setembro 2025

Coluna Versátil News

O campeão olímpico Giba inspira e emociona durante meeting da FGR

Com mais de 2 mil corretores de imóveis presentes, apresentação do Jardins Montreal ao mercado imobiliário traz também experiências imersiva sobre o conceito do projeto lançado

Usando a sua trajetória de vida como um dos atletas brasileiros mais vitoriosos da história, o campeão olímpico e ex-jogador de vôlei, Gilberto Amauri Godoy Filho, ou simplesmente Giba, inspirou e emocionou os mais de 2.100 profissionais do mercado imobiliário, que lotaram o teatro do Centro de Convenções da PUC Goiás, palco do meeting do Jardins Montreal, o mais recente lançamento imobiliário da FGR Incorporações. O empreendimento, que irá comercializar casas e lotes residenciais, será construído na divisa entre Goiânia e Senador Canedo.

A luta contra leucemia ainda nos primeiros meses de vida, a infância humilde em Londrina (PR), um grave acidente aos 11 anos que lhe rendeu mais de 150 pontos num dos braços, o contato com vôlei em Curitiba no início da adolescência, as peneiras em grandes times de São Paulo, a chegada à Seleção, as conquistas olímpicas e de mundiais, a passagem por times de vários países até a inclusão de seu nome no Hall da Fama do Vôlei como um dos maiores atletas do voleibol mundial. Os desafios parecem ser uma rotina na vida do ex-atleta, que atualmente, além de palestrante, comentarista esportivo também atua no mercado imobiliário no Paraná.

Fazendo parte da mais vitoriosa geração do voleibol brasileiro, Giba falou das vitórias, mas sobretudo das derrotas, dos desafios e sacrifícios que antecedem todas as grandes conquistas da sua vida, sejam dentro ou fora das quadras. “Muita gente me pergunta qual é o segredo para se ter uma seleção tão vitoriosa como foi a nossa. E eu digo que não existe um segredo só, são várias coisas. Para se chegar ao patamar que a geração chegou hoje vieram antes várias gerações de atletas. Antes de cada vitória, houve muito treino e muitas derrotas”, destacou o ex-atleta.

Segundo Giba, gestão ganha jogos dentro e fora das quadras, e ao citar as grandes lições que o esporte lhe ensinou, como disciplina, foco, trabalho em equipe e aprendizado diante das derrotas, o campeão olímpico destacou que esses valores são essenciais em qualquer atividade profissional, seja numa carreira esportiva no vôlei ou no mercado imobiliário. Para Giba, grandes vitórias, em qualquer área profissional, sempre são consequências de muito trabalho e das derrotas. Em sua palestra, Giba ressaltou que trabalhar com propósito e pelos outros, é o que traz sentido a qualquer jornada profissional. “A vitória é uma meta diária e não de um jogo só. A conquista de um título como uma Liga Mundial ou uma medalha olímpica veio de um conjunto de pequenas vitórias e superação de derrotas e assim é, pode ter certeza, quando se fecha uma grande venda”, afirmou o ex-ponteiro da Seleção.

“Adapte-se ao tempo e ao espaço que tem. Treine como se estivesse jogando e jogue sempre mais do que treinou. Faça com que todo e qualquer sacrifício faça valer a pena. Faça tudo sempre com muita vontade e conhecendo e se conectando de fato com as pessoas. Não abandone ou se esqueça do seu propósito um dia se quer. Se meu propósito é jogar vôlei, vou jogar e gerir sobre isso todos os dias. Se seu propósito é oferecer e vender imóveis, faça isso e gere sobre isso todos os dias”. Essas foram algumas das muitas dicas dadas por Giba ao longo da sua palestra, posturas que segundo ele, fizeram a diferença na sua vitoriosa carreira esportiva e que seguem sendo importantes hoje em sua atual trajetória no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Imersão
No meeting da última quarta-feira (10/09) no Centro de Convenções da PUC Goiás, a FGR, além de inspirar campeões de vendas com a palestra de Giba, proporcionou uma experiência imersiva sobre a proposta de seu mais recente lançamento, o Jardins Montreal. Os convidados foram recebidos ao som de vários sucessos do jazz, executados pelo grupo musical Ludere.

Apresentação musical foi uma ideia da equipe de marketing da FGR e fez  referência à cidade canadense Montreal, que dá nome ao empreendimento e é conhecida por sua ligação com a música, uma vez que é sede do mais famoso festival de jazz do mundo e palco de diversos eventos musicais que mesclam tradições locais e influências internacionais. “Montreal é uma cidade conhecida por sua arquitetura, moderna, seus parques urbanos e também por sua forte relação com a música, por isso a ideia de trazer uma banda de jazz para receber nossos convidados”, explicou Camila Alcantara, diretora comercial e de marketing da FGR, durante o meeting.

