Governo do RN : APA Piquiri-Una recebe 9° Caminhada Ecológica da Mata do Pilão

A Prefeitura Municipal de Espírito Santo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema/RN, promove na próxima terça-feira (4), a 9ª Edição da Caminhada Ecológica da Mata do Pilão, localizada no município de Espírito Santo/RN. Realizada anualmente, a caminhada faz parte das comemorações alusivas ao aniversário de emancipação política da cidade.

A Caminhada Ecológica tem como objetivo despertar a sensibilização ambiental da sociedade  e incentivar a preservação da Mata do Pilão. O ponto de concentração será em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, a partir das 7h, e em seguida os participantes caminharão para a entrada da Trilha da Gameleira, com destino ao assentamento Mata Verde. Na programação está prevista a distribuição de mudas nativas do Bioma de Mata Atlântica e também será servido um café da manhã rural para os participantes.

Para participar basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal), na SEAMA. Os interessados podem retirar a camiseta do evento na próxima segunda-feira (3), das 13h às 17h, na  sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Espírito Santo/RN, situada na Rua da Matriz, Nº 32, Espírito Santo.

APA Piquiri-Una

A Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una foi criada através do Decreto Estadual nº 10.683 de 06 de junho de 1990, apresentando uma área de 12.000 hectares. No entanto, os limites da UC foram modificados por força do Decreto Estadual nº 22.182, de 22 de março de 2011, tendo sua área ampliada para 40.707,45 hectares.

A APA Piquiri-Una abrange parte dos municípios de Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea, estando presentes os Biomas de Mata Atlântica e Caatinga, assim como importantes rios que compõem as sub-bacias dos rios Curimataú, Catú e Jacú. Esta UC tem como objetivo proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais