12 de novembro de 2025

Coluna Versátil News

Turnê Trilhas de Cinema se despede do público com concerto gratuito em Natal neste sábado

Apresentação acontece às 20h, na EMUFRN – Ingressos estarão disponíveis no Sympla a partir da quarta-feira (12)

Última chamada para os amantes da música e do cinema! Depois de emocionar plateias por vários municípios do Rio Grande do Norte, a Filarmônica UFRN se despede da Turnê “Trilhas de Cinema” com uma reprise super especial em Natal, neste sábado, 15 de novembro, às 20h, no Auditório Onofre Lopes, na Escola de Música da UFRN – EMUFRN. A entrada é gratuita, e os ingressos estarão disponíveis no Sympla a partir das 9h da quarta-feira (12) – https://www.sympla.com.br/evento/trilhas-de-cinema-ultima-chamada-para-os-amantes-da-musica-e-do-cinema/3210767

É a última oportunidade de viver, ou reviver, essa experiência que transformou ginásios, teatros, casa de eventos em verdadeiras salas de cinema pelo estado. Sob a regência do maestro André Muniz, a orquestra apresenta trilhas sonoras que marcaram gerações, de Star Wars e Piratas do Caribe a O Rei Leão, Superman e Game of Thrones. É emoção, nostalgia e espetáculo, tudo ao vivo, em som sinfônico e alta voltagem artística.

Uma turnê que virou história

Ao longo dos últimos meses, a Turnê Trilhas de Cinema percorreu diversas cidades potiguares, levando a força e a beleza da música orquestral a milhares de pessoas. Cada concerto foi um encontro de arte, afeto e celebração da cultura, uma jornada que reafirma o papel transformador da música e o compromisso da Filarmônica UFRN com o acesso democrático à arte.

Em tom de despedida, o maestro André Muniz expressa sua gratidão. “Essa turnê foi uma verdadeira celebração da música e do cinema, mas, acima de tudo, das pessoas. A cada cidade, a cada aplauso, sentimos o carinho e o entusiasmo do público potiguar. Agradeço profundamente a todos que estiveram conosco, músicos, equipe, parceiros e, principalmente, às plateias que encheram os auditórios e deixaram a energia da música vibrar. Obrigado aos municípios do Rio Grande do Norte que nos acolheram com tanto afeto. Encerramos essa turnê de coração cheio.”

Para o concerto deste sábado, os ingressos estarão disponíveis pelo Sympla, a partir das 9h do dia 12 de novembro, em três lotes, sendo da seguinte forma: 1º lote, no dia 12/11; 2º lote, dia 13/11 e 3º lote, dia 14/11.

Cultura que transforma

O projeto foi viabilizado com o apoio do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN), que destinou R$316,7 mil para fortalecer a música e a cultura potiguar, garantindo infraestrutura, capacitação técnica e intercâmbio com bandas e escolas locais. A iniciativa conta ainda com o patrocínio da CAURN (Caixa Assistencial Universitária do RN) e o apoio da Escola de Música da UFRN e da PROEX/UFRN.

Serviço – Concerto: “Trilhas de Cinema” em Natal
Data: Sábado, 15 de novembro, às 20h
Local: Auditório Onofre Lopes — Escola de Música da UFRN (Natal/RN)
Entrada: Gratuita
Ingressos: Disponíveis pelo Sympla a partir das 9h do dia 12/11 – https://www.sympla.com.br/evento/trilhas-de-cinema-ultima-chamada-para-os-amantes-da-musica-e-do-cinema/3210767

Coluna Versátil News

12ª Mostra de Cinema de Gostoso anuncia filmes selecionados para a Mostra Panorama na Sala Petrobras Festival acontece de 20 a 24 de novembro, em São Miguel do Gostoso-RN

 

Entre os dias 20 e 24 de novembro, a 12ª Mostra de Cinema de Gostoso apresenta a programação da Mostra Panorama – Sala Petrobras, com uma curadoria especial de quatro longas e oito curtas-metragens que celebram a pluralidade estética, temática e territorial do cinema brasileiro contemporâneo.