E para falar ao público presente ao meeting sobre o conceito da campanha publicitária desse mais recente lançamento da FGR, foi convidado o publicitário Sérgio Prandini, CEO e founder da agência paulista Huddle. Além de mencionar também as referências à cidade de Montreal, no Canadá, que estão presentes na logo, nas cores e trilhas dos comerciais de rádio e TV, o publicitário destacou uma curiosidade sobre a principal peça de divulgação do projeto, o comercial de TV. “Nós já temos hoje pessoas que cresceram num condomínio Jardins e hoje já criam seus filhos também num Jardins, então a nossa ideia central nessa campanha foi realmente trazer a sensação e a visão de quem mora nos condomínios projetados pela FGR. Gravamos então pela primeira vez um filme pela lente de quem eu acredito que seja o grande protagonista desta campanha, que são os filhos de quem mora num condomínio Jardins. Portanto, todo o filme foi gravado com a câmera na mão deles, trazendo o olhar deles”, explicou o publicitário.

Sorteios
Tendo o jornalista Handerson Pancieri como mestre de cerimônias, o meeting do Jardins Montreal também serviu como um “esquenta” para o lançamento oficial do condomínio residencial marcado para o dia 18 de outubro.

A manhã festiva no Centro de Convenções da PUC Goiás contou também com sorteio de prêmios como um Macbook, um Ipad e um Iphone. E uma surpresa, muitos corretores que estavam presentes levaram para casa bolas e camisas autografadas pelo Giba e que foram sorteadas ao fim do evento.

Sobre o Jardins Montreal
Uma área verde preservada de 113 mil metros quadrados que corta o condomínio horizontal ao meio promete ser um dos grandes atrativos do empreendimento, juntamente com uma represa com 3 a 4 mil metros quadrados de espelho d’água. Também dentre os itens de lazer e convivência o projeto traz academia com área de 255 m² e já equipada, quadras de areia, de tênis, de futebol society e uma quadra de pickleball. Incluem ainda piscina, playground, pet place, espaço para feiras, capela ecumênica, salão de festas, pomar e outros itens. Com projeto urbanístico assinado pelos arquitetos e urbanistas Luiz Fernando Teixeira e Sérgios Matias; e projeto arquitetônico chancelado pelos arquitetos Juliano Costa e Bruno Veras, o Jardins Montreal traz uma área total de 404 mil metros quadrados.

Outra grande novidade do novo Jardins, é que pela primeira vez a FGR terá um lançamento imobiliário que irá comercializar simultaneamente lotes e casas. Para Camila Alcantara, essa é mais uma estratégia inovadora da incorporadora no segmento de condomínios horizontais. Durante o meeting, a diretora comercial e de marketing da FGR anunciou uma grande novidade sobre o projeto, que até então, era um segredo guardado a sete chaves. Segundo Camila, dentro de uma proposta de oferecer o máximo de comodidade aos moradores, o Jardins Montreal irá contar com restaurante, padaria e empório dos mesmos criadores do Grupo Iz, que atualmente assina e administra os mais renomados restaurantes de Goiânia.

“Assim como tivemos no Jardins Grécia, o Montreal irá contar com a parceria da rede CNA de Escolas de Idiomas, que terá uma unidade dentro do condomínio oferecendo cursos de inglês e espanhol para adultos e crianças. Sem falar que os moradores desse próximo condomínio da FGR contarão com duas escolas referenciais na região, a Maple Bear e o Colégio Ethos”, completa a diretora.

Durante o meeting a diretora comercial e de marketing da FGR também destacou a localização do empreendimento, que segundo ela, será a melhor localização dentre os condomínios na região da divisa entre Goiânia e Senador Canedo. “A FGR já trouxe a infraestrutura com a construção de um novo acesso ligando a Avenida Progresso, em Senador Canedo, a região dos grandes condomínios em Goiânia. Com isso, esse é um empreendimento que estará a seis minutos do Alpha Mall e a oito minutos do Shopping Flamboyant. Então, realmente, quando o cliente vai até lá, ele já não sente mais que é um lugar distante. Já ficou dentro da cidade de Goiânia”, explica a diretora da FGR.

Sobre as tipologias e metragens das casas e dos lotes, o Jardins Montreal irá trazer sobrados de 150 metros quadrados até 182,40, sendo quatro quartos e três suítes; já as casas térreas serão de 110 metros quadrados, podendo chegar até 142,05 metros quadrados, com tipologias de três quartos, com duas ou três suítes. Já os lotes terão metragens a partir de 250 metros, podendo chegar até 470,5  metros quadrados.

Coluna Versátil News

Mês de outubro contará com 140 vagas em cursos gratuitos do Sesc RN 

Serão oferecidas sete turmas em Natal, Mossoró e São Paulo do Potengi, algumas já voltadas para a época natalina e de veraneios
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, oferece 140 vagas totalmente gratuitas para os cursos de valorização social no mês de outubro. Algumas turmas temáticas já começam os preparativos para a época natalina e de veraneio, épocas importantes para o comércio. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 19, nas Centrais de Relacionamento do Sesc ou pelo site sescrn.com.br.
Os cursos oferecidos em outubro irão ocorrer nas unidades Sesc da Cidade Alta, Zona Norte, Mossoró e São Paulo do Potengi. Serão 140 vagas disponíveis, distribuídas nos cursos gratuitos de Cerimonialista (Mossoró, Zona Norte e São Paulo do Potengi), Decoração para festas (São Paulo do Potengi), Guirlanda natalina (Zona Norte), Bijuteria com macramê e crochê (Cidade Alta) e Patch Apliquê (Cidade Alta). Todas as turmas têm 20 horas e duram o período de uma semana.
Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à Central de Relacionamento de alguma unidade Sesc ou realizar a inscrição de forma online pelo site sescrn.com.br/cursos. É preciso apresentar documento de identidade (RG ou certidão de nascimento), CPF do candidato ou do responsável legal, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e comprovante de renda.
O resultado com a confirmação de quem fará parte das primeiras turmas será divulgado no dia 26 de setembro, com as aulas previstas para 06 a 31 de outubro, a depender da turma. Para os cursos dos próximos meses, os cronogramas serão divulgados no site do Sesc RN (www.sescrn.com.br).
Todos os cursos são regidos pelo edital de Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), por isso o público-alvo são pessoas matriculadas ou egressas da Educação Básica e que possuem renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos. Além disso, o projeto dá preferência a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.
Para o segundo semestre de 2025, estão sendo disponibilizadas um total de 760 vagas para 38 turmas dos cursos de valorização nas cidades de Natal, Macaíba, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Caicó e Mossoró.
Serviço:
O que: Mês de outubro contará com 140 vagas em cursos gratuitos do Sesc RN
Quando se inscrever: Até 19 de setembro
Onde se inscrever: Centrais de Relacionamento das unidades Sesc (horário das 08h às 12h e das 13h às 17h) ou pelo site sescrn.com.br/cursos
Onde serão ofertadas as turmas: Cidade Alta, Zona Norte, Mossoró e São Paulo do Potengi
Valor: Gratuito
Pré-requisitos:
  • Ser, prioritariamente, Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo ou seu dependente, ou ainda, público em geral
  • Estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica
  • Possuir renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos
Documentação necessária:
  • Documento de identidade (RG ou certidão de nascimento)
  • CPF do candidato ou responsável legal
  • Comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias)
  • Comprovante de renda
Cronograma:
  • Inscrições (15 a 19/09)
  • Resultado (26/09)
  • Execução das aulas (06/10 a 31/10)
  • Matrícula (primeiro dia de aula, a depender da turma)
 
Turmas de Outubro: 
  • Cerimonialista – Mossoró – Execução das aulas: 13 a 17/10, das 13h às 17h
  • Cerimonialista – São Paulo do Potengi – Execução das aulas: 20 a 24/10, das 18h às 22h
  • Decoração para festas – São Paulo do Potengi – Execução das aulas: 27 a 31/10, das 18h às 22h
  • Cerimonialista – Zona Norte – Execução das aulas: 06 a 11/10, das 08h às 12h
  • Guirlanda natalina – Zona Norte – Execução das aulas: 13 a 17/10, das 08h às 12h
  • Patch Apliquê – Cidade Alta – Execução das aulas: 06 a 10/10, das 13h às 17h
  • Bijuteria com macramê e crochê – Cidade Alta – Execução das aulas: 20 a 24/10, das 13h às 17h
Coluna Versátil News

FENACAM 2025 será lançada no próximo dia 30 de setembro em Natal com foco no protagonismo do camarão cultivado no Brasil e, as perspectivas do retorno ao mercado internacional.

Em um momento em que a carcinicultura e aquicultura mundial alcançam patamares de produção históricos, a Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC, promotora oficial da FENACAM, anuncia a realização da sua 21ª edição. O lançamento oficial acontecerá no próximo dia 30 de setembro, às 18h30, na Casa Nuestra Recepções, em Natal/RN, reunindo imprensa, autoridades e representantes da cadeia produtiva do setor.

A carcinicultura é hoje um dos pilares do agronegócio da Região Nordeste e projeta o Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, como principais produtores, no cenário nacional. Em 2024, a produção brasileira de camarão cultivado atingiu 210.000 toneladas, gerando um valor estimado de R$ 6,0 bilhões, representando um crescimento de 16,7% em relação a 2023 (180.000 t). Já a piscicultura como um todo, movimentou cerca de R$ 10,2 bilhões no país, com cerca de 968.745 t, das quais, 662.230 t foram de tilápias.

