Presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz e governadora Fátima Bezerra agradecem aos profissionais de saúde hospedados no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa

Momento marca fim da parceria que, em seis meses, ofereceu acolhimento para aqueles que fizeram parte da linha de frente contra a Covid-19 no estado

“A vocês, guerreiros do dia a dia desta luta que ainda estamos travando e que nos enche de angústias, nosso muito obrigado. Trinta e nove mil vezes obrigado”. Com esta frase que faz referência ao número de pessoas curadas da Covid-19 no RN, o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, saudou os profissionais de saúde hospedados no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa na noite desta sexta-feira, 18. Queiroz participou do jantar que contou com a presença da governadora do estado, Fátima Bezerra, e marcou o fim da parceria pela qual foram ofertados cerca de 4.400 pernoites a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde em geral nas dependências do hotel.

Graças à parceria – que envolveu, ainda, o fornecimento de um total de 25 mil refeições ao longo de quase seis meses – estes profissionais puderam, em suas folgas, permanecer em um lugar sanitariamente seguro, com todo o conforto e acolhimento necessários ao descanso merecido de quem está na linha de frente da luta contra a Covid. Além disso, evitaram o risco de contaminar seus familiares e amigos.

“Quando começamos a receber estes profissionais, curiosamente, a média semanal de novos casos era bem próxima da que registramos hoje – cerca de 1.700. De lá para cá, atingimos picos de quase 11 mil casos por semana. Acumulamos mais de 66 mil casos confirmados e pouco mais de 2.300 mortes. Cada uma delas merece nosso pesar, nosso lamento, nossa contrição. Mas, também, registramos mais de 39 mil potiguares recuperados da Covid-19. E cada um destes casos tem um pouco do trabalho, da dedicação, da abnegação dos profissionais que passaram aqui por este hotel”, ressaltou Queiroz.

“Mais uma vez ressalto todo o nosso reconhecimento pela parceria com o Sistema Fecomércio RN, esta entidade admirável e que, no contexto da pandemia, tem dado grandes demonstrações de compromisso e responsabilidade com a sociedade norte-rio-grandense. Parabéns ao presidente Marcelo e toda a sua equipe. Parabéns ao Hotel e a todos os colaboradores, pelo cuidado e por terem, neste momento tão difícil, acolhido esses profissionais com o carinho e respeito que eles merecem”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

“Estou aqui há cinco meses e sou muito grata a toda a equipe do Hotel, que nos acolheu com muito carinho. Foram momentos difíceis que passamos, mas hoje é um dia de alegria, tanto pelos números que estão caindo, graças a Deus, e também por podermos comemorar o retorno ao nosso lar. Mas sem esquecer de registrar que o tempo em que estivemos aqui neste hotel foi maravilhoso”, afirma a Enfermeira Márcia Lima.

“Diante das carências estaduais – que todos sabemos que existem-, essa parceria com o Sistema Fecomércio e esse acolhimento do Hotel Senac Barreira Roxa merece nossa gratidão e reconhecimento. Muito obrigado à toda equipe do hotel por todo o trabalho. E que possamos usar isso como exemplo para continuarmos investindo em parcerias que beneficiem o trabalhador da Saúde do estado”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia.

Hotel passou por adaptações e funcionários foram treinados e vacinados

Foi visando oferecer ações de suporte às entidades de classe e à população, em todas as áreas e unindo forças pelo bem da sociedade norte-rio-grandense diante da pandemia Covid-19, que o Sistema Fecomércio RN disponibilizou, no dia 23 de março de 2020, a estrutura do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa para hospedar gratuitamente os profissionais de saúde que convivem com parentes que fazem parte dos grupos de risco da doença.

A ação beneficiou 116 profissionais de saúde, que se hospedaram no hotel em seus dias de folga, com um total de 4.373 rooming nigths. Além da hospedagem, os profissionais recebiam três refeições diárias (café, almoço e jantar), num total de 25.380 refeições.

Para receber os hóspedes especiais, todos os colaboradores do Hotel passaram por um treinamento especial sobre as condutas de segurança necessárias e receberam a vacina contra a gripe (H1NIN e H3N2).

Cumprindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde para o momento de quarentena, o hotel implantou uma série de medidas de prevenção e adequação às normas sanitárias. Além disso, todos os colaboradores utilizaram EPIs (equipamentos de proteção individual), como máscaras e luvas.

Nos apartamentos, foi feita a separação das camas, mantendo sempre 1,5m de distância entre elas; além da retirada de itens decorativos como abajures e cortinas, restando apenas objetos essenciais. Espaços de lazer como piscina, academia, salão de jogos, brinquedoteca, bar e café foram todos interditados para circulação. As três refeições foram oferecidas no restaurante Navarro, que teve espaços marcados para circulação e aproximação.

Todos os processos de limpeza e higienização foram reforçados com aplicação de álcool 70% em todas as superfícies, bem como a distribuição desse item em ambientes com maior circulação de pessoas.