Embaixador de Israel encontra lideranças políticas e religiosas durante agenda em Natal

Yossi Shelley foi recebido pelo governador do RN e seu secretariado, com o prefeito de Natal e representantes de igrejas evangélicas e da Igreja Católica.

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, cumpriu o segundo dia de compromissos em Natal nesta terça-feira (27). O representante israelense foi recebido por lideranças políticas e religiosas, além de encontrar-se com empresários potiguares.
A agenda do embaixador começou no Centro Administrativo do Estado, onde foi recebido pelo Governador Robinson Faria. Shelley apresentou os progressos alcançados por Israel no processo de dessalinização de água do mar. “Hoje, temos 80% da água consumida no nosso país oriunda da dessalinização, com meta de até 2020 chegarmos aos 100%. Esse é o futuro: usar a tecnologia para trazer benefícios para o povo”, afirmou.
O segundo encontro do dia foi com membros do secretariado do Governo do Estado, com destaque para as pastas ligadas a questão hídrica (Secretaria de Recursos Hídricos – Semarh, Instituto de Gestão das Águas – Igarn, e Caern), e a segurança (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – Sesed, Polícia Milita e Corpo de Bombeiros). A reunião contou com a presença da secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. “O Rio Grande do Norte conta com uma boa reserva de água, mas ainda inexplorada. Há ainda a questão do litoral. São mais de 400 km, com áreas que poderiam receber estações de dessalinização, o que ajudaria no combate à seca intensa que afeta o estado”, disse.
A convite da titular da Sesed, Sheila Freitas, Yossi Shelley conheceu o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). O embaixador destacou a importância do investimento em tecnologia para o enfrentamento da criminalidade. “Há uma base boa para se trabalhar no RN, mas que ainda precisa ser melhorada. É preciso investir mais em tecnologia. Tel Aviv, capital de Israel, por exemplo, conta com mais de 30 mil câmeras de videomonitoramento, o que facilita os trabalhos das forças de segurança”, afirmou.
O representante do governo israelense reuniu-se ainda com o prefeito Carlos Eduardo. Na ocasião, Shelley convidou o chefe do Executivo municipal para visitar a Embaixada de Israel, em Brasília.
No fim da tarde, o diplomata israelense foi recebido pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales de Araújo. O encontro teve a presença de empresários da região. “Israel pode colaborar em diversas áreas da economia, como a agricultura e a tecnologia. Em meu país, a parceria com a iniciativa privada teve um papel importante neste processo de enfrentamento de problemas como a seca. Vejo que este é um caminho que também pode ser adotado aqui”, disse.

Encontro com líderes religiosos
O embaixador encontrou-se com líderes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no RN, em um restaurante da cidade. Na pauta, os festejos dos 70 anos do Estado de Israel. O tema também foi assunto durante encontro com o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.
Shelley esteve também com membros da comunidade judaica no RN, e encerrou seus compromissos durante visita à igreja Bola de Neve, no bairro de Candelária.