Já no cenário global, a produção de camarão cultivado alcançou 5,88 milhões de toneladas e projeta atingir 6,1 milhões em 2025, consolidando-se como um dos setores mais dinâmicos do agronegócio pesqueiro mundial. Segundo dados da ABCC, O mercado global de camarão foi avaliado em US$ 71,9 bilhões em 2024, com previsão de chegar a US$ 105,4 bilhões até 2033.

Para o presidente da FENACAM, Itamar Rocha, esses números mostram a força da atividade: “O Brasil tem potencial para ser protagonista no mercado mundial de camarão e de peixes de água doce cultivado. A FENACAM é uma vitrine estratégica para trocar experiências, aumentar e mostrar nossa competitividade, atrair investimentos e fortalecer parcerias que impulsionam toda a cadeia produtiva. Mais uma vez reuniremos em Natal as maiores potências do setor”, destaca.

O que esperar da FENACAM 2025?

Reconhecida como a maior feira de aquicultura da América Latina, a FENACAM 2025 será realizada de 11 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Natal. A expectativa é reunir mais de 7 mil visitantes de diversos Estados e mesmo de países, entre produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários.

São mais de 200 expositores já confirmados, incluindo empresas dos EUA, México, Equador, Austrália, Tailândia, Holanda e China. 60 palestrantes nacionais e internacionais, de países como Brasil, França, EUA, Noruega, Madagascar, México, Cingapura, Vietnã, Taiwan e Chile, abordando inovações e tendências do setor.

O evento paralelo, RECARCINA – Rede Nacional de Carcinicultura, terá palestrantes do Brasil e Equador, além de mesas-redondas com debatedores renomados.

Em 2024, a feira movimentou cerca de R$ 40 milhões em negócios futuros, com a expectativa de que deverá ser superada em 2025. Além da feira internacional de equipamentos, produtos diversos e serviços, a programação inclui simpósios técnicos e científicos e networking de alto nível, consolidando a FENACAM como um hub de conhecimento, negócios e inovação.

SERVIÇO:
Lançamento oficial da FENACAM 2025
Data: 30 de setembro de 2024 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Casa Nuestra Recepções – Natal/RN

Mais informações:
Jeanny Damas – Assessoria de Imprensa FENACAM 2025
(84) 99451-4577

Coluna Versátil News

Praia Shopping reforça vocação para o varejo de proximidade e amplia mix de operações com marcas potiguares

 

O varejo de proximidade vem ganhando força no Brasil, e os shoppings de bairro se consolidam como protagonistas desse movimento. Em Natal, o Praia Shopping é um exemplo claro dessa tendência: o empreendimento tem atraído novas operações e se posicionado como um polo de conveniência, serviços e entretenimento, gerando impacto positivo tanto para consumidores quanto para o setor econômico local na zona Sul da cidade.

Impulsionado por datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e pelo efeito calendário da Páscoa em abril, o setor de shoppings registrou crescimento de 3,1% nas vendas no 2º trimestre de 2025, revertendo a queda observada no mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

O levantamento aponta que os shoppings mantiveram a maior taxa de ocupação dos últimos anos (95,1%) e registraram inadimplência de apenas 4,3%, reforçando a resiliência do setor. Já o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2024-2025 mostrou que o segmento atingiu um faturamento recorde de R$ 198,4 bilhões em 2024, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior. Os dados comprovam que o setor se reinventa e se adequa ao que o público busca: proximidade, segurança e facilidade para compras.

Nos últimos meses, o Praia Shopping inaugurou novas lojas e serviços que ampliam sua relevância junto ao público e fortalecem a presença de marcas potiguares. Entre as novidades estão: a Crossby, marca de moda masculina natalense; Mel Acessórios, voltada ao público jovem; Salutaris, franquia potiguar da área de saúde e bem-estar; Seu Natural, especializada em alimentação saudável e a Delicada Espaço de Beleza. Até o final do ano, estão previstas ainda mais quatro inaugurações, consolidando o shopping como referência em praticidade e diversidade.

De acordo com a administração, o Praia Shopping recebe, em média, 210 mil pessoas por mês, público formado por moradores, trabalhadores e estudantes da região. “Esse fluxo mostra a força de uma vocação que vai além do turismo e acompanha o crescimento populacional da vizinhança”, destaca a gerente geral do empreendimento, Danielle Leal.

Mais do que compras, o Praia Shopping fortalece seu fluxo com atrações culturais, eventos e serviços. O empreendimento é sede de grandes eventos, como o Carnaval e o FESTIN, e conta com operadores de peso como a Lojas Americanas, a Xop (marca local em expansão), além da central de atendimento da Receita Federal. O shopping também abriga o Colégio Monte, já classificado entre as 10 melhores escolas do RN no ENEM, o Moviecom Cinemas e a Igreja Cidade Viva, que, junto a dois grandes restaurantes e demais operações, contribuem para o fluxo diário e recorrente do mall.

