Setembro Cidadão em Parnamirim

  •  
     O mês de setembro chegou trazendo um novo tempo para a educação cidadã em Parnamirim. É que a Prefeitura abre oficialmente hoje (01), no Cine Teatro Municipal, o Setembro Cidadão, um programa idealizado pela advogada Lígia Limeira e pelo Juiz Jarbas Bezerra, e que através da lei complementar 494/13 instituiu como 10 de setembro, o Dia da Educação Cidadã.

Será um mês inteiro trabalhando temas como cidadania, meio ambiente, ética e valores humanos em todas as escolas da rede pública municipal de ensino. Em seguida, por mais um ano, vários projetos com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, através do programa “A OAB vai à escola”.

“Parnamirim acolhe os guardiões da democracia e da cidadania de braços abertos”, disse o Prefeito Rosano Taveira, a respeito da parceria dos idealizadores do Setembro Cidadão e dos membros da OAB e do Poder Judiciário.

Em seguida, o Prefeito Taveira anunciou que, em apoio à educação cidadã, a Prefeitura irá reformar e climatizar as 66 escolas do município, já está implantando 15 Megas de Internet nestas e vai  entregar o fardamento no início de 2018. “Será um investimento de R$ 12 milhões. Acreditamos na Educação das nossas crianças”, disse Taveira.

Taveira disse ainda que o município tem apoiado atletas e paratletas em competições regionais, nacionais e mundiais. “Parnamirim tem ajudado esses competidores a se tornarem medalhistas, o esporte é um dos caminhos da cidadania”, disse o Prefeito de Parnamirim.

A Vice-presidente da OAB, Marisa Almeida, disse que a união de todos é necessária para que se possa enfrentar as injustiças do mundo e explicou que o programa A OAB vai à escola vai trabalhar com diferentes comissões instruindo sobre Direitos Humanos, da Mulher, da Pessoa com deficiência e outros.

A OAB, através das suas comissões, terá projetos nas 08 escolas municipais nas quais hoje estão matriculados os alunos da Escola Límirio Cardoso Dávila, que no em 2016 foi alvo de violência social. São elas, as escolas Francisca Fernandes, Silvino Bezerra, Maria Fernandes Saraiva, Hélio Galvão, Manoel de Paiva, Cícero Melo, Jussier Santos e Luzanira Maria.

O projeto Reabilitando a Vida, de cuidados psíquicos, foi apresentado pela Professora Anadir Cavalcanti, também como reforço às ações do Setembro Cidadão.

A abertura do Setembro Cidadão tem ainda uma palestra motivacional com o auditor Walter Franco. “Iremos falar sobre a superação de limites, importante para a qualidade de vida”, disse o palestrante.

Participaram da mesa de abertura do evento o Prefeito Rosano Taveira, a Presidente da OAB, Marisa Almeida, a Secretária de Educação Francisca Henrique, a Advogada Lígia Limeira e o Juiz Jarbas Bezerra, do Setembro Cidadão, o vereador Rogério Santiago e a professora Anadir Cavalcanti.