 

As sessões acontecem em uma tenda geodésica climatizada com capacidade para 115 pessoas, instalada na Praia do Maceió, proporcionando ao público uma experiência cinematográfica acolhedora e imersiva à beira-mar.

 

A realização da Mostra Panorama é viabilizada pela parceria com a Petrobras, patrocinadora máster do projeto. A Sala Petrobras, que foi sucesso de público na edição anterior, reafirma o compromisso da empresa com a cultura nacional e com projetos que têm a “Brasilidade” como inspiração, promovendo a diversidade cultural em todas as regiões do país.

 

Serão exibidos os longas-metragens: Uma Baleia pode ser dilacerada como uma escola de samba, de Mariana Meliande e Felipe M. Bragança; As Travessias de Letieres Leite, de Iris de Oliveira e Day Sena; Futuro Futuro, de Davi Pretto; e A Mulher Sem Chão, de Auritha Tabajara e Débora McDowell.

 

Compõem ainda a programação da Mostra Panorama os curtas-metragens:

 

E Seu Corpo é Belo, de Yuri Costa, A Vaqueira, A Dançarina e O Porco, de Stella Carneiro e Ary Zara, Marcia Antonelli Das Palavras à Sobrevivência, de Mariellen Kuma, Inquietas, de Thaina Morais, Quem Se Move, de Stephanie Ricci, Kaira e o Temporal, de Wagner Nogueira Mendes, Boiúna, de Adriana de Faria e Fuá, o sonho, de Viviane JagFej Farias e Amallia Brandolff.

 

LONGAS-METRAGENS

 

Uma Baleia pode ser dilacerada como uma escola de samba

ficção, 70 min, RJ, 2025, 12 anos

Direção: Marina Meliande e Felipe M. Bragança
Sinopse: Arrábi herda uma escola de samba em ruínas e decide se desfazer de seus destroços. Com uma pequena trupe, percorre a cidade do Rio de Janeiro atravessando memórias, traumas esquecidos e fragmentos de um amor perdido. Livremente inspirado em “Moby Dick” de Herman Melville.

 

As Travessias de Letieres Leite

documentário, 90 min, BA, 2025, livre

Direção: Iris de Oliveira e Day Sena

Sinopse: O documentário “As Travessias de Letieres Leite” retrata, com afeto e profundidade, a trajetória do maestro que revolucionou a música brasileira. Entre depoimentos e arquivos raros, revela sua pesquisa sobre as matrizes africanas e a criação do método UPB – Universo Percussivo Baiano.

 

Futuro Futuro

ficção, 86 min, RS, 2025, 14 anos

Direção: Davi Pretto
Sinopse: Em um futuro próximo, onde os avanços em inteligência artificial coexistem com o surgimento de uma nova síndrome neurológica, um homem sem memória de 40 anos chamado K é acolhido por um clickworker solitário de 60 anos na parte empobrecida de uma chuvosa cidade brasileira. Após usar um viciante dispositivo IA em um curso para pessoas com a estranha síndrome, K embarca em uma jornada trágica e absurda para tentar encontrar o seu lugar no mundo.

 

A Mulher Sem Chão

documentário, 79 min, PA, 2025, 10 anos

Direção: Auritha Tabajara e Débora McDowell
Sinopse: A turbulenta cidade de São Paulo reúne a maior população indígena do Brasil. Foi nos seus subúrbios que Auritha decidiu recomeçar a vida. Contadora de histórias, ela parece estar finalmente perto de se erguer e reconstruir uma família – contudo, os tormentos de suas ancestrais permanecem entre suas descendentes.