Para os próximos meses, o Praia Shopping segue apostando em programação diversificada e na chegada de novos negócios, reforçando seu papel estratégico no varejo da capital potiguar, especialmente na zona Sul, região que passa por uma grande transformação. “Há 28 anos o Praia vem atuando, atraindo novas operações, se modernizando e se consolidando como um dos shoppings preferidos da cidade, conquistando clientes fiéis e acompanhando o crescimento da região”, complementa Danielle Leal.

Coluna Versátil News

Balneário Camboriú soma mais de R$ 380 milhões em obras e projeta valorização de até 40% no mercado imobiliário

Fora dos limites imaginados, a cidade catarinense supera o que parecia impossível. Além de estar na liderança do valor do metro quadrado brasileiro, ela mantém sua posição de líder há mais de três anos. Agora, está prestes a atingir novos patamares de evolução. Com obras estruturantes em andamento e previstas como a nova orla, a macrodrenagem da Praia Central, o complexo turístico do Morro do Careca e ações para melhorar a balneabilidade, Balneário Camboriú vive mais um salto de desenvolvimento urbano e valorização.

– – – – – – – – – – – – – – – – –
FOTOS PARA DOWNLOAD
https://drive.google.com/drive/folders/1EQ3fPuecV3wvR5ac-lbLpQ0VlSoWmzKX?usp=sharing
– – – – – – – – – – – – – – – – –

Setembro, 2025 – “Se alguém achava que a cidade do litoral norte catarinense, Balneário Camboriú, poderia passar por um período de estabilização nos índices de valorização imobiliária, certamente irá se surpreender com novos saltos positivos que estão por vir. Aplausos aos investidores que acreditaram no município e colhem agora excelentes frutos e uma dica para quem deseja aproveitar e garantir um ativo que rende acima da inflação e que é forma mais segura de investimento”, alerta Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos e especialista com mais de 20 anos de atuação nos setores de imóveis de alto padrão, logístico e industrial.

Com mais de R$ 380 milhões em investimentos públicos e privados em andamento e previstos para os próximos anos, Balneário Camboriú vive uma nova fase de valorização imobiliária. Obras estruturantes como a nova orla, o sistema de macrodrenagem da Praia Central, o futuro complexo turístico do Morro do Careca e ações voltadas à melhoria da balneabilidade devem impulsionar em até 40% o valor dos imóveis em regiões estratégicas da cidade. A estimativa ousada é de Renato Monteiro, porém, foi ele que já previu índices que pareciam ser exagerados para o Brasil, mas que se confirmaram. Com um ano de antecedência, por meio de estudos e análises constantes em conjunto com a sua equipe, Renato Monteiro previu que Balneário Camboriú alcançaria o posto de metro quadrado mais valorizado do Brasil, projeção que se confirmou e mantém a cidade no topo do ranking até hoje, por mais de três anos

“O que presenciamos é a consolidação de um modelo urbano diferenciado que une o privado e o público caminhando em um mesmo propósito. Ou seja, une infraestrutura inteligente, visão de longo prazo e alto padrão construtivo. São elementos que embelezam a paisagem, trazem como foco as reais necessidades dos moradores e turistas e, ao mesmo tempo, provocam impactos diretos sobre o patrimônio imobiliário. Com a entrega dessas obras, estou convicto de uma valorização de 30% a 40%, especialmente nos imóveis à beira-mar e em bairros que passarão a ter atrativos inéditos”, afirma Monteiro.

Segundo ele, esse novo ciclo de crescimento dá continuidade a um movimento que já colocou Balneário Camboriú no topo do ranking do metro quadrado mais valorizado do Brasil. “Quem acompanha o mercado sabe que essa valorização não é um acaso. Ela também é sustentada por uma escassez real de terrenos em uma orla de menos de sete quilômetros, pela presença de empreendimentos de altíssimo padrão e por um fator essencial no segmento de luxo: a exclusividade aliada a uma excelente infraestrutura urbana. Aqui não existe expansão horizontal, e os imóveis que estão sendo lançados, em alguns casos, são resultado da demolição de prédios antigos para dar lugar a edifícios mais altos e mais sofisticados e a procura é altíssima”.

Monteiro ressalta ainda que outro dos grandes diferenciais de Balneário Camboriú em relação a outros destinos brasileiros está na segurança. “Já estive em dezenas de países e posso dizer com tranquilidade: Balneário Camboriú é uma das cidades mais seguras do mundo. E segurança é um dos pilares da decisão de compra para quem está investindo milhões em um ativo de luxo.”

