Setembro em Flor: Liga realiza ações de prevenção e cuidados com o câncer ginecológico em Natal

Liga Contra o Câncer

 

Com alta incidência na população feminina, o câncer ginecológico afeta os órgãos do sistema reprodutor e têm altas chances de cura quando é diagnosticado de forma precoce. Para conscientizar sobre os cuidados com a saúde da mulher, a Liga Contra o Câncer, em parceria com o Grupo Eva, realiza ações voltadas para a campanha Setembro em Flor com palestra, triagens, orientações e vacinação contra o HPV.

“O câncer de colo uterino é o segundo mais frequente depois de mama e é um tumor altamente prevenível, porque existe uma vacina do HPV, que é a principal causa da doença, e também um exame de rastreio e de diagnóstico precoce, que é o papanicolau. Então, por isso a importância da conscientização e da prevenção”, explica Sulene Cunha, oncologista clínica da Liga.

Em Natal, a campanha acontece entre esta quinta-feira (18) e sábado (20). Na quinta, haverá uma palestra para os pacientes e acompanhantes que estiverem na recepção do Centro Avançado de Oncologia (Cecan) a partir das 7h30. Já na sexta e no sábado, as ações serão realizadas no Partage Norte Shopping, em Natal.

Na sexta-feira, haverá a marcação de triagens para mulheres acima de 25 anos com alterações de sangramento ou dores ginecológicas que não fizeram o exame de papanicolau no último ano, com vagas limitadas através da Central de Marcação: 4009-5600 (chamada de voz) e 4009-5601 (WhatsApp). Os participantes também poderão conhecer a ferramenta de realidade virtual Evis e a vacina contra HPV estará disponível para crianças e adolescentes entre 9 e 19 anos.

Já no sábado, Dia D da campanha, haverá triagem com especialistas e encaminhamento para exames, tira dúvidas sobre fluxos e agendamento na rede municipal de saúde, estação de maquiagem em parceria com a Mary Kay, orientações nutricionais, experiência com a plataforma Evis e distribuição de brindes.

O câncer ginecológico pode atingir o colo uterino, ovário, corpo uterino/endométrio, vagina e vulva. Os sinais e sintomas variam entre ele e podem se apresentar como sangramento durante atividade sexual, dor pélvica, sangramento fora do período menstrual, aumento do volume abdominal, alterações na pele da vulva, feridas que não cicatrizam ou inchaços.

Além da vacina contra o HPV, são indicados cuidados como uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, controle do peso e comorbidades, além de atenção ao histórico familiar e a procura do médico logo nos primeiros sintomas.

Rolar para cima