A iniciativa leva cultura, arte e sustentabilidade por meio de cinco oficinas consecutivas, onde são ensinadas técnicas manuais realizadas com reciclagem de papel
Com inscrições encerradas, o projeto Mãos Criativas chega ao bairro das Rocas, zona Leste de Natal, e promete oferecer estímulo para o desenvolvimento e a geração de novos negócios na comunidade, por meio da produção de peças e esculturas empregando a técnica de papel machê. A iniciativa será desenvolvida pela artista plástica Ana Selma Galvão na Escola Municipal Henrique Castriciano a partir deste sábado (9), das 8h às 12h.
O projeto propõe levar cultura, arte e sustentabilidade por meio de cinco oficinas consecutivas, em que serão ensinadas técnicas manuais realizadas com reciclagem de papel. A ação é contemplada pela lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal e busca o resgate da história e da cultura dos bairros contemplados.
O curso é gratuito e dá direito a certificado de conclusão. Ao final, uma escultura de pescador em papel machê será produzida como forma de homenagear tantos homens e mulheres que vivem da atividade naquela região.
“O resultado do trabalho realizado na Ribeira nas últimas cinco semanas foi gratificante. Agora nas Rocas, o grupo selecionado para as oficinas terá mais facilidade em agregar valor à arte por meio da produção de peças, facilitando também a criação de novas atividades artísticas, o que pode resultar no surgimento de uma nova fonte de renda. Os artesãos poderão aprender a técnica do papel machê, como uma oportunidade no mercado artesanal turístico”, diz Ana Selma.
Durante as oficinas, os 25 alunos cadastrados também receberão palestras sobre educação ambiental e ainda a presença de convidados especiais durante as oficinas. No encerramento do curso, uma exposição exibirá todas as peças confeccionadas pelos próprios participantes.