Entre as obras que devem gerar maior impacto na valorização imobiliária de Balneário Camboriú está a reurbanização da Praia Central, que prevê transformar 600 mil metros quadrados em um parque linear de uso público. O projeto completo está orçado em R$ 250 milhões e inclui intervenções urbanas, paisagísticas, de iluminação e infraestrutura. A segunda etapa da obra, com ordem de serviço assinada recentemente, em julho, receberá investimento de R$ 31 milhões e tem prazo de até 20 meses para conclusão.

Já o sistema de macrodrenagem, com orçamento total de R$ 53 milhões, está sendo implantado em duas frentes e deve eliminar alagamentos com a instalação de mais de 5 mil galerias subterrâneas de concreto ao longo de 4,2 quilômetros. A obra também é essencial para garantir a balneabilidade da praia e a continuidade dos projetos de reurbanização.

Outro marco do novo ciclo de desenvolvimento é o projeto do Morro do Careca, que receberá um complexo turístico de R$ 50 milhões por meio de concessão à iniciativa privada. Entre os atrativos, estão uma passarela de vidro com vista panorâmica, um balanço radical apelidado de Giro Loco, trilhas modernizadas, novos espaços contemplativos e a preservação da tradicional rampa de voo livre. A concessão prevê retorno financeiro ao município por meio de outorga no valor de R$ 62 milhões ao longo do contrato.

Também estão em andamento investimentos para garantir bons índices de balneabilidade, especialmente durante o verão. Entre as ações, estão melhorias na estação de tratamento e a construção de uma nova unidade de pré-tratamento, com aporte de R$ 33 milhões. A estrutura vai ampliar a capacidade do sistema e reforçar a qualidade da água em períodos de maior fluxo turístico.

“O que Balneário Camboriú está fazendo é raro no Brasil: investir em equipamentos urbanos que não apenas melhoram a vida do morador, mas elevam o patamar da cidade enquanto destino de turismo, bem-estar e ativo de investimento. Esse tipo de estratégia atrai um perfil de comprador exigente, que busca segurança patrimonial, liquidez e potencial de valorização acima da média”, completa Monteiro.

Sobre o Grupo Sort

O Grupo Sort é comandado por Renato Monteiro. O Grupo é composto por empresas do mercado imobiliário, ramo de tecnologia, indústria e varejo, entre elas a Fast Sale, a Divvy Investimentos, PipeImob Tecnologia, a Sort Empreendimentos e a Sort Investimentos, que possui mais de R$ 8 bilhões em ativos sob assessoria e atua na seleção e gestão de imóveis, com foco em investidores de diferentes perfis.

https://sortinvestimentos.com.br/

https://fastsaleimoveis.com.br/home

Coluna Versátil News

Enem 2025: 10 dicas para quem vai prestar o exame pela primeira vez

Ansiedade, rotina de estudos, sono e até a escolha do lanche podem influenciar o resultado da prova nacional

São Paulo, setembro de 2025 – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para universidades no Brasil, permitindo o acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies — e já é aceito em mais de 50 instituições estrangeiras. Em 2024, mais de 3,9 milhões de jovens encararam a maratona de provas que reúne 180 questões e uma redação em apenas dois dias. Para quem vai prestar pela primeira vez em 2025, a preparação não envolve apenas conteúdos, mas também cuidado físico, emocional e planejamento prático.

“Mais do que uma prova de conhecimento, o Enem é uma maratona intelectual, física e emocional. Quanto mais cedo o aluno compreender isso, mais preparado estará para enfrentar o desafio”, explica Mateus Pinheiro Lopes, diretor pedagógico da Escola Vereda e professor de história.

Diante desse cenário altamente competitivo — em 2024, a média geral foi de 546 pontos — sentimentos como ansiedade, estresse e insegurança são comuns. A falta de preparo adequado, seja por ausência de planejamento, revisão ou treino, tende a intensificar essas dificuldades.

Para ajudar os estudantes a atravessar esse processo com mais equilíbrio e confiança, Mateus lista 10 orientações práticas para quem vai enfrentar o Enem pela primeira vez:

  1. Planeje-se com antecedência

Essa não é uma prova para ser encarada de improviso: o volume de conteúdo é extenso e exige regularidade nos estudos. Um bom planejamento inclui dividir as disciplinas em blocos, estabelecer metas semanais e intercalar teoria com exercícios práticos. “Deixar para estudar só nas últimas semanas é um erro. O Enem exige consistência, não intensidade de última hora. Um cronograma bem estruturado, que contemple revisões periódicas e pausas estratégicas, diminui a ansiedade e garante que o aluno absorva de fato o conhecimento”, explica o diretor.

  1. Conheça bem a estrutura da prova

O exame é dividido em dois domingos: no primeiro dia, Redação, Linguagens e Ciências Humanas; no segundo, Matemática e Ciências da Natureza. São 180 questões objetivas, além da redação dissertativo-argumentativa. “Quando o aluno compreende a lógica da prova, ganha confiança. Estudar com base no edital e praticar com provas anteriores permite aprender como o Enem cobra os conteúdos e ajuda a montar estratégias de tempo e resolução”, explica Mateus.

