outubro 2021

Coluna Versátil News

Câmara Municipal entrega Título de Cidadão Natalense a Daniell Rendall

A Câmara Municipal de Natal concedeu nesta quinta-feira(28), em sessão solene, o Título de Cidadão Natalense a Daniell Rendall, por proposição do vereador Felipe Alves (PDT). A concessão desse Título se destina a pessoas que não nasceram em Natal, mas que prestaram serviços de elevado valor no serviço público ou em algum ramo da sociedade natalense.

Daniell Rendall nasceu em Recife/PE e veio para Natal, com a família há 21 anos. Aqui, realizou formação escolar e permaneceu construindo laços em várias comunidades e segmentos da cidade. Foi concluinte da primeira turma do curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde é um dos fundadores do Centro Acadêmico Djalma Maranhão, entidade que representa os interesses dos estudantes do curso.

Foi servidor da CMN, onde participou ativamente da elaboração do Plano de Cargos e Carreiras, que trouxe benefícios e segurança aos funcionários da Casa. Em 2013, ingressou na Secretaria Municipal de Educação, onde, depois de exercer diversas funções, atualmente, é diretor de Recursos Humanos, e também presidente do Conselho Municipal do Trabalho e Emprego-Renda de Natal.

Durante a gestão de Daniell Rendall na diretoria que ocupa, a Secretaria de Educação de Natal teve diversos avanços, como a modernização e atualização profissional e tecnológica do serviço público, a viabilização da Avaliação de Desempenho, realização do Manual do Gestor Escolar, a fiscalização dos contratos terceirizados, a valorização da bolsa estágio e o fortalecimento do programa de ronda e proteção escolar.

“É inegável a contribuição de todo esse conjunto de ações para a melhoria da qualidade de vida do povo natalense, direta e indiretamente beneficiado pelo crescimento e qualificação do setor público-educacional, corroborando o merecimento do Título de Cidadão. É uma honra entregar esse título de cidadania, que é o reconhecimento da sociedade de Natal a ele que aqui chegou e só agregou, trazendo benefícios e ganhos para a nossa cidade”, justificou o vereador.

“Dos meus 31 anos de idade, 20 vivi em Natal. Foi aqui que construí minha carreira profissional e minha identidade como pessoa. Sou muito grato a essa cidade, onde passei os momentos mais felizes da minha vida. Não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz aqui hoje. É um momento único”, comemorou o novo cidadão natalense.

“Daniell é muito merecedor desse título. Ele se dedica à cidade e às pessoas daqui. É uma honra pra mim estar representando aqui o prefeito Álvaro Dias e assistir a esse reconhecimento”, afirmou a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz.

Coluna Versátil News

Presidente da COP diz que reunião é última chance para meta climática

Encontro para limitar aquecimento global começou hoje na Escócia

A 26ª edição da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26) representa a última chance para a humanidade cumprir as metas climáticas e limitar o aquecimento global, disse hoje (31) o presidente da reunião, Alok Sharma. O encontro começou hoje em Glasgow, na Escócia, e vai até o próximo dia 12.

O acordo de Paris, assinado em 2016 por 195 países, estabeleceu um limite de 1,5ºC para o aquecimento global. “O rápido processo de mudança climática está acendendo um alarme para o mundo aumentar o ritmo de adaptação, para enfrentar perdas e danos e agir agora para manter viva [a meta de] 1,5 grau”, disse Sharma, na abertura do encontro.

Segundo o presidente da COP26, a pandemia de covid-19 não interrompeu o aquecimento global. Apesar da queda momentânea nas emissões de gás carbônico em países que adotaram medidas de lockdown, o ano de 2020 terminou com as emissões em alta. “A mudança climática não tirou férias. Todas as luzes estão vermelhas no painel climático”, declarou Sharma.

No discurso de abertura, o político britânico, que assumiu a presidência da COP26, pediu que os líderes dos mais diversos países trabalhem juntos e disse que a reunião de cúpula será mais difícil que o encontro de Paris, em 2015. Isso porque o encontro tem como objetivo detalhar regras que haviam sido estabelecidas como marco-geral na reunião na capital francesa.

“A conquista de Paris foi histórica, mas apenas um acordo-quadro. O que temos que fazer desde então é acertar as regras detalhadas. Algumas delas ainda estão pendentes seis anos depois. Este é um verdadeiro desafio”, destacou

O presidente da COP26 disse que as divergências geopolíticas estão mais intensas do que no encontro de Paris. Ele conclamou os líderes a superar questões do passado para preservar o planeta. “Minha mensagem para todos os líderes é clara: deixem para trás os fantasmas do passado e fiquem unidos em torno desta questão que afeta a todos nós, protejam nosso precioso planeta”, pediu.

O encontro deste ano tem quatro grandes objetivos: traçar um compromisso para a eliminação das emissões de carbono nas próximas décadas, propor que os países protejam comunidades e habitats, arrecadar US$ 100 bilhões por ano até 2030 para o enfrentamento do efeito estufa e estabelecer a cooperação entre governos e sociedade civil.

