Pesquisa Exatus: Em primeira pesquisa para o Senado, Rafael Motta desponta com quase 10% das intenções de voto

Pesquisa Exatus: Em primeira pesquisa para o Senado, Rafael Motta desponta com quase 10% das intenções de voto

Na sondagem estimulada, ele figura com 9,65% das intenções de votos, ou seja, quase dois dígitos em sua estreia, um número que chama a atenção pelo fato da sondagem ter sido iniciada apenas uma semana após o PSB ter oficiado os institutos de pesquisa para a inclusão do nome do parlamentar em seus levantamentos.

Participando pela primeira vez de pesquisa eleitoral, o presidente estadual do PSB, deputado federal Rafael Motta, aparece em terceiro lugar nos dois cenários analisados para o Senado Federal. Na sondagem estimulada, ele figura com 9,65% das intenções de votos, ou seja, quase dois dígitos em sua estreia, um número que chama a atenção pelo fato da sondagem ter sido iniciada apenas uma semana após o PSB ter oficiado os institutos de pesquisa para a inclusão do nome do parlamentar em seus levantamentos.

1 5

O mais surpreendente de tudo isso é que Rafael Motta não conta com apoio declarado do PT do Estado – de quem seu partido é aliado e a quem ele reafirma apoio e voto incondicional – e ainda não declarou que será candidato ao Senado em detrimento da postulação para deputado federal.

Outro dado para se levar em conta é que, na sondagem espontânea, 62,8% dos entrevistados afirmam não saber em quem votar para o Senado. E a soma de Rafael e Carlos Eduardo Alves (PDT) – com quem o pessebista disputa o apoio do PT no Estado, representa uma vantagem de 24% sobre o bolsonarista Rogério Marinho (PL).

Para a disputa de Senado Federal, o Exatus estimulou os nomes de Carlos Eduardo Alves (PDT), Rafael Motta (PSB), Rogério Marinho (PL), Robério Paulino (Psol) e Ney Lopes (Brasil 35). Há também pesquisa estimulada e espontânea para a Presidência da República.

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa, em parceria com o jornal AGORA RN, entrevistou entre os dias 12 e 14 de maio, dois mil eleitores em todas as regiões do Estado, totalizando 60 municípios pesquisados. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número de identificação RN-00845/2022. A margem de erro é de 2,1% e o índice de confiabilidade é de 95%.