  1. Estude todas as disciplinas de forma equilibrada

A matriz do exame é ampla e interdisciplinar, contemplando Português, Literatura, Línguas Estrangeiras, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física, Química e Matemática. Para a professora, “não existe matéria menos importante. O segredo é equilibrar os estudos entre todas as áreas, sem abandonar nenhuma, e reforçar especialmente as que o aluno tem mais dificuldade. Isso aumenta a chance de alcançar notas consistentes em todas as frentes.”

  1. Treine a redação semanalmente

A redação pode ser o grande diferencial na nota final. Em 2024, apenas 12 candidatos alcançaram a nota mil — um número muito pequeno diante dos milhões de participantes.“Recomendo que o aluno escreva pelo menos um texto por semana, simule situações de prova, desenvolva argumentos sólidos e esteja atento aos debates sociais atuais. É na constância que se constrói uma escrita madura e diferenciada”, reforça Mateus

  1. Resolva provas anteriores e faça simulados

Fazer simulados periódicos é fundamental para treinar o tempo e lidar com a exaustão.“Resolver provas passadas ensina a controlar o tempo, identificar padrões de cobrança e entrar no ritmo do exame, reduzindo a insegurança”, ressalta o diretor.

  1. Cuide da saúde emocional

Ansiedade, estresse e autocobrança são fatores que podem comprometer o desempenho. Uma pesquisa da Fiocruz (2023) revelou que mais de 60% dos jovens relatam sintomas de estresse durante a preparação para vestibulares.

  1. Estude com propósito e motivação

“Quando o aluno entende que o estudo é um caminho para realizar um sonho — seja entrar em uma universidade pública, conseguir uma bolsa ou até estudar fora — o esforço diário ganha sentido. É esse propósito que sustenta a motivação nos momentos de cansaço ou dúvida.”

  1. Não descuide do corpo

O cérebro também precisa de combustível. Não adianta virar noites em claro achando que isso é sinal de esforço. “Dormir pouco prejudica a memória, a concentração e aumenta a irritabilidade. O corpo bem cuidado é o maior aliado do desempenho intelectual”, alerta Mateus Pinheiro Lopes.

  1. Revise até o último dia

“A revisão não deve ser pesada nem desgastante. Nos últimos dias, o importante é consolidar o que já foi aprendido. É como numa corrida: no final, não se acelera, mas se mantém o ritmo para chegar bem à linha de chegada”, afirma o historiador.

  1. Saiba o que levar e o que não levar no dia da prova (e não se atrase!)

O básico não pode ser esquecido: documento oficial com foto, caneta preta de corpo transparente, água e lanche leve. Já eletrônicos, livros e anotações são proibidos. “Muitos candidatos se desorganizam no próprio dia da prova: chegam atrasados, esquecem documentos ou levam objetos proibidos. Isso gera estresse desnecessário e até eliminações. Estar atento às regras é parte da preparação”, finaliza o diretor da Vereda.

Sobre a Vereda

A Escola Vereda é uma instituição de ensino integral que se destaca por oferecer um pacote completo e acessível para alunos do ensino fundamental e médio. Com um investimento de pouco mais de mil reais por mês, os estudantes têm acesso a oito horas de convívio diário na escola, material didático de excelência, alimentação, cinco aulas de inglês por semana e curso de programação, sem cobranças extras ao longo do ano.

Sua metodologia incentiva os alunos a aplicarem o conhecimento em situações reais, promovendo o interesse pelo aprendizado e permitindo que os estudantes utilizem o conteúdo aprendido na escola ao longo de toda a sua vida. A instituição também prioriza a qualidade da alimentação dos estudantes, garantindo segurança alimentar e nutrição. Com uma proposta educacional completa e inovadora, a Escola Vereda se destaca como referência na formação de alunos, preparando-os para os desafios que enfrentarão ao longo de suas vidas. Para mais informações, acesse o site https://escolavereda.com.br/

 

Coluna Versátil News

CIENTISTA ITALIANO JÁ EM NATAL CUMPRE AGENDA ANTES DE SEMINÁRIO INÉDITO SOBRE NEURODIVERSIDADE

O Rio Grande do Norte no mapa da pesquisa e da inovação nacional

Natal recebe nesta semana uma das maiores autoridades internacionais em neurociência aplicada: o médico italiano Dr. Salvatore Rinaldi, neurofisiopatologista e fundador do Instituto Rinaldi Fontani, em Florença.

Reconhecido mundialmente por desenvolver a Tecnologia REAC®️ (Radio Electric Asymmetric Conveyer) — método pioneiro de neuromodulação e biomodulação e diversos tratamentos com a tecnologia —, Rinaldi já está em solo potiguar, onde cumpre compromissos institucionais e encontros estratégicos.

