Mostra da rede de escolas de inglês ocorrerá no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros (SP), entre os dias 26 de junho e 31 de agosto
São Paulo, junho de 2024 – Neste ano, a Cultura Inglesa, renomada rede de escolas de inglês, completa 90 anos de atividade no país. E, para celebrar esta data especial, a instituição prepara uma exposição gratuita e aberta ao público, a ser realizada em sua sede, no Centro Brasileiro Britânico, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, entre os dias 26 de junho e 31 de agosto.
“É uma oportunidade para as pessoas conhecerem a história e o propósito da Cultura Inglesa, os momentos marcantes, acompanharem a evolução da marca ao longo do tempo e reconhecerem seu legado e contribuição para a formação de diferentes gerações de cidadãos bilíngues. É uma exposição bem informativa, com objetos e fatos curiosos, dados históricos destes 90 anos, além de ter espaços instagramáveis”, destaca Samia Marçon, Diretora Executiva de Marketing da Cultura Inglesa.
Na mostra, o visitante é convidado a viajar pelo tempo, começando pela fundação da Cultura Inglesa, em 1934, no Rio de Janeiro, e em 1935, em São Paulo, com a missão de ensinar a língua inglesa e promover a cultura britânica no Brasil.
Com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a reorganização geopolítica do mundo, a instituição ampliou seu alcance, incluindo ações culturais para promover o intercâmbio entre as culturas brasileira e britânica. Aqui, o visitante vai se lembrar de iniciativas como o Cultura Inglesa Festival (CIF), maior festival de arte, cultura e educação da América Latina promovido, anualmente, pela Cultura Inglesa, e que, em 2024, chegará à sua 27ª edição.
Continuando o tour, a mostra lembra que, entre 1960 e 1970, a instituição manteve seu foco no ensino de inglês e consolidou seu papel, também, de plataforma de Diplomacia Cultural entre Brasil e Reino Unido. A partir da década de 1980, a rede iniciou um processo de modernização e passou a incorporar a tecnologia à sua metodologia de ensino, e, entre 1990 e 2000, conectou o ensino de inglês à rede mundial de computadores.
Finalmente, o visitante vai entender como a Cultura Inglesa chegou forte nos anos 2020 com uma oferta educacional múltipla, incluindo a modalidade de ensino remoto, com aulas ao vivo pela internet, em um movimento de adaptação à crescente diversificação do público e às novas tendências de ensino de línguas.
Além da jornada histórica, a mostra também dá conta de apresentar as estratégias adotadas pela Cultura Inglesa para se firmar como referência no mercado de ensino de línguas, seja por meio da oferta de vivências culturais, que complementam a experiência de aprendizagem em sala de aula, ou pela formação continuada do seu corpo docente, por meio de iniciativas como os cursos oferecidos pela sua instituição de Ensino Superior, a Faculdade Cultura Inglesa.
A exposição ainda abrange os projetos sociais desenvolvidos pela Cultura Inglesa, por meio de seu programa de concessão de bolsas, que apoia comunidades em situação de vulnerabilidade social, ampliando oportunidades e incluindo gerações de estudantes, além de mostrar a potência cultural da instituição.
Os horários de visita da exposição dos 90 anos da Cultura Inglesa são de 2ª a 6ª feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Não é preciso realizar agendamento prévio à visitação.
Serviço
Exposição 90 Anos Cultura Inglesa
Local: Centro Brasileiro Britânico – R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, São Paulo (SP)
Data: Entre os dias 26 de junho e 31 de agosto
Horário: De 2ª a 6ª feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Entrada: Gratuita
Sobre a Cultura Inglesa
Com 90 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino do idioma inglês. Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
A Cultura Inglesa se destaca no setor de ensino de idiomas ao oferecer uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos disponibilizados no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de ofertar um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.