Administração Penitenciária forma nova turma no curso de táticas policiais

Divulgação

Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), através da Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro (ESPEN), concluiu neste final de semana mais uma turma de 30 servidores no Curso de Técnicas e Táticas Policiais. O objetivo é reciclar e atualizar os policiais penais que atuam nos grupos de escolta e nas unidades em técnicas que eles utilizam no dia a dia. As aulas obedecem a todos os protocolos de prevenção ao Covid-19. 

O secretário da SEAP, Pedro Florêncio Filho, explica que a capacitação profissional dos servidores é uma prioridade da pasta. Ele citou que além do Curso de Técnicas e Táticas Policiais, neste segundo semestre, foram realizados: o Curso de Armeiro Mecânico Institucional; Estágio de Patrulhamento e Abordagem Policial; Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar Tático; e, nesta terça-feira, dia 27, será concluído um curso de operação dos rádios de comunicação digital do tipo fixo e móvel recetemente adquiridos pela SEAP. 

O Curso de Técnicas e Táticas Policiais faz parte do Plano de Ação Educacional da ESPEN e já concluiu três turmas, totalizando 80 policiais penais atualizados. Os treinamentos são ministrados pelo diretor do Departamento de Operações Táticas (DOT), Leonardo Alves, e o comandante do Grupo de Operações Especiais (GOE), Marcelo Henrique, e conta com auxílio de monitores da Polícia Penal.

Nas aulas, os servidores são atualizados com técnicas de caminhada tática e dinâmica; posições de tiro; varredura em ambiente fechado; recarga de combate e emergencial; uso de escudo; panes em armamento; entre outros assuntos abordados pelos instrutores. O curso é teórico e prático, através de exercícios no ambiente de trabalho e com o uso do próprio armamento utilizado pela SEAP (pistola, fuzil e espingarda). O curso acontece aos sábados, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, sem prejuízo ao efetivo de serviço.