 

CURTAS-METRAGENS

 

E Seu Corpo é Belo

ficção, 23 min, RJ, 2024, 14 anos

Direção: Yuri Costa
Sinopse: Numa noite de soul… Carlos e Tony sangram suas mágoas.   Um misto de terror, romance e musical, em “E Seu Corpo É Belo”, é década de 1970, em meio às festas Black no subúrbio carioca, quando Carlos reencontra seu ex-namorado Tony acompanhado de outra pessoa, reacendendo mágoas embaladas pelo soul.

 

A Vaqueira, A Dançarina e O Porco

ficção, 10 min, CE, 2025, 16 anos

Direção: Stella Carneiro e Ary Zara
Sinopse: Uma vaqueira travesti encontra sua amada, uma dançarina negra, sob o controle de um porco sanguinário apaixonado por trufas. O que começa como uma fuga por amor aos poucos se transforma em um duelo surreal: um faroeste banhado a sangue, sororidade e resiliência.

 

Marcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência

documentário, 15 min, AM, 2025, 12 anos

Direção: Mariellen Kuma
Sinopse: “Marcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência” conta sobre a trajetória da escritora trans manauara Márcia Antonelli, entre a força de sua literatura e os desafios da sobrevivência nas ruas do centro histórico de Manaus.

 

Inquietas

documentário, 12 min, RN, 2025, livre

Direção: Thaina Morais

Sinopse: Uma mulher caminha pelas ruas de Natal evocando memórias e inquietações de mulheres que sonharam, resistiram e escreveram a história da cidade. Um retrato sensível da força feminina em meio às tradições e rupturas do tempo.

Quem Se Move

ficção, 20 min, SP, 2025, 16 anos

Direção: Stephanie Ricci

Sinopse: Uma noite lisboeta é atravessada pela intensidade de René, uma jovem brasileira em situação precária que ancorou na cidade, imersa em conflitos pessoais e existenciais. Festas queer, amor, rejeição e solidão atravessam seu corpo, deslocado entre dois continentes.

 

Kaira e o Temporal

ficção, 20 min, CE, 2025, livre

Direção: Wagner Nogueira Mendes
Sinopse: Sob o domínio da Máquina-Metrópole Cronos, que apaga o passado para controlar o futuro, a jovem Kaira é a última esperança de reacender memórias perdidas e libertar um povo sem história.

 

Boiuna

ficção, 20 min, PA, 2025, 14 anos

Direção: Adriana de Faria
Sinopse: Quando mãe e filha retornam a uma ilha no Pará, energias misteriosas passam a rondá-las. As duas precisarão da força de um gigante para seguir em frente.

 

Fuá, o sonho

ficção, 20 min, RS, 2025, livre

Direção: Viviane JagFej Farias e Amallia Brandolff

Sinopse: Criada longe das tradições de seu povo, Fuá sonha com uma planta misteriosa. Com a mãe adoecida e sem cura nos remédios convencionais, ela busca respostas em uma jornada de cura e reconexão, precisa decifrar o sonho para curar sua mãe e encontrar com sua verdadeira identidade.

Link para imagens dos filmes: https://drive.google.com/drive/folders/16ky4cpW-7-7jpy_mT_rv6XbqE6hk7dIo?usp=drive_link

A 12ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Salinor, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste: onde tem patrocínio do Banco do Nordeste, tem Governo do Brasil.

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Inter TV, Mistika, DOT, O2 Pós e APAN.

Produção da Heco Produções e CDHEC; patrocínio Master, Petrobras, e realização do Ministério da Cultura.

SERVIÇO:

12ª Mostra de Cinema de Gostoso

 

Quando: De 20 a 24 de Novembro – São Miguel do Gostoso, RN

Entrada: Gratuita

Mais informações:

Site: www.mostradecinemadegostoso.com.br

Instagram: @mostradecinemadegostoso

Facebook: @mostradecinemadegostoso

Heco Produções: www.heco.com.br

Rolar para cima