Prefeitura de parnamirim : Prefeitura ressalta a importância do Novembro Roxo

O mês de novembro é dedicado à sensibilização para a prematuridade, também conhecido como Novembro Roxo. A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesad), tem investido no Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA), para fazê-lo referência também neste aspecto.

O Hospital Maternidade Divino Amor conta com uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal equipada com 10 leitos e uma equipe preparada para prestar assistência de qualidade aos pequenos guerreiros que tiverem pressa para nascer.

Ana Carolina, que está com o filhinho na incubadora há um mês e 17 dias, diz estar confiante na recuperação do seu filho. “Dou glória a Deus pela vidinha dele. Estamos aqui para contarmos a história dele. Estamos sendo muito bem tratados. Não temos do que reclamar, apenas agradecer”, disse.

Um pré-natal de qualidade é fundamental para a redução da prematuridade. Outro ponto importante é a conscientização da população sobre os fatores de risco e o que as gestantes podem fazer para tentar prevenir a ocorrência do parto antes das 37 semanas de gestação.

Entre os principais fatores que podem de risco que podem aumentar a probabilidade de que uma mulher tenha um bebê prematuro estão: parto prematuro anterior, estar grávida de mais de um bebê (gêmeos, trigêmeos ou mais), problemas com o útero ou colo do útero, problemas crônicos de saúde na mãe, como pressão arterial elevada, diabetes e distúrbios de coagulação, pressão arterial elevada, determinadas infecções durante a gravidez (principalmente a infecção urinária), tabagismo, uso de álcool ou uso de drogas ilegais durante a gravidez.

É importante também estar atento aos sinais que o corpo dá de um possível trabalho de parto prematuro, como por exemplo: contrações  a cada 10 minutos ou mais vezes, mudança no corrimento vaginal, como cor, quantidade e odor, perda de líquido  ou sangramento pela vagina, pressão pélvica com a sensação de que o bebê está empurrando para baixo, dor nas costas, cólicas abdominais, com ou sem diarréia.