O encontro reúne 21 mil representantes de governos, 14 mil observadores e 4 mil jornalistas na Escócia até o próximo dia 12. Sem a participação do presidente Jair Bolsonaro, a delegação brasileira será liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Fonte : agência Brasil

Coluna Versátil News

Prefeitura do RN: Sesap recebe lote de vacinas para ampliar imunização no RN

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu na tarde desta sexta-feira (29) um novo lote de vacinas para imunizar o povo potiguar contra a Covid-19. Divididos em três voos, chegaram 439.570 imunizantes da Pfizer, da Astrazeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan.

 

Grande parte desse lote é fruto do trabalho de gestão da Sesap em busca de ampliar e acelerar o processo de proteção por meio da vacinação, além de zerar o déficit de segunda dose da Astrazeneca, que hoje atinge mais de 100 municípios potiguares, que até meados desta semana necessitavam de mais de 70 mil doses que estavam em atraso.

 

Na quinta-feira (28), a secretaria encaminhou para as cidades pouco mais de 29 mil vacinas, entre Astrazeneca e Pfizer, para atender parte da lacuna formada por falta de doses repassadas pelo Ministério da Saúde. Com este lote, que conta com 110 mil unidades de Astrazeneca, o déficit será zerado. Nesta pauta de distribuição feita pelo ministério, apenas o Rio Grande do Norte, por conta da requisição feita pela Sesap diante da falta de vacinas, e mais três estados estão recebendo Astrazeneca.

 

O RN ainda é o único a receber neste momento doses de Coronavac. São 281.600 vacinas, que serão destinadas a atender o público acima dos 18 anos que ainda não iniciou o seu processo de imunização contra a Covid-19.

 

O lote desta sexta-feira é complementado ainda por 29.250 doses para o reforço dos profissionais de saúde e outras 18.720 unidades para a terceira dose dos idosos acima dos 60 anos.

 

Dados

 

Com estes três lotes, a Sesap ultrapassa a quantidade de 5,79 milhões de doses recebidas desde o início da vacinação. Dessas, foram registradas no sistema RN+ Vacina as aplicações, até o fim da manhã desta sexta-feira, de 4,44 milhões de vacinas.

 

Assim, o RN já alcançou 2,5 milhões de potiguares que tomaram ao menos a primeira das duas vacinas, sendo 1,7 milhão que completaram o esquema de imunização. Mais de 153 mil doses de reforço também já foram aplicadas.

 

Apenas entre o público acima dos 18 anos, o estado já chegou a 86% de pessoas com uma dose e 67% com as duas doses registradas no RN+ Vacina

 

 

Coluna Versátil News

Prefeitura de parnamirim: O primeiro fim de semana espacial no CCTV é sucesso

O primeiro fim de semana espacial do Centro Cultural Trampolim é um verdadeiro sucesso, principalmente com a criançada.

Foram cerca de 200 vistantes neste sábado (30). As crianças foram as que mais se divertiram com o simulador de voo, o cine em três D, Planetário e também com a exposição da roupa do primeiro astronauta brasileiro, o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Pontes.

Para o gerente  administrativo do CTV Espacial Elielton Alves “está sendo uma honrra fazer esse trabalho, aproximando a sociedade da área espacial. “Nós moramos na cidade, onde está a primeira base de lançamentos de foguetes da America latina: a Barreira do Inferno e um escritório regional da Agência Nacional Brasileira. Então, unir a sociedade neste meio espacial é bastante gratificante”, disse.

Neste domingo 31 continua a programação do fim de semana espacial com entrada franca nos horários das 9h às 16h.

Coluna Versátil News

Fecomércio : Diretores da Fecomércio RN recebem embaixador da Malásia para tratar de parcerias

Os diretores da Fecomércio RN, Fernando Virgilio e Laumir Barreto, representando o presidente Marcelo Queiroz, receberam nesta sexta-feira (29), o embaixador da Malásia no Brasil, Radih Ismail, na sede da Federação. Esse é o primeiro contato entre o país asiático e o estado potiguar.

Os dirigentes apresentaram o trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RN, a atuação das entidades na pandemia e os potenciais econômicos do nosso estado, como o turismo, carcinicultura, fruticultura e energias renováveis.

Junto com sua comitiva, o embaixador Radih Ismail, parabenizou e elogiou o trabalho executado pelo Sistema Comércio Potiguar e garantiu que parcerias podem ser feitas entre os países.

“Temos equipamentos, instrumentos que podem auxiliar o Rio Grande do Norte. O nosso turismo é muito forte e temos muito a trocar de informações sobre educação neste segmento. Agradeço por terem aberto as portas para Malásia e criar uma ponte de desenvolvimento entre nós”, comentou Radih.

Rolar para cima