Ele vendeu R$ 40 milhões em empreendimento assinado pela Artefacto e virou especialista em branded residences
Empreendimentos assinados por marcas de luxo ganharam força no mercado imobiliário brasileiro. No litoral norte de Santa Catarina, a trajetória do corretor Raffa Machado mostra como essa tendência impacta nas vendas. Ele percebeu o potencial do projeto da Construtora CK em collab com a marca de mobiliário de luxo, se tornou campeão de vendas do empreendimento, expandiu sua atuação pelo país e abriu uma empresa de consultoria sobre o modelo.
——–
FOTOS PARA DOWNLOAD:
https://drive.google.com/drive/folders/1pbjbWshBZXa89afIwKCo0cslGtI6Jzyr
——–
Dezembro, 2025 – A tendência das branded residences segue em alta no mundo, inclusive no Brasil. Relatório da Colliers aponta que o número de projetos deste segmento aumentou 160% na última década, enquanto estudos da consultoria Savills indicam que esse tipo de moradia pode alcançar valorização de até 25% acima da média dos empreendimentos de luxo tradicionais.
No Brasil, a história de um corretor de imóveis ajuda a ilustrar o potencial desse mercado. Raffa Machado, 39 anos, vendeu mais de R$ 85 milhões em unidades de empreendimentos assinados nos últimos cinco anos e se tornou especialista em branded residences. A virada de carreira começou no litoral norte catarinense, onde iniciou sua atuação como corretor de imóveis em 2020 e, em pouco tempo, se consagrou campeão de vendas do Artefacto Towers by CK, primeiro edifício residencial assinado pela marca de mobiliário de luxo em collab com a construtora catarinense CK.
Raffa conta que no seu primeiro mês como corretor o projeto da CK já chamou a atenção. “Me aprofundei no produto, percebi a qualidade do projeto e da construtora envolvida, e comecei a entender que ele podia mudar a minha vida”, relembra. A aposta se confirmou. Entre 2020 e 2025, ele vendeu mais de R$ 40 milhões em unidades somente nesse empreendimento, incluindo as coberturas, e ultrapassou R$ 60 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) em projetos da CK, que tem 15 anos de história e é referência em empreendimentos de alto padrão.
O Artefacto Towers by CK é hoje o empreendimento com maior área construída e maior número de unidades entre os prédios assinados pela Artefacto no Brasil, com 195 apartamentos. Posicionado em um dos metros quadrados mais desejados do país, na Praia Brava de Itajaí, o edifício une localização estratégica, marca de luxo consolidada e um padrão de arquitetura e interiores que ajudou a atrair um público disposto a pagar mais por experiência, design e curadoria. Com ticket médio de R$ 3 milhões e VGV de R$ 300 milhões, o edifício tem valorização média das unidades de 25,3% ao ano e está 95% vendido.
“Eu morava há um ano em Itajaí, ainda não tinha vínculo com clientes, mas sabia que um empreendimento assim teria demanda, que seria sucesso pelo contexto, pelo peso da marca, pela valorização e pelo nível de qualidade”, explica Raffa. “Imaginei que os clientes fãs da Artefacto gostariam de comprar o empreendimento só pelo fato de saber que esse produto existe. Então, estudei o empreendimento e passei a oferecer para quem conhecia a marca. Mandava mais de 100 mensagens por dia para empresários, arquitetos, médicos”, conta.
O desempenho no Artefacto Towers by CK abriu portas para novos negócios e novos empreendimentos com collab da Artefacto começaram a surgiram no país. Raffa passou a atuar também nessas praças. Hoje são seis prédios assinados pela marca, em cidades como Curitiba (PR), Costa dos Milagres (AL) e São Paulo (SP). Somadas, as vendas do corretor em empreendimentos da marca superam R$ 85 milhões.
Com a experiência acumulada na venda de empreendimentos assinados, Raffa Machado estruturou uma empresa de consultoria em branded residences e passou a treinar equipes comerciais para esse tipo de produto. Para ele, o movimento no Brasil acompanha mercados mais maduros, como o americano, onde esse modelo já é consolidado. A avaliação do corretor é que esse setor seguirá em alta, impulsionado por um perfil de cliente que quer manter vínculo com a marca e “acordar dentro” da experiência que já conhece e valoriza.
Sobre a Construtora CK
Sob direção de Charles Kan, a Construtora CK se destaca no mercado catarinense desde 2010. A empresa se consolidou como uma referência no setor devido ao seu sólido landbank e à sua atuação estratégica em três cidades do litoral norte catarinense: Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. Com 15 anos de experiência, entregou até o momento 15 empreendimentos, totalizando 957 unidades habitacionais e 170 mil metros quadrados construídos. Atualmente, possui 3 obras em andamento, ambas em Itajaí: Artefacto Towers by CK, Urbe Residence e Habitah Praia Brava.
Mais informações: https://www.construtorack.com.br/.




Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, foram vendidas 49,7 mil toneladas de panetone no Brasil, de acordo com um levantamento da Worldpanel by Numerator, encomendado pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). De fato, a iguaria deixou de ser algo exclusivo para ser consumido apenas no Natal e hoje é comum ver ao longo do ano nas gôndolas de supermercados diversas versões de panetone.