Governo do Estado inaugura Central do Cidadão em São Gonçalo do Amarante

Foto: Divulgação

Mais de 101 mil habitantes dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz, serão beneficiados com a Central do Cidadão inaugurada nesta quinta-feira (04). O equipamento é fruto da parceria firmada entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e a iniciativa privada.

“A parceria do Governo com a iniciativa privada é para trazer cidadania para a população de São Gonçalo e região metropolitana de Natal, visando sempre o bem da comunidade. Até outubro nós vamos entregar mais 18 Centrais do Cidadão no estado”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

“Minhas palavras são de agradecimento, à todas as mãos que se uniram para realizar esta obra para o povo de São Gonçalo. E dizer que essas mãos estão estendidas para trabalharmos juntos em outras ações para  São Gonçalo e para o Rio Grande do Norte”, enfatizou o prefeito, Paulo Emídio de Medeiros-Paulinho.

O espaço cedido ao Estado, com 650 metros quadrados, está localizado dentro do Shopping Natal Moda Outlet Center, que contará com 220 lojas. Estrategicamente localizado no trecho urbano da Rodovia BR-406, há uma previsão de 15.000 potenciais consumidores circulando diariamente pelo novo empreendimento. O Governo do Estado vai garantir o acesso à internet nas instalações da Central fica, como também a gerência da unidade, que será realizada por um servidor estadual.

A empresa Bosque Center Desenvolvimento e Participações Imobiliárias LTDA, dos empresários, Roberto e Ricardo Rocha, cedeu o espaço onde vai funcionar a Central, e também todos os equipamentos que serão utilizados pela população. “Quando chegamos nesta área em 2010 não havia quase nada,  percebemos que as pessoas perdiam cerca de duas horas para ir e voltar do trabalho. É preciso gerar empregos próximos às moradias das pessoas. Este espaço vai trazer renda, trabalho e ajudar movimentar a economia local. A parceria com os governos estadual e municipal foi fundamental para tornar este projeto realidade”, disse Ricardo Rocha.

O contrato tem o prazo de 20 anos, foi celebrado em agosto de 2018 e tem vigência até 2038. Já o Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa celebrado entre o Executivo Estadual e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, 21 servidores da prefeitura foram cedidos para desempenharem suas funções na unidade da Central naquele município.

Com a instalação da Central, os moradores terão à disposição serviços importantes como emissão de CPF, primeira via de identidade, entre outros. O ITEP, Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (IPERN) e Procon-RN são alguns dos órgãos que estarão à disposição no local a partir da segunda-feira (9/07). Já no dia 11, a Caern disponibilizará os serviços à população.

A unidade de atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além da estrutura do Executivo Estadual na Central, no shopping também funcionarão órgãos da Administração de São Gonçalo do Amarante, como as secretarias de Tributação e de Desenvolvimento.   

Sobre o programa Central do Cidadão

As Centrais do Cidadão oferecem, de forma integrada, um conjunto de serviços públicos essenciais, centralizados geograficamente em um único espaço, em local de fácil acesso à população. Trata-se de uma forma de descentralizar serviços da estrutura administrativa tradicional dos diversos órgãos da administração pública.

Na atual administração já foram inauguradas, 2 centrais do cidadão: em São Paulo do Potengi e Apodi.