questões de absoluta contemporaneidade se sucedem em “O Deputado – ou o cinismo”, thriller psicológico de José Ernesto Bologna, que será lançado no dia 28 de setembro, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. No livro, o autor nos traz a oportunidade de fruir a integração de diversas disciplinas e formas literárias, rompendo o véu entre ficção e realidade.
Em um contexto atual e profundo, Bologna nos apresenta dilemas éticos justapondo e contrapondo palavras, atos e intenções sobre o ambiente político-social brasileiro, extensível a contextos mundiais, partindo do ponto de vista da psicologia e da filosofia.
Na trama, um deputado, modelo do mais absoluto cinismo, é sequestrado e levado para uma caverna, onde seus únicos contatos são uma figura obscura, que se anuncia como condutor de um experimento psicológico e moral, e sua assistente, com poder de ler pensamentos e sentimentos.
O contraditório surge na medida em que a obra denuncia o cinismo como forma de agressão e, ao mesmo tempo, apresenta um personagem, que por meio da pressão física e emocional, busca dar ao cínico alguma consciência da sua própria violência. Ao leitor, fica o seguinte questionamento: será o ódio à ética a origem da ética do ódio?
Valendo-se de um curioso enigma colocado desde o início e cuja solução dará ao deputado a liberdade, o sequestrador e sua assistente estudam em detalhes a natureza mental e os ardis do sequestrado. Incapaz de resolver a charada, à medida em que o livro progride, o deputado tenta de todas as formas monetizar a sua condição de soltura; mas o sequestrador – absolutamente honesto em seus propósitos – é refratário a qualquer oferta.
Amparado em um amplo conhecimento de psicologia e filosofia, dono de um intenso estilo pessoal, Bologna propõe uma narrativa empolgante, combinando elementos de tensão crescente, discussões teóricas fluidas, ágeis e compreensíveis para o leitor.
Da prosa ao verso, da psicologia à filosofia, da ética à política, da intolerância à compreensão. Este livro discute a necessidade do equilíbrio entre liberdades e limites, estimulando a educação para a cidadania e o aprimoramento do Estado de Direito, por meio da reflexão ética e moral, apontando a violência sutilmente oculta no cinismo, e o ódio por ele justificado.
Sobre o autor
José Ernesto Bologna é psicólogo de formação e entre outras atividades atua como professor na Fundação Dom Cabral. Bologna é autor de livros como “O Mundo é um Palco – Shakespeare 400 anos: um olhar brasileiro” (2016, Edições de Janeiro), “Diálogos Criativos – Domenico De Mais; Frei Beto” (2008, Sextante), “Estação Desembarque – Referências Existenciais para o Jovem Contemporâneo” (1999, Aquariana), entre outros.