Na manhã desta sexta-feira (26), o cientista esteve presente na Audiência Pública promovida pela deputada federal Carla Dickson, realizada na Assembleia Legislativa do RN. O encontro reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil em torno da criação de uma linha de cuidados voltada às pessoas neurodivergentes e suas famílias.

Já na parte da tarde, Rinaldi esteve no Parque Tecnológico Augusto Severo do RN e no Instituto Santos Dumont, a convite da presidente do Conselho de Administração, professora Ângela Paiva.

A visita teve como objetivo conhecer de perto a estrutura científica, o quadro técnico e, sobretudo, as instalações físicas do PAX e do Instituto, a fim de avaliar a possibilidade de uma futura parceria com o ISD, o PARS e a FAPERN. A recepção foi considerada excelente pelas duas diretorias e pelas equipes técnicas, que apresentaram um panorama detalhado do trabalho desenvolvido.

Segundo avaliação, a experiência foi bastante satisfatória, permitindo não apenas compreender melhor a atuação da instituição, como também abrir caminho para o avanço das tratativas de cooperação.

Na próxima segunda-feira (29), Dr. Rinaldi conhecerá o Instituto do Cérebro da Universidade Federal do RN (UFRN), às 14h30.

SEMINÁRIO NACIONAL NO PRAIAMAR

O ponto alto da programação será na próxima segunda-feira (29), às 19h, no Hotel Praiamar Arena, em Lagoa Nova, quando acontece o Seminário Nacional sobre Neurodiversidade: Tratamentos com a Tecnologia REAC®️ e Políticas Públicas para TEA, TDAH e Outras Condições.

O evento inédito no Brasil reunirá profissionais da saúde, educadores e famílias atípicas para um debate multiprofissional sobre inclusão, autonomia e cidadania de pessoas neurodivergentes.

A palestra Magna Internacional ficará a cargo do próprio Dr. Salvatore Rinaldi, que há mais de 30 anos dedica-se à investigação dos efeitos das alterações epigenéticas no corpo humano. “O maior desafio da ciência atual não é apenas tratar sintomas, mas ajudar o corpo a reencontrar sua capacidade natural de autorregulação”, destaca o pesquisador.

Importante destacar que Natal entra no mapa global da ciência e tecnologia: a presença de Rinaldi na cidade coloca Natal no centro de um debate de vanguarda sobre ciência, saúde e inovação tecnológica.

Trata-se de um marco que projeta o Rio Grande do Norte para a cena internacional da pesquisa em neuromodulação, fortalecendo tanto a produção acadêmica quanto a construção de políticas públicas de saúde. A programação contará com tradução simultânea do italiano para o português, reforçando o caráter internacional do encontro.
Fotos: Aline Bezerra

Coluna Versátil News

Avanços no diálogo: ProMulher e Neoenergia discutem iniciativas de proteção às mulheres

 

Na tarde desta quarta-feira (24), as discussões em torno de uma parceria estratégica para o enfrentamento à violência doméstica deram mais um passo importante. A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RN (ProMulher/ ALRN), representada pela procuradora e deputada estadual Cristiane Dantas, esteve reunida com a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, em um encontro que sinaliza avanços concretos para a construção de ações conjuntas.

A reunião contou ainda com a presença da coordenadora-geral da ProMulher, Samya Bastos; da assessora de comunicação, Sayonara Alves; do gerente de Comunicação da Neoenergia Cosern, Paulo Araújo; além das executivas Priscilla Simonetti (Relações Institucionais) e Bruna Santos (Recursos Humanos), que já haviam participado do encontro preliminar realizado na última semana.

Na ocasião, foram aprofundadas as possibilidades de cooperação entre a Assembleia e a companhia de energia, com foco em iniciativas que promovam qualificação profissional, campanhas educativas e programas de voluntariado corporativo, todos voltados para oferecer independência financeira a mulheres em situação de vulnerabilidade. A meta é romper ciclos de dependência que alimentam a violência e ampliar a rede de proteção e empoderamento feminino no estado.

Para a procuradora Cristiane Dantas, a participação da presidência da Neoenergia nesta segunda reunião representa “um sinal claro de compromisso institucional com a causa”. Já para Fabiana Lopes, a parceria é vista como uma oportunidade de aproximar ainda mais a empresa das comunidades potiguares, somando esforços para transformar realidades.

O avanço das discussões renova a expectativa de que, em breve, sejam firmados acordos formais que unam a força política da Assembleia Legislativa e a capacidade de investimento social da Neoenergia. Mais do que um gesto de responsabilidade, trata-se de uma iniciativa que pode impactar profundamente a vida de muitas mulheres e famílias potiguares.

Rolar para cima